Conheça a trajetória do atleta Léo Souto, de Florianópolis (SC)


Leonardo Wagner Ferreira Souto, nasceu e reside em Florianópolis (SC), filho de Wagner da Silva Souto e Fernanda Ferreira Pedro. Tem dois irmãos. Ser jogador de futebol sempre foi seu sonho "desde que eu me conheço por gente, sempre quis ser jogador de futebol." Ele conta que sua principal inspiração, parte por meio de sua família "minha inspiração, principalmente a minha mãe, ela fez o possível e o impossível para eu estar aqui hoje, uma mulher batalhadora, que mesmo não tendo condições de me ajudar, sempre deu um jeito. Já no eixo profissional eu me espelho no Neymar, mesmo não sendo da mesma posição que eu, me identifico com ele, na criatividade e na capacidade de improvisação." conta.

Trajetória: "Depois de ter uma infância bem difícil por conta da minha cirurgia, comecei a jogar bola realmente aos meus 11 anos, na escolinha de futebol do Avaí, depois de 1 mês treinando na escolinha, fui chamado pra base do Avaí, mas eu acabei não indo para os treinos e fui dispensado. Se passou os anos, e com 15 entrei pro sub 17 do Bandeirantes FC, um clube amador de Florianópolis. Depois fui indicado para a base do Figueirense FC, mas não deu certo lá dentro. Com 17 para 18 anos entrei para a base do Brusque FC, treinando no sub 20 e profissional.

Ele destaca quanto a sua função "sou lateral esquerdo; mas tenho uma segunda posição que é ponta direita. Inclusive joguei a final do municipal de ponta e fiz o gol da vitória da partida. Minha maior qualidade é a minha velocidade e técnica, a improvisação se encaixa também nesse quesito. A minha posição é a que mais corre dentro do campo, apoio o ataque, ajudo na criação da jogada pelo meio e defendo, então se em algum setor do campo o lateral não estiver, vai dificultar muito para a equipe." Completa.

Como bem sabemos, o atleta precisa sempre se dedicar aos seus afazeres, na busca pelo êxito. "O momento mais marcante foi com certeza quando eu entrei em campo oficialmente pela primeira vez usando a camisa do Brusque. Eu sempre sonhei em entrar na base de um time, treinei pesado para esse momento e passei por muita coisa, para chegar nesse momento. Meu primeiro objetivo é me tornar um jogador profissional, depois ir para um gigante da Europa. E o meu MAIOR objetivo é jogar pela seleção brasileira."

Nem sempre a vida é um mar de rosas, as vezes existem os espinhos também, e ele conta sobre como se encontra no cenário do esporte atualmente estou tratando uma canelite, então de manhã eu vou para a aula, volto pra casa e almoço. Vou para a fisioterapia de tarde e à noite faço um trabalho de fortalecimento em casa. Sempre gostei de escutar conselhos e principalmente críticas. Elas me fazem ver realmente onde estou errando, para depois eu consertar. E nesse processo todo, sempre estamos em constante evolução.".

Quanto ao apoio ele menciona, "no início não tive apoio por toda a família no começo, por conta do meu pai já ter sido jogador profissional, mas se perdeu com bebidas e balada, acabou tendo uma frustração na família, mas aos poucos eles foram vendo a minha evolução e dedicação no futebol, isso fez com que eles acreditassem em mim, para fazer diferente do meu pai. Hoje em dia todos me apoiam e incentivam."

Sabemos que por ser um esporte coletivo, automaticamente necessita de parcerias dentro e fora de campo, e nessa dinâmica toda, existe o trabalho em equipe, que pelo atleta, é muito bem vista "para mim, o trabalho em equipe é a colaboração de todos do grupo, sendo da comissão técnica até o reserva. Isso constrói um grupo muito forte, dificilmente é batido, porque todos se ajudam e trabalham em conjunto.  Como se fosse uma orquestra. Se todos trabalharem juntos, o espetáculo será lindo de ver. Eu sempre tive a minha identidade dentro de campo, um jogador que vai pra cima, que não tem medo de arriscar, que está sempre ajudando os companheiros. Claro que quando algum jogador faz uma boa jogada, eu absorvo aquilo e aplico no meu estilo de jogo, sendo uma jogada de ataque ou defesa.", reforça.

Em algumas fases da vida do jogador, alguns desafios são necessários serem ultrapassados, morar longe de casa é um deles, pois requer por parte do atleta uma constante evolução, no que se diz respeito a maturidade, crescimento pessoal e profissional  "a minha trajetória sempre foi de evolução e superação, desde onde tudo começou, do time amador até um time profissional, sempre busquei a melhora, sempre escutei muito os técnicos que eu passei, e com certeza todos foram essenciais para a minha evolução. Já morei em alojamento, no começo é diferente, você não está no conforto de casa, sua cama, suas coisas...  Mas tudo isso é um processo que temos que passar, aprendemos a ser mais responsáveis pelas nossas coisas. E claro que tem vezes que choramos de saudade de casa, pensamos em desistir, mas como eu disse, tudo é um processo."

Ainda sobre as etapas do futebol ele enfatiza " todo treinamento eu encaro como uma situação real de jogo, isso me estimula a sempre dar o meu 100% dentro de campo, isso cria o hábito de ser competitivo sempre. Considero a fase do pós jogo, a mais importante.  Pois é nessa etapa ele que temos preparo para a outra partida, você não pode se abater por uma derrota e nem se empolgar tanto com uma vitória. A frustração e a empolgação tem que durar 24hs, no outro dia é lutar e trabalhar duro para o próximo desafio.", detalha.

Desafios e Sonhos: "Eu sempre sonhei em jogar no Barcelona. Eu via os jogos quando era pequeno, ficava encantado com o futebol deles. A energia que tinha no estádio transmitia pela TV em mim. Eu não tinha uma camisa do Barcelona, então eu desenhava o escudo do time e colava na minha camisa, e ia jogar bola no quintal. Sem foco e determinação, o desempenho vai ser baixo, isso se aplica em tudo o que você faz e para que isso de fato se concretize eu preciso dar meu máximos todos os dias para que possamos vencer, o maior desafio é ficar longe de quem eu amo, de não poder estar em datas importantes com a minha família. Um dos desafios é a pressão e cobrança, mas eu sempre tento tirar proveito disso.

Para concluir ele menciona "O futebol me ajudou a me formar como pessoa, como o futebol e outros esportes, você precisa seguir regras, respeitar seus adversários, isso você acaba levando para a sua vida. Respeitando outras pessoas a sua volta, seguindo regras do seu trabalho e em casa. Então o futebol me ajudou muito com a formação do meu caráter. Deixo aqui ainda uma mensagem para quem estar meio desanimado.  Nunca deixe nada e nem ninguém te impedir de conquistar os seus sonhos. Se você o que você faz e quer isso pra sua vida, trabalhe duro, tenha foco e determinação. E principalmente ter fé em Deus.", pontua.

Comentários

  1. Que Deus te abençoe grandemente!!Voce sabe o quanto torço por você Fé e Foco que as coisas acontecem..Ahh!! Nao esqueça da minha camisa..rs Bjo no seu coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.