Futebol em tempos de pandemia: Entrevista com o goleiro Paulo Sangalli


Em tempos de pandemia do Covid-19, o futebol também sofre um duro golpe: treinamentos interrompidos nos clubes, campeonatos suspensos por tempo indeterminado, com o retorno às atividades ainda incertas. Atletas passaram a treinar individualmente, cada um em suas respectivas casas, sob as cartilhas e protocolos da fisiologia e preparação física dos clubes. A segurança, saúde e imunologia dos atletas aos riscos de infecções e contágios tornam-se, a partir de agora, aspecto de fundamental importância e de primeira ordem no futebol.

Na oportunidade, entrevistamos o atleta Paulo Sangalli para entendermos tudo sobre a vida do atleta nesse tempo de incertezas no esporte. 

1) Como começou a sua paixão pelo futebol?

R: Minha paixão pelo Futebol começou desde pequeno, quando eu via meu pai torcer pelo nosso time em casa, acompanhando pela tv, e então tomei gosto, e comecei a jogar.

2) Qual o momento vivido por você até os dias de hoje, que você considera como sendo o mais marcante em sua trajetória?

R: Até o dia de hoje, o momento mais marcante para mim foi jogando um Regional. Em um jogo de semifinal onde eu além de fechar a meta, fui até a área adversária, para tentar o Gol para o Empate e eu acertei a bola na Trave. Foi gratificante mesmo eu não tendo marcado o gol.

3) O que você espera que aconteça em sua vida em 2021?

R: Desejo que tudo que eu almejo para 2021 se concretize e que as oportunidades que me apareceram sejam prósperas para o meu crescimento pessoal e profissional.

4) Como é sua rotina de treinamentos: Detalhe passo a passo como é fundamentada a logística dos mesmos?

R: Minha rotina de treino funciona em 1 Período Completo: Treino de Manhã e treino de Tarde; Na manhã fazemos um específico de goleiros forte e vamos pro trabalho do técnico e de tarde trabalhamos somente os goleiros um treino mas tranquilo. O preparador monta o treino, buscamos os matérias no vestiário, aquecemos e começamos firme. 

5) Você sente-se preparado para o retorno efetivo das atividades?

R: Me sinto preparado sim, porque venho treinando e conseguindo jogar alguns amistosos, sempre com toda a Bio Segurança em dia, e venho evoluindo. 

6) Qual o maior aprendizado, que você teve perante a esse tempo de incertezas em que estamos vivendo devido a pandemia?

R: Meu Maior aprendizado foi que devemos aproveitar as oportunidades da vida e principalmente estar preparado para elas. 

7) Conquistar o topo é algo que você acredita conseguir um dia?

R: Eu penso que devo subir degrau a degrau na minha vida, e cada um tem uma realização de tipo de topo, o meu topo é realizar o meu sonho de ser jogador de futebol profissional. 

8) Qual o conselho que daria a um jovem que estivesse a começar agora a sua carreira futebolística?

R: Primeiramente Treinar e treinar, ter foco e força de vontade e sempre levantar a cabeça e tentar novamente quando as coisas não derem certo.

9) Qual o seu estilo de jogo?

R: Sou Goleiro, jogo muito com Líbero, minha maior vantagem é em bolas no alto.

10) O ponto alto num jogador, passará certamente pelo trabalho, pela dedicação e muito também pelo jeito, pela capacidade mágica depois de atuar. Quais são as porcentagens, no teu entender, que definem estes três pontos? O jeito de fazer o futebol, a capacidade e o trabalho.

R: O jeito de fazer futebol: 20% A Capacidade 30% e o Trabalho: 50% 

11)  Quem do cenário esportivo, você considera como referência? Porque? Qual o principal aprendizado que essa referência lhe transmite?

R: Atualmente considero Manuel Neuer como referência, acho ele moderno é simples ao mesmo tempo, jogador fantástico. A confiança que ele tem para jogar eu uso como aprendizado. 

12) Você sabe quais os diferenciais que você precisa para chegar lá? Quais são?

R: Ter muita responsabilidade e buscar sempre aumentar minha capacidade

13) Você entende bem as exigências técnicas, táticas e físicas da sua posição? Dê detalhes do que mais investe nesses aspectos.

R: Técnicas: Nós goleiros temos que ter a Pegada, Entrada, quedas, saída de gol e passe muito bem treinados, porque são o que mais usamos no jogo.

Taticamente hoje a maioria dos goleiros trabalham com os pés, então o posicionamento dentro do campo faz uma enorme diferença sabendo usar o Líbero.

Física nós goleiros temos trabalhar muito bem a região do Core, fora pernas e braços.

14) Sobre a vida do atleta, existe mesmo essa facilidade que todos falam sobre a profissão, explique.

R: Infelizmente existe um posicionamento muito errado sobre a vida de atleta, acho conseguir chegar lá é um feito muito Grande, porque vivemos por algo incerto sempre, temos pouco tempo de realização profissional, variáveis e mais variáveis que podem nos levar para longe do nosso topo. 

15) Quais os maiores desafios enfrentados nesse tempo de pandemia?

R: Conseguir treinar é muito difícil e consegui JOGAR é mais difícil ainda.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha