Conheça a trajetória esportiva do atleta Gustavo Leonel, de Araquari (SC)

Gustavo Eduardo Conceição Leonel nasceu em Joinville (SC), atualmente mora em Araquari, no mesmo estado, filho de Simone Elisa da Conceição e de Giovanne Eduardo Leonel, ser jogador de futebol sempre foi seu sonho, e dia após dia, vive com intensidade essa profissão que escolheu para seguir.

O atleta conta que sua família é o gás principal para que seu sonho se consolide cada vez mais "uma das minhas principais motivações para isso sempre foi a minha família que sempre me apoiou e esteve do meu lado quando eu precisei deles; me inspiro muito na minha avó e no jogador Cristiano Ronaldo que para mim, são exemplos de força, garra, determinação, e foco no que deseja.

Trajetória: "Esse sonho começou quando eu era pequeno, minha brincadeira favorita sempre foi a bola desde pequeno; com 7 anos entrei na escolinha de futebol da minha cidade e fui aprendendo muitas coisas lá. Quando fiz 9 anos fui chamado para fazer um teste no time para competições a nível estadual da minha cidade para representar o município pelo estado todo e fui feliz em passar nesse teste e fiquei no time. Em 2017 joguei minha primeira partida de campeonato estadual em Pomerode SC na categoria sub 11, na época atuava no sub-11, só que tinha 9 anos apena, e foi nessa fase que vivi experiências únicas com ginásios lotados para assistir nosso time jogar isso para mim foi muito gratificante. Esperei minha oportunidade chegar até que em 2018 com 11 próximo de completar 12 anos joguei o campeonato estadual novamente pela categoria sub 13 onde pude contribuir com inúmeras partidas boas. Já em 2019 montando uma equipe muito forte onde alguns jogadores daquele elenco hoje estão na Seleção Brasileira e São Paulo e com esse elenco chegamos até as quartas de final do estado porém todo mundo classificava nosso time como um dos melhores do estado porém não fomos muito longe na competição, no entanto, sem dúvida nenhuma foi um dos melhores times que eu já joguei e durante esses 3 anos eu ganhei vários campeonatos municipais na cidade vizinha a maior cidade do estado de Santa Catarina, Joinville 4 campeonatos citadinos, 1 Campo Cup na cidade de Campo Alegre,  3 Champions Kids em Garuva e Joinville e outros títulos coletivos e individuais como artilheiro. Infelizmente em 2020 chegou a pandemia que consequentemente acabou paralisando o futebol no mundo inteiro e me prejudicou muito não só eu como todo mundo; graças a Deus voltamos no final de 2021 porém nesse ano de 2022 voltou as competições e treinos e estamos no meio de uma competição no momento", detalha.

Gustavo ainda enfatiza outros fatos pertinentes de sua carreira, "no meu ponto de vista, considero como sendo um dos momentos mais marcantes da minha carreira como jogador de futebol o meu primeiro título e minha estreia no campeonato estadual, com certeza esses momentos foram únicos para mim pois a sensação de ganhar um título só quem já viveu sabe como é e a de estreia em um campeonato importante representando um município, milhares de pessoas e um sentimento de gratidão porque tem um trabalho duro por trás disso tudo", completa.

Quanto a seus objetivos profissionais, ele frisa "tenho como foco principal ser um profissional de respeito, um exemplo para as outras pessoas tanto dentro quanto fora de campo, ser também um exemplo de força, garra, determinação, sou um atleta bem focado, e busco colocar na prática tudo aquilo que almejo. Minha maior qualidade no futebol é a minha visão de jogo, a calma com a bola no pé e já sei o que é necessário fazer antes da bola chegar nos meus pés, finalização, marcação e vários outros aspectos; sou meio-campista, porém já atuei de ponta esquerda e direita, centroavante e volante, sei que não é fácil, mas é válido ter dedicação constante.

Ao ser sanado, sobre escutar seus demais parceiros de equipe ele conta "sempre fui de ouvir os conselhos dos meus amigos, sei que é para o meu bem então se eu errei procuro pedir ajuda para aprender com eles pois é errando que se aprende, e é buscando conhecimento que se evolui, em virtude de ser um trabalho coletivo, a parceria em equipe é fundamental, quando um ajuda o outro é revelada ali a maior virtude, ou seja, a da humildade, um corre pelo outro, pois nossos sonhos se igualam, e quanto mais fortes estivermos, melhores serão os resultados.

Como bem sabemos, a vida de um atleta não é nada fácil, "minha rotina dia a dia é acordar 5h30 da manhã, por volta das 6h20 vou para escola, chego em casa depois da aula próximo das 13h; já por volta das 13h30, sigo para o treino  e após tudo isso chego em casa 18h00, como sou católico, todas as Segundas a noite participo da preparação para o sacramento do Crisma; passo no máximo 3 horas por dia com a minha mãe pois ela trabalha fora também, nossas rotinas são bem intensas, e alguns dias cansativa, no entanto, já me acostumei, pois sei que esse trabalho duro, serei recompensado se Deus quiser e graças ao apoio de minha família que sempre me apoiou em tudo principalmente no futebol me dando apoio psicologicamente e financeiramente sendo minha base em todos os momentos".

Além disso tudo, ele complementa, como sendo um problema a ser enfrentado por praticamente todos os atletas "um dos maiores desafios que eu enfrento hoje são as minhas lesões que estão sendo constantes em um jogo pelo Citadino de Joinville eu fraturei 2 dedos, com isso fiquei 2 meses fora,  perdi vários campeonatos importantes porém agora estou de volta e mais forte então creio que não seja mais um problema, as batalhas são diárias e a busca pelas vitórias também não me desmotivo por nada e sigo minha caminhada, pois sei que hora ou outra o êxito acontecerá.".

Sobre seus sonhos, ele conta que tem como foco passar por grandes clubes, ele sabe que para chegar lá não pode desistir agora e explica "planejo passar por alguns clubes brasileiros e ir jogar na Europa que é o sonho de todo jogador eu tenho um carinho enorme pelo Flamengo que eu sempre torci desde pequeno, luto arduamente para que possa dar orgulho a todos que acreditam em meu potencial e trabalho".

Gustavo, avalia sua trajetória até aqui, como sendo algo de muito amadurecimento "analiso como sendo muito vitoriosa e de uma maturidade constante, pois eu sempre conquistei as coisas por força de vontade, ou seja, correndo atrás sempre por isso eu mesclo muito aprendendo com os outros, o momento do treino para mim é um momento que encaro como sendo o mais sagrado porque o treino é o espelho do jogo, o que fazemos no treino, iremos colocar em prática no dia do jogo."

Em qualquer profissão, a questão do foco e do desempenho precisa ser executada, no futebol isso não é diferente, "sou meio campista e a importância do meio campista é uma das principais pois é a mente do time temos que ser espertos, saber o que faremos com a bola antes dela chegar em você, assim como, tirar o time de situações de risco, armar as jogadas e estar sempre atento a tudo, para que o resultado possa ser o melhor, precisamos nos dedicar o máximo e a concentração do pré-jogo é um fator primordial também para tudo isso.", narra.

Para concluir, Gustavo enfatiza "a maior revolução que o futebol causou na minha vida foi o amadurecimento como jogador e como pessoa, pois eu aprendo muito com o futebol coisas que vou levar não só na minha carreira futebolística e sim para a vida também; o futebol significa tudo pra mim, sem o futebol eu não seria nada, o futebol me fez conhecer lugares que talvez eu nunca conheceria, conhecer pessoas incríveis que hoje são meus irmãos de coração então eu sou grato a tudo que o futebol me proporcionou e um dia vai proporcionar, por fim, queria deixar o trecho de uma música que me define muito que é " vários sorriu no meu fracasso e poucos colou pra dar um abraço e esses eu nunca deixei de lembrar", assim, buscarei sempre dar o meu melhor, afinal sei que a batalha é grande mas a vitória é certa, e darei ainda muito orgulho a todos que acreditam em meu trabalho.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.