Conheça a trajetória esportiva do atleta Augusto Cavalcante do Sete de Setembro Esporte Clube

Augusto Santos Cavalcante, nasceu em São Paulo (SP), atualmente sua família mora em Cuiabá (MT) e em virtude do esporte, atualmente o atleta reside em Pernambuco. Filho de Elias Tolvai Cavalcante e Patricia Aparecida dos Santos é o filho caçula da família. Ser jogador de futebol sempre foi seu sonho "desde que entendo por gente, sempre foi ser Jogador de futebol profissional, a minha principal motivação é Jesus; sigo como exemplo da minha vida, no entanto no contexto profissional, admiro o Cristiano Ronaldo como atleta, devido todo o foco que ele concentra em sua atuação, mas me espelho mesmo no Messi, que é um gênio do futebol mundial", completa.

Trajetória: "Comecei a jogar futsal com 6 anos, aos 9 anos me mudei para Cuiabá (MT), onde comecei a jogar o futebol de campo nas escolinhas de Cuiabá, aos 12 anos despertei interesse no Atlético Mineiro, onde eu fui pra BH e joguei até os meus 16 anos, foram anos incrível para o meu crescimento como atleta, onde eu fui campeão mineiro sub15, logo depois fui para o Athletic Clube, onde joguei o campeonato mineiro sub17, logo depois eu fui para São Paulo, joguei na portuguesa Santista 2 anos, onde eu tive uma experiência no profissional, logo depois desci para o sub20 depois da pandemia joguei o campeonato paulista, no ano de 2021, fui para o Tupi MG, jogar o mineiro sub20, me destaquei, fazendo gol e bons jogos, fui contratado pelo sete de setembro do Pernambucano, estou muito feliz com o que eu trilhei até aqui, com Jesus ao meu lado, as coisas foram acontecendo para mim, passei muitas lutas até aqui, mas me orgulho por tudo que já enfrentei", enfatiza.

Como bem sabemos, a vida de um atleta requer por parte dele inúmeras responsabilidade, na oportunidade Augusto, apresenta sua rotina, "quando acordo de manhã, faço uma oração antes de levantar, depois dos meu afazeres, tomo um café e vou treinar, depois volto, almoço, treino de tarde, janto, leio a Bíblia, livros, e descanso para no outro dia ir a mesma rotina, é algo que precisa de amadurecimento constante, e busco o êxito em todas as tarefas, sempre com o foco da evolução. Tenho muitos objetivos profissionais, o maior deles é me tornar um atleta profissional, jogar em grandes clubes, ter títulos coletivos e individuais, realizar todos os meus sonhos e mudar a vida da minha família, Se Deus quiser, vou conquistar todos esses objetivos ", frisa.

Augusto, atua como meia atacante, no entanto já jogou como extremo (ponta), meia armador, falso 9. Ao ser sanado sobre a importância de sua função ele destaca "trabalho tanto no setor de criação como no ataque, hoje a função que eu exerço dentro de campo é muito importante, eu sou o cara que liga o meio pro ataque, onde faço as jogadas de gol, então tenho uma função muito importante para equipe, e graças a Deus estou podendo ajudar bem.". Ele ainda completa "uma das minhas maiores qualidades fora de campo é ser um cara honesto com todos, ter humildade sempre, trabalhar bastante, dentro de campo eu sou um jogador que procura sempre estar movimentando, buscando o jogo, achando passes e driblando os adversários com velocidade, acho que essas são uma das minhas qualidades como jogador e pessoa, nesse sentido, estou sempre buscando dar o meu melhor a ponto de agregar o máximo.", pontua.

O futebol é um esporte coletivo e requer por parte dos atletas crescimento constante, tanto em nível coletivo, quanto no individual, sobre o trabalho em equipe, o atleta fala "para mim, é aquele onde todos pensam nos seus companheiros, sem egoísmo, um correndo pelo outro, pensam no bem do grupo e não no bem a si próprio apenas, sempre gosto de ouvir conselhos dos meus companheiros, conselhos esses que vão me fazer crescer e evoluir sempre, eu sou um cara autêntico, tento sempre ter uma personalidade, mostrar segurança para os meus companheiros, mas carrego comigo a humildade de saber ouvir sempre, e isso é muito importante também," salienta.

Augusto conta que sempre recebeu o apoio familiar na busca pelos seus sonhos, "Graças a Deus, desde muito novo, eu já sabia o que queria para minha vida, então meus pais sempre fizeram de tudo para que eu pudesse realizar meu sonho, sempre serei grato a eles, por me apoiarem, por acreditarem no meu sonho junto comigo, não foi fácil em nenhum momento, mas eles batalharam por mim e batalham até hoje, sei que nada é fácil hoje são dias de lutas, e amanhã são dias de glória, pois sei que acima de tudo Deus está comigo, minha família é e sempre será minha base e é por todos eles que irei dar meu máximo".

Desafios: "minha trajetória não foi fácil, aos 9 anos eu ia treinar do outro lado da cidade, ia de ônibus e sozinho, porque meus pais trabalhavam, mas eu sempre fui responsável e mesmo com pouca idade sabia o que eu estava fazendo, aos 12 eu fui pra um dos maiores times do Brasil, aprendi muito, cresci como pessoa e atleta, mas teve dificuldades, saudade, dores, mas foi necessário para me tornar quem eu sou hoje, sou muito feliz com tudo que trilhei até aqui, mas ainda não satisfeito, quero ir muito mais longe, se Deus permitir; almejo jogar nos maiores do Brasil e sonho em chegar na Europa, Seleção Brasileira um dia, só Deus sabe dos nossos caminhos, vou batalhar pra chegar nesses objetivos. Moro em alojamento desde os meus 12 anos, não é fácil, tem toda a dificuldade, mas o alojamento me fez crescer e amadurecer antes da hora, temos que virar homem enquanto éramos meninos. Depois de tudo que eu passei até aqui, acho que o maior desafio mesmo é ficar longe da família, vários meses, tem hora que a saudade aperta, mas nós crescemos com isso, até poder ter eles por perto, vamos lutando e passando por cima disso.", conclui.

Crescimento e Conquistas: "Entendo que em nossa trajetória o pré-jogo é algo muito importante, pois é algo que estamos se preparando para a partida, precisamos mentalizar e focar 100% naquilo, estar ligado e focado, pois exige muita concentração, para mim, tudo aquilo que eu faço no treino eu farei no jogo, se eu estou treinando como se fosse um jogo, eu vou chegar preparado no dia da partida, então encaro todo treino como se fosse um jogo. O Futebol para mim é a minha vida, depois de Jesus e a minha família, é a coisa mais importante para mim, eu vivo isso desde os meus 6 anos, vivo intensamente o meu sonho, e vou viver por muitos anos de Deus quiser, é a minha paixão, onde eu entro dentro do campo e esqueço tudo que tem aqui fora, é o meu lugar preferido. O futebol além de ser o esporte que eu amo, me proporciona momentos e sensações que só ele pode, a adrenalina a emoção de fazer um gol, mas o futebol também me proporcionou um crescimento e amadurecimento pessoal que só ele poderia me dar, então a maior revolução até agora na minha vida no futebol é isso, essas sensações que não se explica, apenas se vive". Tudo isso, sem dúvidas é importante, e relembro como um feito especial em minha carreira, o título de campeão mineiro por um grande clube não tem preço, e busco incansavelmente ter mais momentos como esse".

Para concluir ele deixa uma mensagem a outros atletas "Eu vivi momentos incríveis na minha vida, que o futebol me proporcionou, estou apenas no começo e vou viver muita coisa ainda, mas quero deixar uma mensagem para todos os garotos que sonham como eu, ser um atleta profissional e mudar a vida de suas famílias. Não desistam do seu sonho, por mais difícil que seja, lute sempre, batalhe cada dia, sempre haverá alguém te olhando, entregue seu coração a Jesus! Seu caminho a ele e batalhe até o fim, muitos momentos difíceis eu passei, e nem imaginava ter solução, mas Jesus foi a solução, eu treinando e batalhando, ele me ajudou, então creia em você, a fé e a obra andam juntos."

    Produção: Advaldo Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha