Prodígio: Conheça a trajetória esportiva do Atleta Matheus Haguiara de Campinas (SP)

Matheus Haguihara da Silva, (17), nasceu e mora em Campinas (SP), filho de Anderson Ramom da Silva e Kayoko Maria Haguihara, é o filho caçula do casal, o aleta tem uma irmã mais velha, Julia Haguihara da Silva. Segundo o atleta, o sonho de ser jogador vem sendo alimentado desde que era criança "desde pequeno (4 anos) eu jogo futebol, essa paixão vem de família, meu pai foi jogador de futebol profissional, então desde pequeno estou nesse meio, e criei uma paixão indescritível.", relata.

Trajetória: "Comecei a jogar quando eu tinha 4 anos e desde então eu nunca mais parei, meu primeiro time joguei na categoria de base da Ponte Preta, dos meus  10 até os 11 anos, meu segundo time foi o Atlético de Amparo joguei lá quando tinha 11/12 anos até os meus 13, logo em seguida fui para o Guarani, fiquei até os meus 14 anos lá. Aconteceram algumas adversidades ao longo desse caminho e fui jogar Futsal, joguei no Hortolandia Futsal, fiquei lá dos 14/15 até os 16 anos, aconteceram muita coisa boa nesse meio tempo, que me fez ter vontade de novo para jogar, a minha última passagem pelo clube foi no EC Primavera (de Indaiatuba) tive que sair do futsal para ir jogar campo novamente, cheguei no clube com 16 anos e tive muitos momentos bons nesse caminho também, foi um clube que me acolheu e me fez aprender bastante coisas.", relembra.

O apoio familiar é sem via das dúvidas o suporte necessário para toda ocasião, sobre esse assunto o atleta aponta "ter o apoio/ incentivo da família é tudo para a vida de um atleta, a melhor sensação de você ter eles quando você precisa, um abraço da sua mãe dizendo que vai dar tudo certo, uma frase do seu pai falando que tem que ser forte e lutar para conquistar meu sonho, sempre bom ter o apoio deles é a melhor sensação que um atleta poderia ter. Sempre se inspirei  na minha mãe,  ela desde pequena (13 anos) trabalhou para ajudar a minha vó que tinha sete filhas e um filho, então me espelho muito nela, porque ela sempre foi uma mulher guerreira, batalhadora e correu para realizar os sonhos dela e cuidar da minha família."

A vida de um atleta é pautada por uma rotina intensa, que requer por parte do mesmo o foco e o desempenho, para o êxito, sobre o momento mais marcante em sua trajetória Matheus enfatiza, "foi quando eu cheguei até a final do Campeonato Paulista, foi um momento bem marcante porque ali eu com os meus companheiros eu via a felicidade deles, eu via a minha felicidade, o grupo muito unido e aquele momento foi muito especial para mim, pois ali eu sabia que tinha uma família, não só companheiros de time. Dentro de campo hoje jogo como um meia atacante, um meia armador, gosto muito de deixar meus companheiros em uma melhor posição para fazer um gol, e já atuei muito como volante para sair jogando e organizar a posse de bola do time. A importância da minha função dentro de campo na hora do jogo é fazer a bola rodar,  fazer o jogo andar pra frente deixar meus companheiros na cara do gol deixar meus companheiros em uma melhor posição para fazer o gol e organizar o meio de campo, então pra mim eu tenho uma função muito importante dentro de campo que eu preciso estar sempre ligado no jogo sempre atento com os lances", completa.

Objetivos: "Meus principais objetivos na carreira é jogar em um time grande da Europa, ser convocado para a Seleção Brasileira, ganhar títulos importantes e sonho e meta de qualquer atleta ser campeão do mundo, minha maior qualidade dentro de campo é o passe e a armação de jogo, sei que para alcançar esse patamar é necessário muito desempenho e esforço, sobre o foco você precisa sempre ser uma pessoa focada no seus objetivos, precisamos sempre estarmos dispostos a abrir mão de várias coisas para conquistamos nossos objetivos, quanto  ao desempenho pra mim isso é consequência do foco pois se você tiver consequência das coisas que você está plantando, saberá que a colheita poderá ser boa ou ruim, então pra mim desempenho é uma consequência, vem a partir do foco que você terá para conseguir realizar aquilo que você almeja".

Sobre o Pré e o Pós Jogo, duas etapas essenciais do esporte, o atleta opina "para mim, o mais importante na minha opinião é o pré jogo porque o pré jogo ele tem seu momento ali entre você e seus companheiros , tem seu momento de concentração, tem seu momento de conversar com os amigos e equipem, momento esse  de dizer uma palavra motivadora no vestiário pra mim o jogo começa ali no vestiário; então se o clima tiver bom no vestiário, o  clima tiver de motivação , sendo um clima alegre a gente vai entrar dentro de campo alegre indo pra cima do adversário. No entanto, se o clima fica pesado,tenso vamos entrar desta forma dentro de campo então por isso o pré jogo é o mais importante, e tentamos dar nosso máximo para que o resultado seja o melhor possível".

União no Futebol:  "O trabalho em equipe é um cobrindo o outro, é um lutando pelo sonho do outro, ex: se eu entrar em campo sem vontade não vou só estar me prejudicando, prejudicando o meu sonho, mas sim os sonhos dos meus companheiros, pois eles estão lutando por esse mesmo sonho. É muito importante você ter conselhos de companheiros de equipe para que possa não só se ajudar, mas ajudar a equipe que é o mais importante. Por isso, pelo meu sonho, mas também pelo sonho dos meus amigos eu encaro como se o treino fosse o jogo, sempre aprendi que o treino é mais importante do o jogo, no treino é um lugar que eu posso errar é um lugar que eu posso acertar, é um lugar que eu posso experimentar coisas novas, que eu posso fazer coisas novas sem medo de errar e se eu faço isso no treino eu terei confiança no jogo então, por isso treino ele é mais importante pra mim," destaca.

Matheus almeja passar por grandes do Brasil, e de fora, tais como  Barcelona, Real Madrid, PSG, para que isso possa acontecer, sua rotina hoje é bem intensa, por só quem treina agora, colherá um futuro próspero lá na frente, " acordo às 5:30 da manhã para ir até a escola, pego dois ônibus e chego por volta das 7:20, estudo até as 13h,  pego mais dois ônibus para ir até a rodoviária de onde eu treino e ir caminhando 20 minutos para chegar no campo, acabando o treino eu vou até a rodoviária de a pé mais 20 minutos e pego mais dois ônibus até chegar em casa, é uma rotina corrida, faço isso de segunda a sexta, mas sei que meu esforço será recompensado por Deus."

Sabemos que nossa vida, tem seus altos e baixos, e para o atleta isso não é diferente "meus maiores desafios que enfrento são as batalhas contra eu mesmo, são as batalhas que eu encontro no dia a dia que eu sempre tento passar por cima de cabeça erguida como aprendizado sempre olhando para frente. A maior revolução que futebol causou na minha vida foi a minha mudança a minha maturidade meu modo de pensar sobre as coisas o modo que eu tenho que dar mais valor nas coisas e isso pra mim foi o ponto principal minha principal revolução que o futebol me causou até aqui."

O atleta analisa sua trajetória como sendo bem próspera "de muita maturidade e aprendizado, aprendi muito nesse meu início de carreira, amadureci muito, o futebol me tornou um homem, me tornou uma pessoa mais dependente de mim. Sou um jogador um pouco mais autêntico, mas sempre também de muita importância aprender com outros jogadores, que estão a mais tempo e tem experiências, e sempre tiro algo deles, sempre tento aprender mais. Sem dúvidas alguma futebol é tudo na minha vida, é o meu ponto de paz, é aonde eu me sinto bem, é aonde eu faço o que sei fazer de melhor, é aonde eu me entrego 100% futebol é a coisa mais importante na minha vida, porque nele eu sou feliz."

Para concluir o atleta ainda reforça "minhas motivações são minha família e amigos, é pela minha mãe, meu pai, minha irmã, minha namorada e meus amigos que e luto diariamente por esse sonho, é de onde eu tiro minha motivação, eles são minha base, minha estrutura, sei que fácil nunca foi e nunca será, mas creio e confio em unm Deus que torna o impossível realidade".

Produção: Advaldo Filho

Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha