Conheça a trajetória do atleta Gustavo Nascimento de Jesus de Barueri (SP)

    por: Advaldo Filho

Gustavo Nascimento de Jesus mas todos me chamam de Guto, nasceu em Mauá (ABC Paulista), no entanto cresceu e sempre viveu em Barueri (SP), é o filho mais novo do casal Aldenice e Leornado, têm mais dois irmãos, Lorena e Leonardo. Ser jogador de futebol sempre foi seu objetivo "meu maior sonho sempre foi ser jogador de futebol, para mim essa sempre foi minha meta número 1, tudo que eu faço diariamente na minha rotina é voltada ao futebol como (Alimentação, sono, exercícios e até tempo com a família) tudo literalmente é voltado ao futebol", declara.

Trajetória: "Me apaixonei pelo futebol aos 6 anos de idade, mas só com 7 anos eu comecei a jogar de verdade no time de futsal da minha cidade Barueri, fiquei no futsal até os 9 anos. Logo depois, fui para o campo no próprio Barueri fiquei até as 14 anos em um período de 3 anos fiquei literalmente sozinho em busca de clubes e treinando por conta própria mesmo com muito pouca idade mas entre treinos e mais treinos essa luta acabou quando tinha 16 para 17 anos conheci um homem chamado Renato Cavalheiro, ele me viu jogar e me proporcionou ir jogar futebol nos Estados Unidos, nunca no meus pensamentos mais ambiciosos iria pensar em sair do país com 17 anos e morar sozinho e aprender outra cultura e língua que na época não sabia mas graças a Deus no final de tudo acabei embarcando em Outubro de 2017 para Chicago - Illinois jogar em um time chamado Gateway Sport Academy e lá fiz ótimas médias de gols ganhamos campeonatos e tudo mais fiquei lá até 2019 foram 2 maravilhosos anos como jogador e pessoa porém voltei para o Brasil mas com ambições melhores e maiores tive a oportunidade de participar do Reality Show BRAVO da (LALIGA,PUMA, ESPN E GRUPO LX) foi a experiência mais incrível da minha vida em questões de futebol foram 10 mil jogadores e ser selecionado entre os 78 no meio de tantos talentos foi um sentimento de trabalho duro recompensa infelizmente meu time não foi para a final, mas essa experiência de estar com ídolos do futebol brasileiro me agregou demais como jogador e claro ser humano. Meses depois consegui 2 clubes para jogar um é um time que estou jogando agora de São Paulo chamado Montreal que disputará a São Paulo Cup 2021 e outro time chamado Fc Örebro Nordic onde fica na Suécia - Europa e lá irei ficar 2 meses de teste até confirmarem se posso ou não continuar jogando por lá.", completa.

O atleta, enfatiza de onde aprofunda sua essência na busca pelo êxito diário "minha maior motivação claro além da minha família é com certeza mostrar que todos nós temos um poder único e exclusivo que podemos fazer e ter o que quisermos da nossas vidas. Minha motivação é mostrar que independente de qualquer ocasião negativa que ocorra no caminho dos seus sonhos a sua mente pode transformar aquilo em coisas incríveis. Basicamente ser um exemplo de força de vontade e sacrifícios essa é minha maior motivação SER UM EXEMPLO." Quanto ao eixo profissional ele aponta " gosto de muitas personalidades de todos os esportes em geral “Kobe Bryant, Michael Phelps, C.Ronaldo, Mcgregor, e Eliud Kipchoge”, adoro histórias de motivação e superação mas em caso bem isolado como futebol é até engraçado por ser um jogador diferente dos demais mas meu espelho como jogador é o Atacante do Atlanta United da MLS e da seleção venezuelana Josef Martinez e esse espelho foi como “amor à primeira vista” quando assisti ele pessoalmente nos EUA em um jogo da temporada da MLS em 2018 a personalidade, agressividade a fome de gol dele me representa 100% em campo eu gosto muito e aprendi muito com vídeos dele e hoje é minha referência e claro sonho conhecer ele um dia se Deus quiser. ", conta.

Gustavo, já atuou em diversas posições "já fui Ponta, já joguei de 10, meio de campo mas sempre fui centroavante. Desde de muito pequeno eu tenho uma paixão diferente em fazer gol eu sinto as vezes que eu tenho uma facilidade a mais que os outros em fazer gol até porque fazer gol para mim Guto é um jogo de paciência e instinto puro. Saber a hora de correr a hora de girar chutando a hora de achar espaço na área e até antecipar a defesa sempre gostei de fazer gol e para mim a maior alegria do futebol. Minha função é fazer o gol meu foco e objetivo, sendo 100% direcionado para marcar gols e ajudar meu time essa é a vida do Centroavante, de um camisa 9, muitas das vezes toca bem pouco na bola mas você tem que ser frio e calculista e saber aproveitar as oportunidades. Com certeza você se torna uma referência para o time em questão táticas e mental do jogo por poder decidir uma partida com apenas uma bola e por isso sou apaixonado por ser centroavante. Viver na pressão de ter que marcar gols de ser amado por ser o artilheiro ou odiado por passar 3 ou 4 jogos sem marcar esse frio na barriga pelos gols e pelas vitórias me motiva todos os dias. ", realça.

Rotina e aprendizado: "Minha rotina é pautada exclusivamente pelo futebol, como sempre digo, tudo que eu faço está voltado ao futebol, então particularmente amo treinar a noite e pela tarde mais musculação “Academia” e pela manhã treino com bola então no final das contas são 3 sessões diariamente de treino. E nos tempos livres eu amo assistir assuntos envolvidos ao esporte em geral (Documentários, séries, vídeos e até livros) e tempos de descanso amo ficar na minha ouvindo música e com a minha família onde minha energia é restaurada.".

Como bem sabemos o trabalho em equipe é algo muito importante em trabalhos coletivos, "sempre busco escutar conselhos dos meus companheiros, até peço conselhos de pessoas que assistem, até porque a pessoa de fora pode ver melhor a falha que nós fazemos durante um jogo ou treino e com isso corrigir e melhorar;  por ser um esporte coletivo, são 11 jogando , faz-se necessário aprender a ouvir, praticar esse hábito é ser inteligente, se um atleta quer evoluir, tem que ouvir, tem que saber receber críticas e elogios e respeitar porque no fim do dia o futebol é mais que um time se torna uma família. Para mim o trabalho em equipe é como uma engrenagem todos tem que estar correndo em direção do mesmo objetivo com uma união e perfeccionismo enorme para um único resultado e no final das contas essa pressão de ganhar jogos, viagens, brigas e vários outras milhares de coisas que acontece em um time se torna no final de tudo uma família e um toma responsabilidade um do outro e isso é para mim é um dos maiores poderes do trabalho em equipe um querer ajudar o próximo".

Apoio e Realizações: O apoio familiar é algo, que sustenta a base de sonhos, para Gustavo isso não é diferente "minha família sempre me apoiou em todos os quesitos minha mãe diferentes de muitos que na maioria é o pai, me apresentou o futebol muito cedo,  jogos, bola, cartas de jogadores e com isso minha paixão e vontade ser jogador aumentou cada dia mais e com isso minha família estava lá me apoiando e correndo atrás comigo, um verdadeiro trabalho em equipe espetacular e com certeza sem eles não conquistaria nada que tenho hoje, sou muito grato por ser abençoado de ter uma família que acredita e me incentiva todos os dias. Minha trajetória até aqui acho que foi uma incrível aventura mas como eu gosto de falar é só o começo de uma história lindo que eu planejo e busco melhorar diariamente tudo que passei todos os jogos, todos os gols, todas as jogadas me faz orgulhoso de tudo que corri atrás com certeza é uma história digna que tem tudo a evoluir todos os dias ", completa.

Ele ainda frisa sobre suas realizações" Até agora meu momento mais especial como jogador com certeza foi 2, ou seja, jogar fora do meu país de origem e ir jogar no EUA com pouca idade onde fui campeão e artilheiro do time e com toda certeza ter participado do reality show da Bravo foi muito significativo para mim pela quantidade de participantes e profissionalismo do Reality Show. Meu objetivo principal é poder jogar uma Champions League e com toda certeza ser artilheiro dela ou até campeão  sentir a sensação de fazer gol já é maravilhoso então imagina em uma Champions League, deve ser coisa de outro mundo e isso é a minha base do que eu tinha falado agora a pouco que o que você ordena sua mente ela obedecerá e se materializar bem em sua frente apenas continuar treinando, visualizando e acreditando com convicção e com certeza irá acontecer por ser minha meta principal como profissional tenho fé que tudo acontecerá no tempo certo.", ressalta.

Sonhos e Qualidades: "Meu maior sonho é poder jogar no Manchester United por ser o primeiro time que eu assistir na TV eu simplesmente amo a história desse time meu maior sonho dentro do futebol com certeza é jogar com a camisa do Manchester United e no Old Trafford lotado visualizo isso todos os dias, fazendo gols e ganhando títulos no time que eu aprendi a amar a primeira vista. Minha maior qualidade é ser um vencedor eu não sei como vou vencer ou quando vou vencer, mas um vencedor ele vence. Então no meu objetivo eu estou 100% focado, obcecado e irei dar meu sangue e meu suor para vencer por isso só vou parar quando o trabalho estiver concluído e é isso que um vencedor faz, busco ser o mais autêntico possível, mas gosto muito de analisar outras situações então busco e estudo outros jogadores até para abrir mais e mais minha visão do futebol, tudo em questão técnicas e táticas até porque minha personalidade eu gosto, sempre gostei de ser exclusivo em tudo que faço acho que isso me dar um ar de confiança e até felicidade de poder ser eu mesmo mas no final das contas é tudo questão de equilíbrio ser autêntico mas no mesmo tempo aprender e evoluir com outros jogadores no final das contas eu que ganho com isso.", conclui.

Crescimento e Desenvolvimento: "Acredito que minha maior revolução como pessoa e jogador tem que ser a mental todos esses anos de futebol, eu sou outro homem e um jogador mais confiante, mais paciente, mais apaixonado pela vida e pelo jogo, mais inteligente, mais educado, mais saudável e mais feliz essa revolução mental que o futebol impactou na minha vida tenho certeza que dinheiro nenhum pode comprar. Sou grato e sortudo por ser um homem incrível graças ao futebol e suas mudanças em minha vida

Claro que nem tudo é um mar de rosas, considero como minha maior dificuldade com certeza a correria de buscar time, vai para um lado e depois tenta e acaba não dando certo e depois tenta outro e acaba dando certo e depois muda e vai para outro e isso se torna um ciclo cansativo muito das vezes essas idas e vindas que o futebol realiza são desmotivadoras mas isso é uma dificuldade normal para dentro do futebol não posso dizer se é 100% dificuldade posso dizer que só é apenas um detalhe negativo.", salienta.

Treinamentos: "Na minha cabeça o treino é tudo, tenho que mostrar e deixar minha vida se possível no jogo até porque para mim o treino é uma preparação para o jogo final, se você se preparar direitinho e faz tudo que está nos planos a margem de erro cai bastante você vai estar preparado para qualquer situação do jogo, por isso levo muito sério o treino até porque isso que irá diferenciar o jogador normal para um jogador fora de série é a qualidade e quantidade de treino que fiz. O pré-jogo para mim é muito importante claro que a recuperação do pós jogo é muito importante, um anda de mãos dadas um com o outro mas o pré-jogo aquela preparação física de alimentação, descanso e treino táticos é para mim a parte mais importante, a parte mental é muito exigida, por isso o pré-jogo; dou mais atenção com certeza.".

Para concluir ele completa "O futebol sou eu,  o futebol criou o Gustavo Nascimento de Jesus se eu sei o que sei até hoje tudo foi graças ao futebol, em geral meus amigos, minha saúde, minha educação, minha vida literalmente é futebol esse esporte me fez conhecer culturas diferentes, pessoas diferentes e histórias diferentes como eu disse se eu sou alguém hoje é tudo graças ao futebol onde eu tiro muita da minha felicidade de estar atrás do meu sonho e dedicando para isso e com certeza isso é uma coisa que eu com certeza serei lembrado até depois de morrer pelo meu amor a esse esporte chamado futebol. Ainda deixo uma dica a quem está começando agora "se você for uma atleta focado e disciplinado e confiante certeza absoluta seu desempenho aumentará 120% e constância no trabalho duro apenas resultados positivos e mais oportunidades apareça para você tenho isso na minha cabeça e está preparado em todos os aspectos do jogo (Físico, técnico, tático e claro mental) tudo está nas minhas mãos temos a chave para o futuro apenas precisamos saber priorizar o que é importante e o que não é importante. Não tem muito segredo apenas fazer o que amamos, que no final um bom desempenho será consequência para o êxito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.