Homenagem ao saudoso Barbosa, goleiro que fez parte da história do futebol no Brasil

José Adão Pinto Martins, conhecido como Barbosa, nasceu no dia 23 de março de 1942, na cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. Sua função em campo, era Goleiro, tinha como principal característica uma grande elasticidade, em diversas vezes foi escolhido como o melhor jogador em campo. Começou sua carreira jogando no Caramuru, de Castro-PR, em 1959, aonde permaneceu até 1961. Foi negociado com o Irati em 1962, aonde ficou até 1963. E seguiu para a capital do Paraná quando foi para o Athlético Paranaense no início de 1964. Ainda em 1964, jogou no Britânia, quando fez parte do elenco que inaugurou o estádio do clube, a Praça de Esportes, no dia 23 de maio, no bairro Tarumã, em Curitiba. Na ocasião abaixo, vemos a equipe do Britânia, aonde todos os jogadores estão perfilados dentro do gol, nesta foto, o evento era a inauguração do estádio deste clube, a Praça de Esportes, no dia 23 de maio de 1964.

 No mesmo ano, Barbosa,  foi vendido para a Portuguesa de Desportos. Em 1965 foi vendido ao Cruzeiro, de Belo Horizonte, chegando ao clube 1 dia antes do Raul Plassmann (ex-futebolista e ex-treinador brasileiro. Como jogador, atuava como goleiro. Depois que parou de jogar, também se tornou comentarista esportivo, em particular na Rede Globo). Com poucas chances de jogar pelo clube mineiro, transferiu-se para o Londrina no mesmo ano de 1965. Na foto abaixo, Barbosa, em defesa pelo Londrina contra o Grêmio Maringá no dia 21 de março de 1965, em um empate 2x2. Em 1966 jogou no Coritiba 

 


Em 1967 foi vendido ao Comerciário, de Criciúma-SC. Em 1968 e início de 1969 jogou novamente no Atlético Paranaense. 

Abaixo em Foto Histórica, Barbosa aparece no Atlético Paranaense com: Djalma Santos, Belinni, Zito, Dorval e Pepe.

 

Em 1969 disputou o campeonato paranaense pelo Cianorte.  Em 1970 foi vendido ao Apucarana, quando foi considerado um dos melhores jogadores do campeonato paranaense, fato que o levou ao Botafogo (RJ) ainda em 1970.

No final do ano de 1970 foi negociado ao Sporting Lisboa, de Portugal, aonde ficou até 1972. Abaixo foto de Barbosa jogando pelo Sporting Lisboa contra o Honved da Hungria. Voltou ao Brasil em 1973 atuando pelo Moto Clube, do Maranhão. Ficou no clube até 1975. Em 1976 foi vendido ao Tiradentes, do Piauí.

 E encerrou sua carreira jogando na Mourãoense, clube do interior do Paraná, em 1977.

Após encerrar a carreira de jogador profissional, Barbosa trabalhou na Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo um dos responsáveis pela vistoria da construção do Memorial de Curitiba, na equipe formada pelo então prefeito Rafael Greca.

Barbosa teve um infarto no início do ano de 2012, mas recuperou-se muito bem, está aposentado, gosta muito de dançar e é um excelente contador de "causos" do futebol.

Para o neto, também jogador de futebol, João Vitor Pinto Martins, o avô, foi e sempre será o maior alicerce "meu avô, foi uma referência da família, um grande pai, um grande avô, constitui uma linda família, era um cara muito amado por fãs da época dele, e muito querido entre todos amigos e admiradores dele, e acima de tudo deixou sua história para ser lembrada para toda a eternidade, sempre deu muito orgulho para a família, e continuará de onde estiver, olhando por  todos nós".

Nesta semana, a família perdeu, Barbosa, e o céu, ganhou um grande goleiro, para por lá, fazer grandes defesas.

 

HOMENAGEM 

 

O mundo é hoje um lugar melhor porque você existiu e o tornou mais belo, amigável e justo para quem um dia se cruzou na sua vida.

Hoje seu coração não bate mais neste mundo, mas você será para sempre recordado com um grande homem! Foi um privilégio conhecer uma pessoa tão maravilhosa como você.

Você foi simplesmente o ser humano mais íntegro e honesto que algum dia conheci. E pode ter certeza que jamais será esquecido. Pois pessoas assim especiais acabam por se tornar imortais.

Descanse em paz e se puder sinta orgulho do bem e de todos os ensinamentos valiosos que deixou a tantas pessoas. Até um dia.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.