Conheça a trajetória futebolística do zagueiro Giovane Pellegrin de Douradina (MS)

A principal função do zagueiro é marcar os atacantes, evitando que estes criem possibilidades de gol. Normalmente, os defesas centrais possuem alta estatura, que permite a disputa de bolas aéreas com cabeceamentos. O central se destaca por ser um jogador que possui grande técnica com a bola.  Normalmente os zagueiros possuem alta estatura, que permite a disputa de bolas aéreas com cabeceamentos.

Giovane Lorente de Pellegrin. Nasceu em Dourados (MS), no entanto, atualmente  mora em Douradina no mesmo estado. Filho de Gevanildo Lorente e Cristina Lorente. Têm mais dois irmãos e uma irmã sendo o mais velho de 21 anos (Eduardo),  (Guilherme) de 12, que por sinal também  sonha em ser um jogador profissional, e uma pequena de quase dois anos de idade (Gabriela). Giovane sempre quis atuar no futebol "ser jogador de futebol sempre foi o meu sonho, e a partir de determinado momento meu maior objetivo. Minha maior motivação é minha família, pois são minha fortaleza.

Trajetória Esportiva: "Comecei a treinar com  6 anos de idade. Jogava na escolinha da cidade com o professor Tuta, um dos caras que foi minha base do futebol. Aos 12 anos fui jogar no Sete de Setembro de Dourados, joguei até o meu primeiro ano de sub 15. Já no meu segundo ano de sub 15, fui jogar meu primeiro ano fora/longe de casa, fiquei 1 ano em Lajeado (RS), um dos anos de maior aprendizado em minha vida. Aos 16, fui jogar no estado de Santa Catarina, Seara/Caçadorense, uma parceria entre os dois clubes, treinamos em Seara e jogávamos pelo Çacadorense. Hoje tenho 17 e estou no mesmo citado anteriormente, mas devido a atual situação (pandemia), os campeonatos foram cancelados (tivemos  apenas dois jogos, pude participar apenas de 1 devido a problemas de saúde) e hoje estou esperando as coisas se normalizarem para poder estar regressando ou até msm ter uma oportunidade em algum outro clube." relata o atleta.

Giovane dentro de campo já atuou em várias posições "zagueiro é a minha posição principal, no entanto já atuei como volante e também como lateral direito. Sou um jogador que se o professor precisar pode estar contando comigo independente de qual função seja. Ser um jogador ambíguo é uma vantagem pra quem sonha em ser um jogador de alto nível atualmente". Sobre a importância de sua função principal ele destaca "como disse atuo em diversas posições. Mas vou falar em especial da minha principal que é (zagueiro). Considero uma posição muito importante, de grande responsabilidade, que se deve passar confiança, buscar sempre tá orientando meus companheiros, pois o zagueiro tem uma visão ampla do jogo. Hoje em dia o zagueiro não é visto como aquele cara que só marca e sim como aquele que inicia a jogada dando o primeiro passe.", completa.

Como todo e qualquer jogador, se inspirar em um jogador de alto nível, é praxe, para Giovane isso não é diferente, "me espelho no Cristiano Ronaldo, pois é um cara que busca as coisas através do seu próprio esforço, treina muito para alcançar seus objetivos e busca sempre a evolução. Meus objetivos profissionais é ser um grande jogador profissional primeiramente, poder  ter uma renda que sustente minha família e poder algum dia jogar na seleção Brasileira. Para isso considero que minha maior qualidade é ser batalhador, buscarei sempre o êxito em todas as circunstâncias".

O pré e o pós jogo são características essenciais no processo futebolístico, sobre isso o atleta aponta "considero tanto o pré e o pós jogo importante. O pré jogo é um momento de concentração, que vc deve estar com a mente 100 % focada no jogo para poder executar todo o trabalho que você e sua equipe vem fazendo. E o pós jogo é o momento em que vc deve parar para analisar seus erros e acertos durante a partida, para que possa tirar de aprendizado e evoluir com isso. E se o resultado for positivo melhor ainda, pois terá aquela sensação de dever cumprido.", conclui. 

O trabalho em equipe também é outro fator essencial, nessa didática esportiva, ao ser sanado sobre a importância Giovane menciona "para mim, trabalho em equipe é a junção de ideias, personalidades diferentes assimilando um mesmo trabalho e desenvolvendo em grupo, sempre procuro  estar ouvindo conselhos, mas sabendo dar ouvidos aqueles que posso tirar algum aprendizado para estar sempre evoluindo."

A vida de todo atleta é pautada em muita correria "Eu acordo de manhã (6h40) e vou pra escola, chego e almoço (11h40), geralmente às (14h00) vamos para o treino, voltamos a noite por volta das 18h30 ou 19h00, tomamos banho, jantamos e  temos que fazer os deveres da escola, tarefa, estudar para prova, considero como sendo exaustiva, porém necessária. Embora seja um vida difícil, minha família sempre me incentivou. Meu pai foi grande influência pois ele sempre me levava em jogos ou coisas relacionadas ao futebol. Pretendo alcançar meu sonho e independe em qual time seja apenas quero ser um profissional qualificado." enfatiza.

Sobre sua personalidade dentro e fora de campo Giovane apresenta "Sou um jogador com a mente aberta e procuro sempre estar aprendendo, independente se seja com meus amigos, adversários ou até mesmo com meus erros. Encaro o treino com seriedade, pois ali é um momento de preparação para o jogo. Então deve-se estar sempre focado no que faz no treino para poder por em prática no jogo e ter um bom desempenho. Futebol para mim representa um sonho/objetivo que pretendo alcançar. Futebol faz parte da minha vida toda praticamente e graças a ele me tornei quem sou hoje."

Quanto ao momento mais marcante de sua vida ele aponta "no meu ponto de vista, o mais marcante em minha vida foi meu primeiro ano fora, pois pude ter uma grande vivência e evolução, tanto como jogador e pessoa. Ter morado em alojamento foi de grande aprendizado para mim, pois estar convivendo  com pessoas totalmente desconhecidas, com modos diferentes de convívio, diferentes percepções e culturas e que acabam virando companheiros/amigos. Então tive grandes aprendizados tanto bons quanto ruins." Quanto aos desafios "posso considerar como maior desafio ter que ficar longe da família e ter que ser independente, saber lidar com frustrações dentro e fora de campo. Nesse sentido, a maior revolução do futebol em minha vida foi me trazer maturidade para poder encarar as situações e dificuldades que a vida lhe impõe." ressalta.

O atleta ainda apresenta algumas de suas conquistas: "Vice campeão Campeonato sul-Matogrossense de futebol (sub 13) com o professor Gauchinho;  Vice campeão Copa Sesc (2x); Campeão Taça integração Dourados ; Campeão Copa dos Vales; Campeão Liga Serra Gaúcha categorias de base;  Vice campeão Liga Serrana Série Ouro; Campeão Sul Brasileiro (regional); Vice campeão Catarinense Série C com o sub 20".

Para concluir, Giovene pontua "um atleta deve sempre estar buscando ser o máximo focado possível para estar realizando o que almeja. Pois sem foco você não conseguirá ter um bom desempenho, nossa vida não é nem um pouco fácil, no entanto, faz-se necessário buscar o melhor, e isso faço diariamente para dar orgulho, a todos aqueles que apostam em mim, no meu trabalho"

 Produção - AdvaldoFilho

Jornalista 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marco André Fontoura Rodrigues: do Planap ao Nacional do Uruguai, uma história de superação, fé e sonhos

Conheça a trajetória do goleiro João Victor de Santana de Pirapama (MG)

Primeiro torneio de rua movimenta o distrito de Maristela em Alto Paraná