Revelação Paranaense: Conheça a Trajetória do atleta Felipe Valério, do Apucarana Sports

 Por: Advaldo Filho

Felipe Valerio nasceu em Londrina, cidade localizada no Norte do Estado do Paraná. Filho de Alex e Elisabete Valério, atualmente mora em Apucarana, têm duas irmãs, sendo a mais nova Maria Julia e a mais velha Maria Fernanda.

O atleta sempre quis ser jogador de futebol, "é meu sonho desde pequeno, meu pai sempre me levava aos jogos, me ensinou a amar o futebol e desde então  é meu sonho e sempre vou lutar para que possa se concretizar.

Carreira: "Comecei a jogar com 6 anos, na escolinha Nossa Senhora da Alegria, até os 11 fiquei por lá;  depois fui para escola do Gera Camp , com 13, tive  minha primeira experiência fora do Paraná, na ocasião, foi em Santa Catarina, em um jogo contra o Barra Futebol Clube,  logo depois com 15 anos, joguei pelo Guaraci Futebol Clube e também na equipe Maringá do meu ex professor Nascimento, isso, no final de 2018. Logo no começo de 2019, com 15 anos  acabei passando na avaliação do Apucarana Sports Clube, para a categoria sub 20, fiquei la até o fim do Campeonato Paranaense da categoria e em outubro do mesmo ano fui para o Arapongas Esporte clube; fiquei lá por 4 meses e voltei em 2020 para o Apucarana Sports clube onde estou até hoje.", completa.


 Como sabemos, a vida de todo atleta requer muita dedicação para que aja êxito, ao ser sanado sobre sua rotina, ele aponta "agora que estamos aguardando o clube voltar, minha rotina do dia a dia é acordar cedo ir pra academia,  lá me ajudam cada vez mais; o Personal Eduardo Daniel e Gustavo Novais  são responsáveis por produzir  uma rotina de treino intensa para que eu possa  fazer da melhor maneira; depois da academia chego em casa, almoço quando é por volta das 15h; eu e alguns amigos meus que também jogam, vamos para o campo fazer o treinamento funcional com bola para manter a forma tudo isso de segunda a sábado, por fim no domingo é o dia de descanso, no entanto, quando voltar os treinos no Apucarana os treinos lá são realizado em dois períodos manhã e tarde  de segunda à sábado e de vez em quando domingo na pré temporada  com uma rotina bastante puxada,  mais muito boa para podermos ajudar a equipe. Quando começar o campeonato os treinos variam pois a gente vai ter jogos no meio e final de semana.

Apoio: "Minha motivação é Deus e minha família, pois sem eles eu não estaria em lugar algum e sempre estão me motivando a nunca desistir e sempre lutar por o que eu quero e estão comigo nas horas boas e nas ruins e são  por eles que vem minha força a cada treino e jogo. Sempre houve esse  incentivo  familiar principalmente meu pai que torce para o Flamengo sempre me levou nos jogos, treinos, me levava ao estádio; com isso comecei a gostar muito ele e minha família sempre me apoiaram literalmente em tudo o que eu quis fazer. Desde pequeno eles me incentivam a jogar futebol, tanto meus tios e tias,primos,meus pais,minhas irmãs todos sonham comigo, por isso o sonho acaba sendo coletivo".

Quanto ao âmbito profissional, muitos atletas se inspiram em grandes personalidades esportivas, para Felipe isso não é diferente "me espelho muito em pessoas que além de ter todo dinheiro do mundo nunca perderam  a humildade como o Richarlyson do Everton que além de um grande jogador, é uma grande pessoa e também me espelho muito no meu pai pois sempre acorda cedo e volta tarde do serviço para deixar nossa família em uma estabilidade melhor, a dedicação dele é incrível. Por aprender com todos eles meus objetivos profissionais é o de ser um jogador futebol bem sucedido ao ponto de poder jogar uma Série A do Brasileirão; ir para Europa; chegar a Seleção; no entanto sei que para isso aconteça tenho que me dedicar; ter foca no meu objetivo  e ajudar muitas pessoas principalmente aqui da minha Vila em Apucarana  e servir como espelhos para os que estão começando agora", relata.

Sendo um esporte coletivo, o Futebol requer parcerias tanto dentro, quanto fora do campo, por isso uma das temáticas que são sempre trabalhadas é o entrosamento, para o atleta essa etapa é considerada como sendo muito importante "o trabalho em equipe para mim é um correndo pelo o outro; pelo roupeiro até o presidente; pois a gente estamos lutando por um sonho de cada um ali dentro então  sempre quando alguém está em um mal, todos se unem para ajudá-lo ; no Apucarana é um exemplo disso pois um ajuda o outro; compramos a ideia do nosso professor Toninho e consequentemente somos os 5° melhor clube da categoria porque a gente se juntou e trabalhamos em equipe", apresenta.

Dentro de campo sua posição de origem é a de ponta tanto na direita , quanto na esquerda, mas já atuou  como meia amador, centroavante,  lateral, sempre esteve a disposição do treinador para quando ele precisasse. "Minha maior qualidade dentro do campo é a velocidade e a competitividade, nunca desisti de nenhuma bola; dar aquele gás a mais para equipe. Sempre escuto muitos, os conselhos dos mais velhos;  sempre me ajudam quando preciso me dão conselhos,  e eu agradeço demais por eles sempre estarem me ajudando. Futebol na minha vida é praticamente quase tudo não me vejo em outra coisa a não ser jogando futebol, futebol é minha paixão,  quando estou triste vejo algum jogo ou meu time ganha, já muda meu dia, completamente é uma  coisa que eu não consigo explicar sem o Futebol não sei o que seria de mim e agradeço por ter conhecido o futebol ", completa.

Dias de Lutas, Dias de Glória é de praxe acontecer no cenário esportivo, Felipe conta sobre o momento que caracteriza como sendo o mais importante "Creio que o momento mais marcante da minha carreira foi quando acertei com meu primeiro clube, o Apucarana Sports,pois antes de eu acertar com eles, eu tinha acabado de ter sido reprovado em uma avaliação no Vianópolis de Goiás e duas semanas passei no Apucarana onde até por causa da minha idade achei que não  ia conseguir passa em um clube sub 20 com apenas 15 anos, mas fui para cima dei a vida e acabei passando e foi muito marcante para mim" relembra.

Morar em alojamento requer maturidade, quanto a essa fase, Felipe afirma "já fiquei em alguns alojamentos no Guaraci,  onde tenho amizades até hoje que viraram irmãos;  no Maringá o alojamento ficava em Marialva perto de uma rodovia as condições não eram uma das melhores, mas sempre fizeram o melhor para gente; e sempre tinha o necessário. Foi um desafio muito importante. Hoje em dia,  acho que o desafio que enfrento é o meu joelho pois foi uma lesão que me impactou muito,  mas agora que eu me recuperei já consigo jogar como antes; quando eu estava machucado com certeza foi o maior desafio da minha carreira."

Em relação a revolução,  acho que muita coisa aconteceu, como o meu conceito de jogo fez eu me preparar mais ainda, mudou minha mente, meus pensamentos, e também comecei a estar mais focado nas minhas coisas, o futebol me ensinou muitas coisas tais como me acostumar com uma rotina diferente das pessoas;  então creio que foi uma revolução boa. Independente da posição precisamos estar ajudando o time, na minha posição o ponta é sempre necessário dar o máximo de apoio ao centroavante então minha função também é ajudar na velocidade do time; ir para cima dos zagueiros e manter o ritmo meu e dos meus companheiros" conta.

Treinamento e Etapas: "meu treino, vejo como matar mais um leão por dia, busco fazer como se fosse uma situação de jogo, mas claro com muita moderação, pois eu estou treinando com meus companheiros de time, para não machucar eles,  sempre procuro melhorar nos treinos para nos jogos ser melhor ainda Nesse contexto todo para mim o pré jogo é uma fase incrível onde temos toda uma programação antes dos jogos; ficamos concentrados, nos unimos mais, por isso o foco e desempenho é extremamente importante na vida de um jogador de futebol pois sem isso dificilmente você irá se tornar um jogador então eu sempre me mantenho focado dentro e fora de campo me preparo bastante para o próximo treino/  jogo".

Ainda sobre sua sua trajetória ele declara "vejo até agora como sendo boa, mas que posso melhorar ainda,  tenho 17 anos na minha opinião tenho muitas coisas ainda para conquistar e creio que estou no caminho certo. Um clube que desejo passa um dia é sem duvidas o Flamengo,  time que torço e tenho muito carinho e também é o time do coração do meu pai e queria jogar lá também por ele. Outro time que também almejo atuar  é o Londrina Esporte Clube, clube esse da cidade onde nasci e tenho muito carinho. O time da Chapecoense também por sua história já tive oportunidade de jogar contra eles,  foi uma experiência incrível e um dos meus ídolos Alan Ruchel, atua lá e seria uma honra, jogar na Chape. Na Europa acho que quase todo jogador sonha em jogar lá, sonho em atuar no Real Madrid, onde acompanho todos os jogos e gosto da filosofia do clube."

Conquistas: "Em relação as minhas conquistas em 2018, fui artilheiro e melhor jogador da Copa Apucarana , atuando pelo Gera Camp fui vice artilheiro da liga de Londrina sub 17, artilheiro da equipe no sub 15  e sub 17 no mesmo campeonato, no Apucarana Sports clube ficamos em 5° lugar no Paranaense sub 20, sendo a melhor campanha da história do clube nas categorias de base e no Guaraci disputamos os jogos na juventude sub 18, onde ficamos com a medalha de bronze. Fora do futebol tenho outras conquistas, ganhei vários troféus como o 1° lugar da prova de corrida.  28 de janeiro de 2020 sub 17 e o troféu de  3° Lugar em 2019 no sub 17. Sei que tenho capacidade para aumentar ainda mais esse meu quadro de conquistas, no entanto, sei que depende do meu esforço para que eu possa alcançar grandes patamares, agradeço a todos os que me apoiam, ao apoio incondicional da minha família da Aplex Sports, e todos os meus amigos", conclui.


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marco André Fontoura Rodrigues: do Planap ao Nacional do Uruguai, uma história de superação, fé e sonhos

Conheça a trajetória do goleiro João Victor de Santana de Pirapama (MG)

Primeiro torneio de rua movimenta o distrito de Maristela em Alto Paraná