Conheça a trajetória futebolística do atleta Gabriel Dirceu, do Rio de Janeiro

Gabriel Dirceu, é filho de Maurício Dirceu Ferreira Silva e Veronica de Almeida Vasconcellos Silva, nasceu e mora no Rio de Janeiro é o filho único do casal. Ser jogador de futebol sempre foi seu sonho "o que era uma brincadeira com 13 anos virou algo a ser tratado com mais profissionalismo e a certeza do que queria realmente pra minha vida", diz.

Sobre sua principal motivação o atleta detalha "o que me motiva no geral, além de bens materiais seria o fato de eu tentar ser o melhor agora, para dar o meu melhor para as pessoas que eu mais amo e precisam de mim, isso é o que me motiva constantemente; durante o treino o que me motiva é o fato de eu saber que não tem mais ninguém ali trabalhando duro igual a mim, me dedico de uma forma surreal para continuar tendo altos níveis de rendimento. Me inspiro muito em todos os atletas que chegaram a esse nível, mas de forma bem especial, o Cristiano Ronaldo".

Trajetória: "Comecei a jogar desde bem pequeno, quando tudo era uma brincadeira e aos poucos o sonho foi se tornando algo promissor. Iniciei em uma escolinha de futsal aos 6 anos onde permaneci até os 8, assim como comecei em outra escolinha de futsal e Society dos 8 aos 12. Dos 12 para 13 anos fui para a escolinha da Portuguesa (RJ), lugar onde eu já me destacava da maioria e então logo fui chamado para jogar na base da Portuguesa (RJ). Quando cheguei para atuar pelo sub 14 já queria algo profissional, mas percebi um ambiente totalmente diferente do que eu estava acostumado, passei da fase onde era o prodígio para ser apenas mais um, um ambiente de muito mais pressão e hostilidade. Quando estava no sub 15, quase fui dispensado e ali foi o estopim para que eu pudesse crescer profissionalmente; nesse ano eu conheci algo chamado: trabalho duro. ", enfatiza.

Gabriel ainda destaca "Sou grato a ele (trabalho duro) e a Deus pois, depois disso comecei a criar uma ética quase que doentia de trabalho que me fez jogar torneio internacional em duas categorias acima nesse ano. No próximo ano se inicia o sub 16 eu estava atuando pelo sub 18 colhendo os frutos do treino sabia que não podia diminuir o ritmo e naquele ano eu estava disposto a começar com tudo sem descanso até que veio a pandemia e então… O que seria uma justificativa para  não evoluir eu usei como ajuda para treinar mais do que todos e naquele momento eu sabia que não tinha um ser se quer, que estava trabalhando mais duro do que eu , eu ali na verdade tinha me tornado obcecado, e não se engane cara eu não escolhi aquilo, talvez eu nem quisesse ser assim, talvez eu preferiria treinar igual todos mas aquilo me escolheu e a partir daí virou tudo sobre vencer, sobre chegar num grande e alto nível, sobre conquistar os maiores resultados! Tudo! E qualquer coisa que estivesse fora do meu objetivo eu tirava da minha frente! Até que iniciou o sub-17 e foi o melhor ano pra mim. Joguei o campeonato carioca pela Portuguesa (RJ), passei pelo Botafogo e um tempo no Avaí e terminei o ano atuando pelo Volta Redonda (RJ); clube que eu fiz meu primeiro gol de esquerda (ali foi um dos melhores sentimentos que eu já tive, ali passou na minha cabeça mais de 1000 repetições de chute, repetições exageradas que me deixaram com uma lesão no quadril, mas que me proporcionou ajudar a equipe e deixar meus pais orgulhosos me vendo marcar aquele gol. No final do ano, ou seja, em 2021 fui considerado por páginas do Instagram: um dos destaques do futebol carioca, um dos 10 destaques joias da base na lateral direita e uma das joias da base, isso foi o Norte que me fez explorar novos horizontes em minha trajetória", completa.

Ao ser sanado sobre os momentos mais marcantes até hoje vivenciados, ele conta "com certeza foram dois momentos especiais, na Argentina que eu início o ano inexperiente, quase sendo mandado embora e termino o ano ganhando um campeonato internacional jogando em categorias acima. E o segundo foi o fato de eu passar de “ruim” e começar a ser o “bom” de uma hora para outra; algo que ninguém esperava; e isso me fez entender algo valioso, quando você passar de ser medíocre para querer ser excelente as pessoas vão te julgar por isso devemos estar preparados para virar o alvo".

Gabriel ainda dá um conselho "Muitas pessoas vão querer que vocês se misturem dizendo “não treine tanto, hoje é final de semana não precisa se alimentar tão bem, não precisa querer dar o máximo em tudo, você está muito cansado dorme mais algumas horas “é como se vocês estivessem no mesmo lugar e do nada um começa a subir daquele buraco os outros vão querer te puxar". Vencer exige ser diferente e ser diferente assusta as pessoas. Porque o diferente não frequenta mais os mesmos lugares, não tem mais mesmas pessoas do lado, não tem a mesma rotina que os outros, não pensa como os outros, o docente não quer ser bonzinho ou vilão ele quer ser campeão ", realça.

Como bem sabemos, cada profissão requer dedicação constante para que tudo possa fluir da melhor forma, Gabriel menciona "meu maior objetivo é ser o melhor do mundo e eu digo o ano 20/11/2032, para isso sei que preciso me esforçar ao máximo e ter muita mentalidade. Sei que para chegar até lá não será fácil, por isso encaro meus treinos como se fosse um jogo. Encaro qualquer treinamento desde o mais inofensivo até o mais pegado como o mais importante da minha vida, mesmo sendo autêntico, sempre busco aprender com os outros, e isso é o que me mantem de pé, a garra e a persistência"

Gabriel já atuou, como lateral direito, ponta direita, ponta esquerda, volante, meia esquerda e direita, atualmente exerce mais a função de lateral direito, tenho como principal função ajudar na saída de bola pelas laterais, assim como, cumprir principalmente funções defensivas com qualidade e depois servir como apoio no ataque."

Sabe-se que a vida de um atleta não é tão fácil como parece, o atleta complementa "no meu ponto de vista talvez os maiores desafios sejam os críticos. Quando você entra numa margem de foco e obsessão, temos que nos preparar para sermos incompreendidos por todos, você entrar num nível em que as pessoas não te entendem, não entendem o porquê você trabalha tão duro, o porque de se sacrificar tanto por aquilo e o porquê nunca está satisfeito. Eles vão ficar sempre te observando e numa próxima oportunidade eles te atacam e se você não souber o que realmente quer vai acabar cedendo; precisamos estar sempre atentos a cada detalhe".

Sua rotina é bem intensa "acordo, cuido do espiritual e emocional, tomo café e busco trabalhar duro, durante 7 horas depois, almoçar, cochilo e regenero por mais 1 hora, tenho como costume também o consumo de conteúdos táticos e mental e por fim sempre me preparo para o próximo dia, todo santo dia."

O apoio familiar é algo importante em toda profissão e na vida do atleta isso não é diferente " graças a Deus sempre tive o apoio familiar, me motivando, treinando comigo, me levando a treinos, me auxiliando em tudo, a eles minha eterna gratidão".

Como principal objetivo profissional o atleta conta que almeja atuar pelo Real Madrid," a batalha é grande, mas a vitória é certa, graças ao futebol, tive um amadurecimento constante e sei que chegarei com êxito", pontua.

Ele diz "com o futebol consegui se ajudar, assim como, ajudar muitas pessoas através da mentalidade, na minha vida o futebol também tem sido algo muito importante dia após dia em minha trajetória, me sinto orgulhoso e feliz a cada passo dado, já tive a experiência de morar em alojamento, é uma das mais difíceis pois convivemos com pessoas de diferentes lugares, costumes, jeitos e manias, no entanto, é algo que me fez e faz amadurecer sempre."

Para enfatizar a importância do amadurecimento Gabriel enaltece a busca pelo crescimento intelectual "sempre tento criar a mentalidade de nunca fraquejar e sempre me manter com fome. Assim como, a mentalidade de chegar em um objetivo e já partir para outro o mais rápido possível. Ou seja, mentalidade do leão “pode até não ser bom em nada, mas tem que ser o maior no final das contas “e isso é bom não só no futebol, mas em qualquer área da vida; sem foco, sequer teremos desempenho. O foco é basicamente dizer não para tudo que não seja o seu objetivo; de uma forma cruel eu diria que enquanto não ficar de verdade a vida não vai te dar nenhuma parcela do que você sempre sonhou para o futuro. Acredite em mim cara não existe ninguém bem sucedido sem foco, ninguém!", frisa.

Para concluir, Gabriel conta "por último eu diria uma mensagem para todo que forem ver isso e possam mudar sua mentalidade de uma vez:  o que vocês estão pensando em fazer da vida? Acha que merece um dia de folga? Um dia inteiro pra relaxar? Porque é seu aniversário? Porque é uma data importante? Porque está cansado ou algo do tipo? O tempo está passando e você não pode ficar parado porque você é até bom mais não é o melhor; é até um bom doutor, mas não o melhor doutor, é um bom cirurgião, mas não o melhor cirurgião, é até o melhor estudante da sala, mas não o melhor da escola; na vida precisamos de atletas, professores, engenheiros e advogados mas também precisamos dos melhores em cada área, portanto certifique-se de uma coisa: não siga a multidão eles podem tirar um dia de folga você não".

Reportagem: Advaldo Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.