Conheça a trajetória esportiva do atleta João Vitor Cardoso do Gramadense (RS)

João Vitor Cardoso de Oliveira, é um atleta brasileiro, filho de Juliana Cardoso e de Gilmar Roberto de Oliveira, nasceu em Canela, Rio Grande do Sul e atualmente mora em Gramado, com sua irmã e cunhado que são seus responsáveis. João tem 4 irmãos e 4 irmãs.

De acordo com João, ser jogador foi uma profissão que foi brotando aos pouco em seu coração "esse sonho foi surgindo com o tempo quando fui ficando mais velho, no começo eu tinha outros sonhos, hoje tudo que faço é pautado a esse esporte", completa.

Trajetória: "Comecei a jogar futebol na escola, quando era pequeninho ainda e nessa mesma escola tinha um projeto que juntava os alunos e colocava eles jogar o municipal de futsal, então eu comecei no futsal. Continuei no futsal até 2017 quando entrei no Gramadense que é o time da minha cidade, com isso fiz a transição para jogar futebol de campo.  Até os dias de hoje estou atuando pelo Gramadense, lutando e correndo atrás do meu sonho. ", enfatiza.

Na oportunidade, o atleta conta sobre suas principais motivações, "minha mãe, meu pai, minhas irmãs e meu cunhado, são minhas inspirações, por tudo o que eles representam em minha vida".

Durante a entrevista AO VIVO, para o Bate Papo de Craque, João, evidenciou a importância do suporte familiar em sua carreira, na oportunidade, ele disse que sua família sempre o apoiou em todas as suas ideias e sonhos.

Tarefas do dia a dia: " minha rotina é igual todos os dias, tirando dia de jogo e finais de semana, eu acordo, tomo café da manhã e vou para o trabalho, no horário do almoço eu como e depois vou para o treino, volto pelas 17h e vou pra casa, tomo café da tarde e pelas 19h eu janto. Precisamos ter um rotina mais regrada, pois a evolução, só acontece quando nós fazemos nossa parte, o maior desafio é vencer a si mesmo todos os dias, querer ser melhor do que ontem e seguir melhorando cada vez mais e esse é meu lema, batalho incansavelmente, pois tenho como minha principal motivação, ter um futuro melhor e ser feliz realizando meu sonho".

João já atuou como zagueiro, lateral, meia, ponta e atualmente exerce a função de volante, "tenho como responsabilidade dar apoio tanto na defesa quanto no ataque então é um pilar importante na construção e criação de jogadas, quanto em neutralizar o time adversário.", pontua.

Sabemos que o futebol é um esporte coletivo e requer por parte dos atletas, o máximo de crescimento em todas as áreas, o trabalho em equipe é uma característica essencial nessa fase, "é onde todos se apoiam, jogamos coletivamente, damos assistência uns aos outros, deixamos a vaidade de lado, pois somos uma única família e o nosso propósito é igual, por isso sempre escuto meus parceiros de equipe, assim como, sempre que necessário também ajudo no que for preciso."

Momentos: João, conta que a fase mais importante em sua carreira até hoje, foi o seu primeiro título em 2019, na ocasião onde também se consagrou o melhor jogador do campeonato, "minhas maiores qualidades creio que sejam a intensidade, velocidade, forte marcação e condicionamento físico, esses fatores contribuem em minha trajetória para que de fato tenha excelentes resultados,  ótimos passes, inteligência em construção de jogadas, facilidades em marcar gols, com chutes de alta precisão e o espírito  de liderança, em cada jogo, busco o meu diferencial, e almejo jogar na Europa e manter um nível altíssimo para chegar na seleção.".

Na sequência a esse evento, ao qual considera como marcante, João disputou o Gaúchinho Sulicampe (Sub-15), sendo o capitão da equipe, onde foi um dos destaque do campeonato. Posteriormente disputou a Copa Sesc, Série Prata, competições que trouxeram a ele experiência e visibilidade em sua categoria, no cenário do futebol gaúcho por ser um volante com potencial elevado vem se destacando cada vez mais. "Sempre ouço, minha família me dão total apoio, então escutar os conselhos deles me ajuda muito na luta pelo meu sonho.", destaca.

Para a mãe de João, Sabrina Gross, ele é um atleta muito dedicado, "sempre foi muito atento, quanto a horários para não chegar atrasado, sua alimentação é regrada, tem acompanhamento com nutricionista, tem uma dieta bem balanceada, para ajudar nos treinos, ele sempre se desafia, e é muito focado em tudo, sempre procuro acompanhar os jogos, sou uma mãe "chuteira" de carteirinha, vou em todos os jogos que eu posso, faço sempre um esforço, sempre apoiamos muito ele, tanto eu quanto o pai", pontua.

Sabrina ainda evidência, "ele é e sempre foi muito concentrado e obediente, sempre em busca dos objetivos dele, trabalha com o pai na imobiliária, fazendo o ensino médio, os três turnos são preenchidos. Sempre explicamos para ele, que é necessário buscar sempre aprender e se aprimorar em coisas novas, meu desejo a ele, é que ele jamais desista, assim como falo para ele e para os amigos, que mantenham o foco, pois fácil nunca foi, nunca será, mas é preciso tentar e jamais desistir", completa.

O atleta analisa sua trajetória como sendo de muita evolução "o futebol tem me ajudado muito em questão de maturidade, responsabilidade, crescimento; além de me fazer muito feliz, eu aprendo um pouco com cada pessoa que passa na minha vida, com meus companheiros, meus treinadores, pois creio que quanto mais aprendermos agora, lá na frente terei uma boa bagagem".

Desafios: "Encaro como um jogo pois tudo que é feito no treino é visando o jogo, então preciso estar voando nos treinos para voar nos jogos. Considero tanto o pré como pós jogo, fases essenciais para o nosso desenvolvimento, ainda dou ênfase ao pré-jogo, pois é um momento que requer de nós ainda mais concentração, para entrar em campo e dar o máximo. O foco temos que melhorar todos os dias e com foco o desempenho vem, querendo ou não futebol é um esporte de conquistas, fases, desempenhos, etc. O Futebol é 100% importante, pois minha vida é voltada ao futebol, e esse é o meu maior sonho, o esporte, me mostra um mundo incrível, de aprendizado e que é preciso se renovar e melhorar todos os dias", conclui.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha