Conheça a trajetória futebolística do atleta Victor Gustavo de Curitiba (PR)

Victor Gustavo dos Santos, nasceu e mora em Curitiba, capital do estado do Paraná. Filho de Marcos Roberto dos Santos e Lucia Aparecida Varaldo dos Santos, é o primogênito do casal e tem uma irmã de 12 anos, Bruna Eduarda dos Santos.

Ser jogador de futebol sempre foi seu sonho, "desde pequeno sempre sonhei com isso e sempre recebi muito incentivo, meus brinquedos quando pequeno era bola, chuteira, uniforme de futebol, sempre sonhei com isso, mesmo na infância não entendendo muito sobre mim sempre tive esse objetivo, para realizar meu sonho e da minha família também, poder dar um futuro melhor.

Ao ser perguntado, sobre sua principal motivação ele conta: "Deus sempre está comigo em todas as circunstâncias, meu maior ponto de força, Ele nunca me deixou desistir, mesmo tendo várias oportunidades de deixar tudo, Ele sempre acalmou meu coração.

Ele ainda completa, "como pessoa sempre me espelhei em meus pais, a honestidade, humildade, simplicidade e tudo mais, pessoas maravilhosas que realmente são um espelho pra mim em TUDO."

Trajetória: Tudo começou nos meus 6 a 7 anos, iniciei em uma escolinha de futebol do Grêmio aqui na região, depois fui para a escola do Athletico Paranaense, em seguida, escola do Ribamar Sports (ex-atleta do Sport, Coritiba, Palmeiras, Corinthians e etc), depois com o próprio Ribamar fui para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) era uma confraria dos ex-atletas do Coritiba, aos 14 anos fui para o Independente Futebol São Joseense, meu primeiro clube federado, joguei o paranaense, metropolitano, Copa São José e afins, em seguida fui para o Uberlândia Esporte Clube de Curitiba, onde criei muita experiência e a famosa malandragem do futebol, pois era um campeonato amador da cidade, um dos mais famosos, fluentes e maiores do Brasil. Depois disso foi o up na minha carreira, entrei no Operário Ferroviário Esporte Clube aonde cheguei em um semifinal do Paranaense sub 17, sai de lá apenas por um acidente que quase tirou minha vida, fui cortado da copinha por esse mesmo fato, de estar impossibilitado de jogar no momento. Depois disso fui para o Nauas Esporte Clube, do Acre, onde assinei meu 1° contrato como profissional, uma experiência e emoção inexplicável, saímos de lá bem no pico da pandemia, por esse motivo que rescindimos o contrato, eu e mais todos os jogadores. Depois fui para a Associação Atlética Batel, de Guarapuava (PR), tive uma passagem interessante por lá também. Meu último clube por fim, foi a Associação Atlética Anapolina, de Anápolis (GO), onde tive várias experiências, tanto boas e ruins, acabei tendo uma lesão séria no tornozelo direito e tive que voltar para casa, pois o calendário estava em cima, previsão de volta aos gramados era de 4 a 6 meses, não tinha como ficar lá esse tempo todo, segundo eles. Agora estou sem clube, a procura de uma nova oportunidade, tenho muita fé que Deus vai me proporcionar coisas maravilhosas ainda, pois o senhor não fecha uma porta sem abrir duas! Estou sem clube, mas o sonho e desejo ainda continua firme e forte, ainda sonho como se fosse um garoto de 10 anos, minha essência nunca irá mudar, sou uma pessoa sonhadora e que não desiste facilmente das coisas.", detalha.

Como forma de complementar VG como é conhecido, evidencia o momento mais marcante de sua carreira, "na minha trajetória foi quando assinei meu 1° contrato profissional, eu estava desanimado, tinha acabado de voltar de um acidente muito grave, mas graças a Deus tive essa chance de ''recomeçar''. Então foi uma coisa muito importante e especial na minha vida."

 Sobre seus objetivos profissionais ele fala "tenho como meta principal poder chegar onde sempre sonhei, proporcionar uma condição melhor para minha família e quem está a minha volta, fora de campo, tenho como maior qualidade minha honestidade e meu coração, fazer coisas certas, independente da situação não ''passar a perna'' em ninguém para ficar em cima. Já dentro de campo considero como ponto marcante minha visão de jogo, e a criatividade, sem sombra de dúvidas.

Dentro de campo VG, já atuou como Meia, 1° e 2° volante, lateral direito e ponta esquerda. Exerce como maior papel a função de meia, e ele explica "jogo no meio, para mim é o coração do time, pois tudo passa por ali, tanto ofensivamente e defensivamente, sou um atleta autêntico, mas gosto de aprender com atletas que já tenham boas bagagens com o esporte, nunca sabemos de tudo e não somos melhores que ninguém, uma palavra amiga, um conselho, com certeza vale a pena, e isso se dá em virtude do trabalho em equipe, pois nesse esporte, é um ciclo, ora estamos ajudando outra hora sendo ajudado seja dentro ou fora de campo, um bom trabalho em equipe faz com que o time chegue longe."

Como bem sabemos o apoio familiar e de amigos é algo primordial na vida de um atleta, e na vida de VG isso não é diferente "desde que comecei, meu pai sempre foi um apaixonado pelo futebol, ele e minha mãe nunca soltaram a minha mão por nada, isso sempre foi o que me deu confiança e vontade de vencer," pontua.

Durante o Bate Papo de Craque, em uma participação AO VIVO, sua mãe e sua namorada, expressaram o apoio ao mesmo, que na situação o mesmo pode acompanhar detalhadamente essa homenagem, elencada por elas.

Marcos Dhiovane, amigo de VG há mais de 5 anos atleta também, conta que Victor é um atleta muito dedicado e esforçado, "sem via das dúvidas a confiança que ele passa como amigo é a mesma dentro de campo, se eu dou a bola eu sei que volta, acredito muito no potencial dele e creio que chegará muito mais longe do que ele mesmo imagina.".

Nicolas Couti, também atleta, detalha o amigo como sendo um SONHADOR, "o admiro por ser muito focado, não desiste nunca, sua determinação é um espelho para toda a rapaziada mais nova que o conhece ".

Alderlan Nogueira, é atleta e já atuou no Nauas com VG, em Cruzeiro do Sul, no Acre, ele considera Victor um atleta muito inteligente e prestativo, focado em seus objetivos e um verdadeiro lutador, sempre correndo atrás do que que e isso é inspiração para qualquer um, a ele desejo toda a sorte do mundo".

Seu roteiro é intenso, "trabalho, treino e jogo, não paro de jogar, sempre atuo aqui pela região, para não perder o ritmo, pois não sei o dia de amanhã. O futebol para mim é tudo, se hoje sou uma pessoa boa, foi devido a esse esporte maravilhoso. Sou profissional, então onde eu estiver será muito bom. Sonho em jogar no Palmeiras, Real Madrid, acho que todo jogador sonha em um dia chegar na Europa, tenho vontade de jogar em vários clubes também, um deles é o Flamengo, entre vários outros, igual disse, sou profissional e qualquer clube aonde eu esteja, eu estarei feliz, sei que para estar no mais alto nível de rendimento preciso me esforçar dia após dia e é isso que motiva.

Ao ser sanado sobre sua própria análise de trajetória ele elenca "foi e ainda é muito sofrida, tive momentos maravilhosos, mas também momentos ruins, por isso além de ser maravilhosa e cheia de história para contar, foi e ainda é bem sofrida. Tenho minhas qualidades, mas aprender nunca é demais, sempre vai ter alguém para ensinar coisas que vão fazer as coisas melhorarem, temos que ter humildade para ouvir e aprender. Para que tudo flua, considero o treino como o espelho do jogo, sempre levei muito a sério, se tive um bom desempenho na semana, no dia do jogo provavelmente seja a mesma coisa ou melhor, sempre matei um leão por dia independente da situação."

Desafios e Oportunidades: Victor destaca que a vida de um atleta é pautada por inúmeros desafios, morar em alojamento é uma delas "Já morei em alojamento várias vezes. Eu sempre tive muita facilidade com isso, entrosamento com os demais, então sempre foi bom, muitas histórias e aventuras para contar, foi algo que me tornou mais maduro, pois saímos do comodismo e nos tornamos mais aprimorados naquilo que fazemos, como desafio maior, considero que muitas vezes a idade, a falta de oportunidade, o medo de não conseguir, é algo que precisa ser superado, então mesmo sabendo que fácil nunca foi, nunca será, mas que todos os dias irei batalhar, me dedicar, para um dia da glória, poder exaltar. Pois, com o futebol aprendi a dar mais valor nas coisas simples da vida, no abraço da família, no conforto, me tornei uma pessoa humilde e agradecida.

Para concluir ele enfatiza sobre a questão do desenvolvimento, que é algo essencial para o crescimento "o foco em geral é algo bem complicado, mas sempre consegui lidar, vemos os amigos saindo, a família saindo, mas tu não podes pelo fato de ter treino, ter jogo, ou mesmo não ir para se preservar mentalmente, sem contar com as coisas da vida, do mundão, o foco é bem difícil, mas tem que saber lidar caso queira chegar ao êxito. Temos que fazer sacrifícios para poder ter algo melhor, o desempenho varia bastante do seu foco, se você tem um bom foco, consequentemente seu desempenho será melhor. Graças a Deus e a esse foco já fui campeão da copa Paraná Fut7 algumas vezes, cheguei em semifinal de paranaense, fui campeão de copa metropolitana, já fui melhor jogador de alguns jogos, várias medalhas de campeão no futsal quando era mais novo... Enfim, várias coisas, que guardo no coração, mas que anseio todos os dias continuar agregando bons resultados como esse em minha carreira, em minha trajetória.".

Notamos que pelo seu carisma, Victor é um jovem muito querido por todos, e claramente que nossa reportagem não poderia deixar de ter a contribuição daqueles que o amam e o admiram, o trio ali acima destacado, nos ajuda a contribuir com o que vem a partir de agora.

Lucia Varaldo, mãe de Victor aponta que o atleta é esforçado em tudo que faz "além de ter muito orgulho do meu filho, de ver sua persistência, vivo todo o esforço junto com ele, apoiando e incentivando sempre, rezo a Deus em todos os momentos pedindo que Ele lhe proporcione a Vitória.  Como cristã, creio muito na passagem que fala Jesus disse pedi e lhes será dado, batei e a porta vos será aberta, e creio que a Ele logo uma porta será aberta".

O pai, Marcos Roberto, completa esse momento "Ser pai é o melhor presente de Deus, uma benção, um amor infinito, um amor inexplicável, um sentimento muito forte. Melhor ainda quando somos reconhecidos temos o respeito somos admirados e tenho o orgulho de um filho abençoado dedicado esforçado focado no seu sonho. O que sempre digo a ele e aqui faço questão de escrever é Tu não podes desistir de sonhar pois sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho então vai em frente meu garoto e sonha grande pois a vitória será gloriosa e abençoada por Deus."

Kamilly Cardozo, namorada, conta no seu ponto de vista, qual a maior evolução o futebol causou na vida do atleta, "acredito eu, que o Victor tenha evoluído ainda mais após ele ter ido para o Acre, pois mesmo sendo um lugar para onde ele não tinha muito conhecimento, um local longe de tudo e todos, família amigos etc, ele mostrou que ali ele estava disposto a ir para qualquer lugar pelo sonho dele com tudo aquele que os pais lhe ensinaram!

Acredito que esse tenha sido o momento também, pelo motivo de tudo o que aconteceu lá, por ele ter conseguindo fazer tudo mesmo longe da família, ele evoluiu no futebol, ele aprendeu que tudo acontece como tem que acontecer, e que tudo é possível. E nós como família e amigos nunca vamos deixar de motivar e apoiar ele, independente do canto do mundo em que ele esteja.

Gustavo Lúcio, amigo do atleta, enfatiza que VG é um atleta visionário "dentro de campo é um cara que não entra pra perder, independente do jogo ele dá sempre o seu melhor…é o cara que você não quer jogar contra. Fora de campo é um cara brincalhão demais, descontraído que deixa sempre o clima leve. Admiro demais como pessoa e é uma honra poder tê-lo no dia a dia.

Já Leonardo de Lara, aponta a maior virtude do amigo, "sempre foi um amigo diferente dos outros, estando perto ou longe, a amizade que ele proporciona é diferente de todas que tenho. Mesmo sendo mais velho que ele já via que ele estava à frente do pessoal da nossa idade, tanto em questão de pessoa quanto em foco nos objetivos, futebol e futuro.  O considero muito carismático e um ótimo amigo", pontua.

Igor Garcia, pontua a FÉ de Victor como sendo aquilo que lhe motiva a chegar mais longe em sua carreira, "como amigo, e sob a minha percepção o destaque mais importante nessa trajetória do Victor no meu ponto de vista é, sua fé, fé em acreditar que nunca é tarde. Que se você colocar dedicação, disposição e deixar o medo para trás pode chegar muito mais longe do que já imaginou, isso me motiva e pra mim é o que se destaca nele."

Semelhante a isso, João Pedro, considera que o futebol na história de VG, tenha sido o maior divisor de águas em sua história "o futebol está no sangue dele desde que ele se entende por gente, ele ama o que faz, e por amar tanto o futebol, ele também ao longo do tempo se machucou muito por frustrações, mas nunca desistiu e não vai desistir até conquistar! Ele não quer ser mais uma pessoa comum que segue o roteiro de nascer, estudar, trabalhar e morrer… não, não; ele quer ser diferente, ser o destaque, onde todos possam olhar para ele e além de reconhecer o esforço, se inspirar nele a lutar por aquilo que ele ama. Ele não vai desistir até todos, inclusive a família dele, ter orgulho dele.  Então o futebol, foi e é um divisor sim, por que se não fosse o futebol, ele estaria se graduando no ensino superior e já trabalhando em alguma empresa.

O apoio familiar é primordial na base de qualquer atleta é na vida de VG isso não é diferente, e seu Tio, Ediones Rodrigues aborda isso "na vida passamos por alguns momentos de dificuldades em nossas profissões, nem tudo sai como desejamos, mais aos poucos vai tudo se encaixando, e na vida de um atleta também é assim, momentos difíceis também existem, mas no fim os resultados vêm para quem nunca desiste. O apoio ao atleta é de extrema importância, ainda mais quando o atleta é próximo, no caso, meu sobrinho, e é importante apoia-lo pois algumas palavras de incentivo podem ajudá-lo a traçar seu caminho dirigido a sua meta, e enfim chegar a suas desejadas conquistas.", detalha

Seu padrinho, Paulo, enfatiza a dedicação do atleta "o Victor é um rapaz muito esforçado, carismático e cheio de amigos,  desde pequeno gosta muito de futebol e com muita dedicação, esforço e apoio dos seus pais ele está onde está hoje, tenho muito orgulho de vê-lo correndo atrás dos sonhos, buscando conquistar muitos títulos e nunca desistindo, sempre que caiu se levantou, ergueu a cabeça e seguiu em frente, pois sempre confiou que com Deus tudo é possível e só acreditar, confiamos muito nele que vai longe na sua carreira".

Gabriel Lúcio, conta qual a lição aprendeu com Victor em toda sua trajetória, "desde o primeiro contato que eu tive com o Victor eu pude notar que ele era um cara diferente, muito sonhador, puro e focado nos seus objetivos, o modo com que ele enfrenta tudo pelo futebol até a dor, é inspirador, eu lembro muito bem quando ele estava indo viajar com o tornozelo machucado, todos estavam preocupados, mas ele a todo momento não se entregava a dor, dizia que ia dar certo, e de certa forma até deu, talvez não fosse lá o lugar dele, talvez não fosse naquela hora o momento dele, mas ele mostrou para todos que ficaram e que se envolveram com ele que ele está disposto a enfrentar tudo pelo seus sonhos, e isso por si já basta, essa fé que ele tem contagia a todos que estão a sua volta, e eu não tenho dúvidas de que uma hora ele vai se encontrar dentro dos objetivos, porque disposição e fé ele tem de sobra.  Uma pessoa boa, pura e forte para se ter do lado como amigo." frisa.

Por fim o casal de padrinhos Gisele Maria e Marcio Roberto, completam " Confiamos em seu potencial e sabemos que Deus está com ele em todo o momento, por ser o princípio de tudo. Com Deus tudo se torna possível e ele terá com sua garra seus sonhos realizados."

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha