Conheça a trajetória esportiva do atleta Leonardo Gonçalves de São José (SC)

Leonardo José Gonçalves, 22 anos, nasceu em 22 de julho de 1999, em Florianópolis, na famosa Ilha da Magia. Filho de José Leonardo Gonçalves e Eliete Alves, tem ao todo 4 irmãos, sendo ele o mais velho, dois irmãos por parte de pai e dois por parte de mãe, Jonata (17 anos), conhecido como Kaneki, Felipe (15 anos), Kauan (17 anos) e um pequeno de 1 ano e 6 meses. Atualmente mora em São José (SC), cidade essa vizinha de Florianópolis.

Leonardo, conta "esse meu irmão mais novo estou cuidando como se fosse meu filho em virtude disso, aproveito o máximo do tempo que tenho pra ficar com a minha família pois o nosso tempo é corrido e creio que estar com a família nos dias em off é muito importante. Tenho 1 irmã de consideração, pois fomos criados juntos, ela é filha da minha madrasta; como meus pais se separam  quando nasci, eu fiquei com meu pai e ele conheceu a Adriana, que é minha madrasta e cuida de mim desde os meus 4 anos de idade, sendo assim, há considero então também como uma mãe e a filha dela como minha irmã."

Ele narra que teve uma infância humilde, "meu pai era carteiro e minha madrasta trabalhava em uma empresa de alimentos frios, então quando saímos da casa da minha avó, foi tudo conquistado na raça por eles e somos muito gratos por tudo que fizeram, o quanto trabalharam para nos sustentar, apesar de morar numa casa de madeira, pagando aluguel, sempre batalharam para nos alimentar as vezes abriam mão de comer para que pudéssemos se alimentar depois que o meu pai conseguiu passar no concurso público tudo melhorou, nós crescemos também, e tanto eu, como minha irmã, trabalhamos como jovem aprendiz, correndo atrás do que queríamos e hoje vemos como todas as lutas valeram a pena e somos muito gratos por tudo que nossos pais fizeram por nós." destaca.

Sobre seu sonho de ser jogador ele apresenta: "desde a infância, sempre fui um amante do futebol, creio que pela paixão que meus pais tem, isso foi repassado para mim, desde que me conheço por gente, eu já chutava uma bola, porém o tempo foi passando conheci outros esportes e eu sempre fui apaixonado por velocidade também. Com 12 anos, decidi me aventurar no Velocross, um esporte parecido com Motocross, porém sem as rampas e comecei a ter um amor pelo esporte também, quando era criança pensava em ser cantor também, porém nunca tive experiência e creio que isso não seria uma boa praia para mim; já pensei em ser piloto de fórmula 1 quando criança, porém quando crescemos caímos na realidade e vi que não seria possível, então acabei conhecendo o Velocross, tive poucas corridas pois é um esporte que depende muito de investimento e como é pouco visado não se tem tanto patrocínio e naquela época era muito difícil manter, porém depois disso voltei para o futebol, passei por algumas escolinhas e com o passar do tempo já tinha desistido e não sabia o que fazer da vida, estava pensando em alguma faculdade de Educação física ou algo do tipo. No entanto, quando apareceu a oportunidade aos 19 anos, eu agarrei e vi que ainda era possível, infelizmente acabou vindo a pandemia do COVID-19 e acabou adiando meu sonho, no meio da pandemia, apareceu a oportunidade de treinar na Next Academy, onde eu ainda faço parte até hoje, tive bons treinadores que me ajudaram a evoluir, pois eu não jogava muito campo e jogava mais em Society e salão. Com isso, os treinadores que tive foram fundamentais para o meu crescimento e sou muito grato ao Jean e ao Carlos. Esse último é meu treinador até hoje e sigo aprendendo com ele. Ano passado sendo mais específico em agosto surgiu a oportunidade para ir para a Alemanha jogar a 7° divisão e eu acabei agarrando a oportunidade era para mim ter embarcado no início de Setembro porém aconteceu um problema no meu voo e tive que ir só no meio de Setembro atrasando minha chegada no clube e mais uma vez retardando o tempo da realização do meu sonho. Tive que ficar um tempo na Croácia, para passar a quarentena e tomar a vacina, aí no fim de setembro cheguei no clube e foi uma realização de um sonho treinar e jogar na Europa. Foi incrível conhecer outras culturas, novas pessoas, fiz amizades incríveis que levarei pra vida e com certeza tive uma experiência enorme onde pude melhorar meu futebol tanto tecnicamente quanto taticamente."

Ao ser sanado sobre sua principal motivação, Leonardo, conta: sem via das dúvidas, minha principal motivação sempre foi minha família e a paixão que eu sinto por esse esporte, eu não consigo me imaginar fazendo outra coisa, tudo que eu me imagino é dentro do futebol, seja como jogador, como técnico, como dirigente ou como um empresário, sou apaixonado por esse esporte e espero sempre estar por dentro do futebol. Quando era mais jovem, lembro de me ouvir coisas como "Futebol é coisa de empresário", "O futebol nunca vai te dar nada" e lembro disso até hoje, claro que serve como inspiração para mostrar ao contrário que realmente você pode ter chance se trabalhar duro, se dedicar e focar no seu sonho, seja no futebol ou em qualquer outra área, quando era mais jovem não tive um "apoio", porém com o passar do tempo isso mudou e passei a ter; isso facilitou para mim e entendo os lados dos meus pais, pois eu não sei se deixaria meu filho sair para ser jogador em um clube ou sair pra algum outro lugar sozinho e hoje com certeza faço tudo por eles, corro dobrado por eles e sempre vai ser por eles e pelo meu sonho.", enaltece.

Trajetória: Comecei a jogar muito novo com 7 anos e com essa idade fazia parte da escolinha no meu bairro, jogava no terrão mesmo ,na areia, e foi nessa escolinha que tive o primeiro contato no campo, atuava como atacante fazia muitos gols e quando atuei no campo acabei não me adaptando e fui mal, entretanto quando tinha aproximadamente 12 anos o local onde a gente treinava passou por reformas, substituíram a areia pelo gramado sintético e como foi muito tempo acabei trocando de escolinha e fui pra escolinha do Figueirense e tive um combinado com o meu pai, eu tinha que tirar notas boas no colégio e assim eu seguiria na escolinha, como eu era um péssimo estudante acabei ficando 3 meses e assim não fui mais,  depois disso acabamos se mudando pra um bairro melhor e fiquei um tempo sem jogar, apenas jogava brincando no colégio, jogava o interclasses e etc. Com 17 anos comecei a voltar a jogar, porém jogava campeonato Society nos campeonatos da cidade, assim como, torneios também. Com 19 anos meu pai mandou uma foto mostrando que teria uma peneira em Florianópolis e eu fui participar para brincar e ver como iria ser, fui jogar e fui bem, joguei como meio campo armador, consegui dar assistência e fui convidado para seguir a sessão de testes no Rolândia, no estado do Paraná, logo quando cheguei tive que me adaptar com a formação que o clube jogava que era o 442 e eu teria que fazer um meia de beirada e eu como gostava de jogar como meia armador, entretanto, me analisando hoje, creio que fui mal por não ter tanta experiência e não saber o posicionamento de um meia de beirada na época, e ainda veio a onda do covid bem na semana que eu estava então nem completei minha avaliação e logo voltei. Foi onde surgiu a Next Academy , nessa oportunidade fui jogar como Lateral mudando minha posição novamente e foi onde eu me encontrei, tive ajuda dos meus treinadores que me auxiliaram bastante, Carlos e Jean, e no meio do ano passado mais exato em Junho de 2021, um goleiro da Next foi para um clube da Alemanha, o FCA 04 Darmstadt e me falou que estavam precisando de atletas que queriam que fosse mais brasileiros e ele me indicou e eu acabei indo e fiquei 3 meses lá, foram 3 meses incríveis, porém foram também 3 meses de muita luta e talvez até um pouco de decepção pode se dizer, pois eu tive que aguardar minha documentação ficar pronta e isso levou quase 1 mês e durante um treino eu acabei lesionando meu púbis e foi aonde eu acabei me decepcionando comigo mesmo; não conseguia acreditar, como eu nem tinha sentido na hora e tinha sido convocado para o meu primeiro jogo, logo, no aquecimento eu comecei a sentir e já acabei ficando de fora o campeonato todo e isso de qualquer maneira foi muito decepcionante para mim, até hoje eu me cobro muito, pelo fato de não ter conseguido participar, no entanto, creio em Deus e sei que nada acontece por acaso, e graças a esse amadurecimento, diariamente dou o meu melhor para que o êxito possa surgir.

Para Leonardo de toda sua trajetória, o momento mais marcante foi chegar na Alemanha, ter feito bons treinos, assim  como,  ter sido chamado para conhecer uma nova escola de futebol, "a escola alemã, foi sensacional, pude aprender como é a dinâmica do futebol europeu, e ali entrar em campo pela primeira vez foi a realização de um sonho, hoje o meu maior objetivo no momento é me tornar profissional, pois ainda não me profissionalizei, isso com certeza seria a realização de um sonho e espero no futuro ser campeão de competições, poder seguir no futebol e continuar fazendo o que mais amo e também espero um dia voltar a Europa pois eu gostei muito do futebol lá, pude me adaptar rapidamente e gostaria com certeza voltar pra Europa. Tenho o objetivo também de me tornar uma pessoa melhor, poder aprender ainda mais com pessoas do ramo e evoluir sempre mais a cada dia tanto no futebol, quanto na mentalidade, no físico e com certeza como ser humano.".

Como bem sabemos,  a vida de um atleta é pautada por muitos desafios, entre eles, uma correria constante, Leonardo, apresenta a sua "atualmente estou na Next Academy não tenho uma rotina diária, geralmente na segunda-feira de manhã eu faço um exercício em casa e a tarde eu treino com a equipe, as terças, treino em casa e não tenho turno quando eu sinto vontade seja de manhã, tarde ou noite eu treino, quarta de manhã uns exercícios e a tarde treino com a equipe, já na quinta e sexta é como terça, geralmente treino mas eu não tenho turno diário quando eu tenho vontade eu faço meu treino, sábado eu fico em off e domingo geralmente tem treino ou jogo pela Next mesmo.".

Sobre sua maior qualidade ele evidencia "minha maior qualidade dentro de campo é ser competitivo não querer perder uma bola dividida é literalmente ganhar ou ganhar, quando entro em campo tudo se torna uma guerra, sempre dou o meu melhor em campo e fora de campo eu creio que a minha maior qualidade foi nunca ter perdido minha essência, sendo humilde com qualquer pessoa independente se for meu amigo, se for uma pessoa com uma condição financeira melhor ou menor, então eu creio que essa é minha maior qualidade.", completa.

Em campo Leonardo, já atuou em diversas funções "quando comecei, dos 8 anos até os 13 anos eu atuava como atacante, quando fiz 14 anos fui pra escolinha do Figueirense e foi onde o meu antigo treinador Wendell me trocou de posição, acabei indo jogar de meia-direita e depois fiquei um tempo sem jogar campo e jogava mais futsal e Society jogava mais como ala, quando fui fazer a peneira no campo decidi fazer como meio-campista/armador e fui bem, consegui passar e joguei como volante lá em Rolândia também. Quando voltei, fui pra Next Academy passei a atuar com lateral direito, foi nessa adaptação que me encaixei melhor, fiz um último jogo pela Next também como zagueiro, ou seja, já atuei praticamente em todas partes do campo menos como goleiro.".

Leonardo conta um pouco de como foi o apoio familiar dos primeiros anos de sua trajetória, até os dias atuais: "Na verdade não tinha o incentivo dos meus pais no começo, quando era mais jovem meu pai, meu tio me falava que futebol não levava a nada que eu tinha que estudar, que tinha que seguir trabalhando, não deveria deixar minha responsabilidade e sempre trabalhar e estudar. Quando eu tinha 12 anos meu pai me levou numa peneira do Figueirense, porém na época eu sinto que eu não estava preparado atuava como atacante. Fiz 16, fui numa peneira da Ponte Preta se não me engano, já estava trabalhando e acabei perdendo meu dia de serviço e infelizmente não passei, fui melhor jogando como meio campista, mas ainda não foi o esperado e quando eu já estava com 19 anos, em dezembro de 2019 meu pai mesmo me enviou algo de uma peneira que teria em Florianópolis de uma empresa de empresário e até eu achei meio estranho, meu pai que sempre pedia para mim estudar, que falava que o futebol nunca levava a nada eu achei estranho, mas eu fui lá e fui tranquilo, fui meio que sabendo que não ia passar e fui jogar um campo pois não jogava a muito tempo, então eu fui e acabei passando, joguei bem e vi que agora já estava mais preparado jogando como meia ; em março de 2020 eu fui para o Paraná jogar no Rolândia e foi onde ele já me deu um apoio maior e minha mãe me deu total apoio quando eu era mais novo minha mãe nunca tinha me visto jogar e eu acho que minha mãe nunca me viu jogando para valer ainda, mas quando eu era mais jovem não sei dizer se ela apoiava ou não, porém quando fui pro Paraná ela me deu total apoio e meu pai também, eu já estava trabalhando e fiquei um tempo fora do serviço, como trabalhava de motoboy para mim foi tranquilo e quando cheguei lá fiquei pouco tempo e logo voltei pois teve a pandemia do COVID-19 e foi onde conheci a Next e os dois me apoiaram também. Quando tive a oportunidade de ir para a Alemanha me deram total apoio, sai do serviço, tinha carteira assinada vendi minha moto e fui com tudo, depois que voltei, meu pai seguiu no caminho de pedir pra estudar e largar o futebol, porém eu não desisti do futebol, em uma conversa com ele eu expliquei todos meus planos e eu vi que ele apoiou, hoje os dois me apoiam e sou muito grato pelos pais que são, no final, entendo, que só queriam o melhor para mim e meu pai sabe que esse mundo do futebol é complicado, porém é meu sonho e eu sigo firme e vou continuar até o fim.".

Por ser um esporte coletivo, o futebol requer do atleta algumas responsabilidades e fases, a serem vividas e morar em alojamento é uma delas, "é muito complicado, quando você convive com muitas pessoas, acaba tendo conflitos, tem tarefas domésticas e quando um acaba não fazendo surgem as confusões, você não consegue ter sua privacidade, eu pelo menos, gosto muito de ficar sozinho e repensar sobre algumas coisas as vezes, principalmente depois de perder um jogo ou ter feito um jogo ruim, ou por ter brigado com a namorada ou alguma outra pessoa; estar longe da família é muito complicado e você tem que ter confiança nos colegas de equipe, pois fica tudo exposto e se sumir você nem sabe quem pegou, embora exista esses percalços é valido destacar que nessa fase temos um amadurecimentos constante. Não só escuto como eu peço conselho. E creio que é muito importante pedirmos conselhos, pois as vezes o seu colega tá vendo algo que você não vê, as vezes ele é mais experiente que você e já passou por aquela situação, então eu creio que ouvir é muito importante, é sempre importante ter um feedback das pessoas e pegar um conselho que pode ser importante para você no futuro, ou no momento atual, então eu acredito sim que é muito importante ouvir o próximo seja em qualquer ocasião, pois sempre uma pessoa pode ter algo a te ensinar e agregar na sua vida.", pontua.

Quanto ao trabalho em equipe, uma outra característica importante ele enfatiza "para mim é quando um grupo se une e buscam todos juntos o mesmo propósito e estão sempre prontos para ajudar um ao outro, quando um erra o outro vem e ajuda, dando conselhos, o companheiro ter noção do erro e saber reconhecer é importante, e entender o que é melhor pra equipe é primordial, assim, quando você acerta e é elogiado e também elogiar o companheiro quando acerta, demonstra-se o espirito de união, comprometimento e humildade. As vezes nem precisamos ser melhores amigos lá fora, podemos até não se dar bem, porém quando estamos juntos pelo mesmo propósito e quando estamos trabalhando juntos temos que estar unidos pelo propósito de todos.".

Ao abordar os maiores desafios em sua trajetória ele conta "na vida de um atleta você sempre vai ter muitos desafios pela frente e com certeza eu tenho também, a gente tem muitas tentações em questão de festas e sair pra beber com amigos, graças a Deus eu não gosto de bebidas alcoólicas e as vezes acabo comendo uma coisa que não gosto apenas pra manter meu peso e não ficar fora de forma, temos que abrir mão de comer besteiras, e temos que treinar pra levarmos nosso corpo ao nível máximo, no entanto o maior desafio é abrir mão de estar com a família e ir para um lugar onde você não conhece para realizar seu sonho, eu sou muito apegado à minha família então isso é o que mais me faz falta quando estou por aí, na busca pelos meus ideais.".

Sobre sua forma de trabalho, ele detalha minuciosamente sua forma de preparo "para ser sincero, nem todo treino eu dou o máximo de mim, as vezes no treino a gente acaba arriscando um pouquinho mais, tira o pé as vezes em uma jogada, claro você joga com vontade, mas eu acho que é um 80%, eu gosto muito de treinar, porém o jogo sempre é jogo, todo jogador gosta é de jogo, eu levo os treinos muito a sério pois sei que é ali que eu posso evoluir e é ali onde eu posso errar e arriscar algo que as vezes eu não tenho tanta confiança de fazer e ir aprimorando pra quando chegar no jogo estar confiante e poder realizar a situação que já se passou no treino; quando você chega num clube você precisa dar o seu melhor nos treinos, pois geralmente quando você chega, ou já tem um time pronto ou ainda não tem ,se não tem é a sua oportunidade de mostrar seu valor ao treinador e mostrar que você pode ser titular e que ele pode confiar em você, e se já tem alguém de titular e você quer realmente ser o próximo, terá que ser melhor que ele nos treinamentos e estar preparado pra quando aparecer sua oportunidade ,pode ser que seu treinador confie em você e de uma chance pra você no jogo e tudo que você fez no treinamento, terá de repetir no jogo e até melhor, o outro atleta pode se machucar pois isso acontece no futebol e você tem que estar preparado, o outro pode estar suspenso por cartões e você vai ter que estar preparado então os treinos é muito importante para mostrar seu valor ao técnico, porém o jogo é a sua oportunidade de exibição, onde você pode se mostrar ao público e aos outros clubes e outras pessoas, empresários e etc. Então eu creio que um leva ao outro, o treino é pra você se preparar e o jogo é para mostrar que você está realmente preparado.

Complementando esse aspecto ele ainda se pronuncia, sobre a questão do pré e do pós-jogo, duas etapas que todo atleta precisa passar em cada jogo, "ambos são muito importantes, no pré-jogo é importante pela sua alimentação e pela sua mentalidade, a forma de como você vai chegar no jogo, as análises de atuação do adversário e saber como vai estar preparado para partida; no pós-jogo eu acho importante pois tem duas situações, o pós ele pode ser doloroso ou ele pode ser com muita alegria, por exemplo se seu time tomou uma goleada, você provavelmente vai sair do jogo desolado e vai pra sua recuperação, cuidar do seu corpo, triste com o acontecido e isso você pode acabar ficando decepcionado consigo mesmo e pode acabar levando isso pra frente e ser frustrado por um bom tempo ou você pode erguer a cabeça e vir mais forte ainda, já quando seu clube ganha, vem a felicidade você faz tudo animado e geralmente você faz uma resenha com o grupo e fica um clima bacana com todos, a sensação de dever cumprido e você também vai ter que cuidar de seu corpo porém com um clima muito bem humorado."

Sobre os times que almeja atuar ele cita três como principais: Milan, Flamengo e Figueirense, são os times que eu torço e sou muito apaixonado pelo Milan e Figueirense. O Flamengo é mais uma questão do meu pai e da torcida enorme que tem e jogar no Maracanã com certeza é o sonho de todo jogador de futebol brasileiro, jogaria também no Palmeiras pela paixão que minha mãe tem por esse clube e gosto muito do Santos também, mas com certeza a gente almeja clubes grandes e grandes ligas do futebol como Real Madrid, Barcelona, Liverpool e etc. Como eu já havia falado antes, eu sempre gosto de escutar o que meus colegas de equipe tem a dizer, pois é algo que pode me levar pra frente, ele pode estar vendo algo que ele já passou e eu não, as vezes um errinho seu e seu colega te avisa, você pode evoluir muito com isso e acho muito importante essa troca de experiência para ambas pessoas e consequentemente para toda a equipe e isso vai passando de pessoa para pessoa e todos podem se ajudar, então acho muito importante essa troca de experiências e me considero sim um atleta disponível a evoluir, mesclando com minha autenticidade. Nesse aspecto todo, vejo minha história como uma trajetória curta até o momento, porém já acho uma trajetória bonita, com várias pessoas me ajudando; seja dando um apoio para ir pra outro país e jogar e acabei conhecendo pessoas maravilhosas que eu pretendo levar pra vida, tive muitos ensinamentos, tanto em campo como fora dele também, tive uma aproximação maior com Deus, através das pessoas que conheci, uma delas é um outro atleta amigo meu, chamado Felipe Biondi o conheci na Croácia ele foi um anjo que Deus enviou na minha vida e me fez olhar o caminho de Deus e sou muito grato por tudo que já foi feito até aqui e por todos que me ajudaram e ainda me ajudam para seguir esse sonho."

Felipe Biondi, atleta, enaltece a figura do amigo "sem dúvida nenhuma o Léo é bom jogador e muito esforçado, infelizmente não teve muitas oportunidades, mas é um menino de ouro, continua buscando o sonho, e mesmo assim trabalhando para ajudar nas despesas de casa, sou fã dele como atleta, mas principalmente como pessoa, sendo incrível, grato, esforçado, não tem orgulho e agora está nos caminhos de DEUS e isso é o que me orgulha tê-lo como amigo";

Sobre a maior revolução causada pelo futebol em sua vida ele conta " creio que foi ter me levado para Europa, ter conhecido uma nova cultura, um novo fundamento de futebol, novas táticas, tive que aprender a me virar sozinho e em outra língua, e eu evolui muito como ser humano e ter conhecido pessoas incríveis através do futebol, mas também o futebol foi fundamental para minha saúde mental e física, e foi importante para a minha maior aproximação a Deus."

Ainda nesse ponto, ele fala sobre o foco e o desempenho necessário "é importante você manter o foco naquilo que você quer, se você quer ser um atleta se mantenha focado, se mantenha treinando intensivamente, cuide da sua saúde mental e física, continue não ligando para críticas de pessoas que não agregam em nada, escute pessoas que querem o seu bem e te motivam de forma construtiva para melhorar seu desempenho; você mantendo o foco o desempenho vem naturalmente, quando você é um atleta de alto nível é importante manter o desempenho sempre, como já fiz o ditado Deus ajuda quem trabalha, então trabalhe, continue tendo muita fé que Deus vai honrar.

Para concluir, ele fala sobre a importância do futebol em sua vida "o futebol tem muita importância na minha vida, desde que me conheço por gente eu sou apaixonado por futebol e quando comecei a jogar eu vi a alegria de fazer um gol, podia ver a felicidade no rosto dos meus colegas de equipe, fazíamos comemorações juntos e éramos muito unidos mesmo que era criança e nem entendia muito sobre isso, quando cresci pude perceber como foi muito importante todo o processo e o futebol foi muito importante para minha vida, o futebol me salvou, me transformou em uma outra pessoa, o futebol me deu uma saúde mental, quando eu tinha em torno de 15/16 anos eu tive uma depressão, acabei me envolvendo com coisas erradas e pago o preço até hoje por isso, não tenho orgulho disso e me sentia sempre muito pra baixo, quando eu voltei a jogar futebol, minha alegria voltou, eu voltei a ser uma pessoa pra cima, hoje eu tenho uma autoestima, posso me sentir uma pessoa boa, me sinto feliz com minha pessoa e o futebol me fez ser essa pessoa forte,  batalhadora, me ensinou a correr atrás dos meus sonhos, me mostrou o quanto eu sou bom e eu sou muito grato ao futebol por ter me salvado, o futebol também me deu uma saúde física, pois eu não me importava com comida ,comia somente besteira, não era nenhum pouco saudável e hoje eu tenho um cuidado enorme com minha saúde, o futebol também foi importante por me conectar mais com Deus pois foi através de uma amizade que o futebol me deu, eu me reconectei com Deus e hoje eu quero conhecer mais do Senhor, hoje eu estou lendo a Bíblia e eu quero sempre adorar a DEUS, então o futebol foi e é muito importante me ajudando a se tornar uma pessoa melhor, me ensinando a trabalhar em equipe e me fazendo ter cuidado comigo mesmo. Concluo deixando aqui o meu agradecimento ao meu amigo Advaldo, que tem me dado o total apoio e sou grato pela oportunidade que ele tem me dado e toda a sua equipe pelo trabalho sensacional que estão fazendo e dando oportunidade para jovens atletas assim como eu. Gostaria de deixar o meu agradecimento a minha família, minha namorada e amigos e com certeza toda honra e glória a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha