Conheça a trajetória esportiva do atleta Renan Fioravante, do Mauá FC

Renan Alexandre Oberleitner Fioravante, 17, é filho caçula de Renato Fioravante e Sônia Oberleitner Fioravante. O atleta tem mais duas irmãs, Adriana e Aline. Nasceu em Echaporã, interior de São Paulo. No entanto, atualmente mora na cidade de Mauá (SP), onde defende as cores do clube Mauá FC.

Ser jogador sempre esteve em seus planos, "desde pequeno sempre tive essa paixão por futebol principalmente em se tornar jogador. Minha principal motivação sempre foi minha família, meu pai, mãe, minhas irmãs, minha namorada, que sempre fizeram todo esforço por mim, ainda mais agora que estou longe, me motivam mais ainda", conta.

Quanto ao seu principal espelho de vida, ele detalha "sempre me espelhei em meu pai, considero ele meu herói, por sempre ver ele lutando, fazendo todo esforço, fazendo de tudo por mim e me dando todo apoio para conseguir realizar meu sonho."

Renan, enaltece que até hoje em toda sua trajetória futebolística ter jogado o Paulista 2021, foi algo extraordinário em sua vida "como moro em uma cidade de interior e a visibilidade do futebol é bem baixa, conseguir atuar nesse campeonato abriu muitas portas para eu conseguir sair de lá e chegar onde estou hoje. "

Ele narra suas passagens por escolinhas desde o começo até os dias de hoje "atuei pelas escolinhas Stadium BR, J6 Soccer, Escolinha do Santos, Escolinha Esporte Esperança Echaporã. Seguindo em frente tive passagens pelos clubes: Xv de Piracicaba, União FC de Lacanga, Marília AC e Mauá FC, todos esses momentos me proporcionou uma bagagem que dia após dia, tem se tornado um constante aprendizado".

Ao ser sanado sobre seu principal sonho ele fala "meu maior objetivo profissional é me profissionalizar em algum clube, conseguir manter uma excelente fase na minha carreira e algum dia representar a Seleção Brasileira ou algum clube na Europa, e na vida conseguir dar um futuro e uma condição melhor para a minha família, sei que para alcançar esse grande feito não será fácil, mas com fé em Deus irei conseguir".

A vida de um atleta é pautada por altos e baixos, acima de tudo por superação "conseguir sair da cidade onde nasci e chegar onde estou hoje tem sido algo que me fez crescer tanto como pessoa, quanto profissional, sem claro perder a essência das raízes de onde vim. Como disse anteriormente nasci em uma cidade do interior com visibilidade muito baixa quanto a questão de futebol, não investem muito no esporte e não dão muito apoio nem ajuda, então tive que sair para muitos lugares distantes para tentar alguma coisa, muitas viagens, muitos gastos, muita luta. Até para treinar com preparador de goleiros tive que sair da cidade, e nunca tive muita ajuda e apoio de ninguém além de minha família; tenho uma gratidão enorme a todos da família que sempre fizeram de tudo por mim para que eu pudesse realizar o meu sonho, isso desde quando comecei a minha carreira aos 6 anos até os meus 16 anos.", destaca.

Renan ainda completa sobre a outra fase de sua carreira "Depois de muita luta, um dia em 2021 fui fazer um amistoso na cidade de Jacuba (SP) pela escolinha do Santos de Marília contra o clube União FC de Lacanga, na época estavam montando um time para a disputa do campeonato paulista Sub 17, com essa oportunidade, consegui fazer uma boa atuação; eles gostaram de minha partida e me chamaram para fazer parte do elenco para a disputa do campeonato paulista. Após fazer um bom campeonato consegui fechar com a empresa GSA SPORTS, onde sou agenciado hoje. Em 2022 vim para o Mauá FC onde disputei vários campeonatos pelo Sub 17 inclusive o Paulista, fazendo um bom campeonato e um bom ano, abriram-se muitas portas para mim, inclusive para o Sub 20 do Mauá FC onde irei disputar a Copa São Paulo 2023. Espero continuar mantendo essa excelente fase e continuar progredindo meu futebol para coisas maiores em minha vida.", completa.

Como bem sabemos, a rotina de um atleta é pautada de uma forma intensa, "acordo pelas 07h, me preparo para o treino, por volta dás 08h30 tomo café da manhã e as 08h40 sigo para o ponto de ônibus para espera-lo para ir para o CT, das 09h30 às 11h30 realizo o treino, 12h eu almoço, a tarde tiramos como descanso, 16h em diante, tenho academia, e as 18h vou para escola, isso sendo de segunda a sexta, é uma rotina intensa, porém necessária para nossa evolução".

O apoio familiar é a base de tudo em qualquer profissão, ele enfatiza a importância desse apoio em sua carreira "sempre houve um incentivo muito grande por parte de minha família, nunca me deixaram desistir do meu sonho, sempre me incentivaram, motivam e apoiaram, sempre fazem de tudo por mim, por isso cheguei onde estou hoje".

O futebol é um esporte coletivo, Renan, atua como goleiro e destaca que sempre costuma ouvir seus parceiros de equipe, quanto a questão de contribuição que possam ajudá-lo a crescer "todos nós nos ajudamos mutuamente pois formamos uma grande família, com isso onde há acertamos buscamos manter o progresso, onde há erros buscamos corrigir, é um verdadeiro trabalho em equipe, todos juntos, todos correndo um pelo outro, se apoiando, ou seja, ganhou todos ganham, perdemos todos perdem, sem exceção de ninguém, afinal somos uma só equipe e precisamos sempre nos fortalecer".

Quanto a importância da função do goleiro ele pontua "um bom time começa com um excelente goleiro, o goleiro tem uma grande missão em um jogo para que seu time saia vitorioso, com uma visão ampliada do campo, tenho que sempre estar atento em todas os lances, tenho que ter o poder da fala, ter liderança, além de ter que defender o gol que é uma responsabilidade enorme, busco fazer isso com maestria pois depende bastante da minha função também para que possamos ter o êxito da partida".

 Os treinos são essenciais para que se possa ter o melhor resultado "Encaro todo treino como se fosse jogo, porque se eu faço no treino eu irei fazer no jogo, então por isso sempre procuro fazer o mais certo possível e da melhor maneira, para sempre evoluir mais e sempre mostrar para os treinadores que estou preparado para atuar".

Ele conta que morar em alojamento, foi uma das minhas melhores experiências em sua vida "com isso, nessa fase consegui aprender muita coisa, pois aprendi a estar preparado para todas as circunstâncias, e a me virar sozinho principalmente; de certa forma, acredito que isso foi uma fase de bastante crescimento e amadurecimento pessoal e profissional, hoje temos vários desafios a serem enfrentados, mas quando temos um propósito sempre damos um jeito para evoluir".

Sonhos: "Almejo um dia conseguir atuar por clubes como Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Grêmio pela Europa Real Madrid, Barcelona, Manchester City/United, Liverpool e claro que é a Seleção Brasileira. Assim como, conseguir assinar contrato profissional com algum clube, jogar uma série B ou Série A, me firmar na titularidade, ganhar títulos no Brasil, conseguir uma proposta para um clube grande na Europa e ter um dia a oportunidade de jogar a copa do mundo, sei que a batalha é grande, mas a vitória é certa, dia após dia dando o meu melhor e jamais desistindo sei que chegarei lá"

Renan diz que é um goleiro autêntico, mas que quando necessário busca mesclar sua forma de trabalho, com a de grandes jogadores que atuam na mesma função " é sempre importante estar disposto a se inovar e a aprender ainda mais, na minha opinião, quanto mais nos dedicamos, se aprimoramos melhor será, a preparação precisa ser diária, o foco é primordial para que consigamos ter um  bom desempenho, algo muito importante na vida de um atleta, pois um atleta só será um grande atleta, se tiver foco e determinação, pois esse é o caminho do progresso, tanto dentro quanto fora de campo, graças ao futebol, sou quem sou hoje, um homem mais maduro e em constante evolução".

Por fim, ele conclui " com toda certeza do mundo o futebol tem me preparado para a vida, graças a esse esporte mudei completamente minha cabeça, meu jeito de pensar, de tomar decisões, de agir, me deu outra maturidade, uma mente mais profissional, amadureci muito apesar de ainda ser jovem, e com ele quero ainda mais conquistar grandes feitos em minha carreira", enfatiza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marco André Fontoura Rodrigues: do Planap ao Nacional do Uruguai, uma história de superação, fé e sonhos

Conheça a trajetória do goleiro João Victor de Santana de Pirapama (MG)

Primeiro torneio de rua movimenta o distrito de Maristela em Alto Paraná