Conheça a trajetória do atleta Taylon Gonçalves, de Belo Horizonte (MG)

Taylon Gonçalves,18, mora em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, filho de Livia e Adelino é o único filho do casal. Ele conta que seu primeiro presente foi ligado ao futebol e em virtude disso os caminhos fluíram para que se tornasse um atleta desta categoria "Quando eu nasci já me deram uma bola de futebol, então desde criança sou apaixonado pelo futebol e sempre tive o sonho de ser um atleta. Minha família toda é completamente apaixonada por este esporte, então tive todo o incentivo em seguir a carreira de atleta de futebol", detalha.

Sobre motivação para seguir nessa área ele conta "É difícil falar sobre motivação, pois não são todos os dias que acordamos motivados, porém temos que tirar forças para seguirmos, no entanto o meu combustível para esse processo seria a disciplina, ou seja, a ponte que liga nossos sonhos a realidade. No entanto, considero também como sendo algo muito valioso a minha família como base, que é de onde eu tiro minhas forças e me motivo a continuar realizando meu trabalho."

Taylon ainda completa "no meio do futebol eu tenho como inspiração o Hulk, jogador do Atlético Mineiro, tanto dentro quanto fora de campo, visto que, ele possuí uma metodologia semelhante a minha, que é sempre estar treinando para se aperfeiçoar, pois o sucesso é treinável, quanto mais a gente treina mais craque ficamos.".

Claro que também me inspiro na história de vida do Cristiano Ronaldo, que veio de uma família humilde e conquistou o mundo, sem contar também que ele sempre ressalta a importância do treino e da alimentação saudável que é essencial na vida de um atleta de alto nível. É valido ressaltar também a história de José, na bíblia, narra que José era um jovem sonhador, que se tornou o governador da maior civilização da sua época, Ele foi traído e humilhado pelas pessoas que ele mais amava e mesmo assim, nunca desistiu dos seus objetivos, e isso se assemelha muito com minha história, esse compacto de inspirações é responsável pela minha evolução diária também".

Trajetória: "Comecei no futebol com seis anos, minha mãe me colocou numa escolinha de Futebol Society perto da minha casa, eu treinava duas vezes na semana; quando eu tinha 8 anos comecei a disputar campeonato nessa escolinha, com 10 anos mudei para outra escolinha de futebol society do Cruzeiro que tinha mais visibilidade. De lá, comecei a disputar campeonatos maiores, nesses campeonatos já ganhei títulos, troféus como melhor jogador e artilheiro. Já com 12 anos, também comecei a fazer futsal na minha escola. No futsal disputei vários campeonatos no meu estado que é Minas Gerais, fui campeão de vários torneios e também já ganhei premiações como melhor jogador e artilheiro.

 Quando eu tinha 14 anos eu passei a jogar em campo, fui para o futebol de várzea, nessa dinâmica, fui campeão da Copa Centenário e DFA, depois de 1 ano e meio na várzea decidi mudar para uma Academicy, que me prepararia para o futebol profissional, mudei para um time da cidade ao lado da minha e ali passei a disputar os campeonatos mais visíveis na minha cidade porém não fui campeão de nenhum, meu maior feito nesse time foi ter chegado as quartas de finais da MG-CUP.", pontua.

Sobre sua trajetória ele ainda narra alguns outros feitos "Não satisfeito com meu rendimento aos 16 anos mudei para essa Academicy que eu fazia antes focando em ter uma melhor visibilidade futuramente, com isso veio a pandemia que reduziu muito minhas  possibilidade,  mas continue treinando bastante dentro de casa focado no meu objetivo, logo depois fui para um time da minha cidade para disputar um campeonato só que não obtivemos sucesso e logo depois um olheiro me viu jogando e quis me levar para outro estado, ele queria me levar para Goiás, foi um abalo na minha carreira porque eu não pensava em tão cedo sair da minha cidade e ir pra longe, mas conversei bastante com a minha família e resolvi aceitar essa proposta então com 17 anos eu fui para Goiás disputar o campeonato goiano módulo 2, fiquei lá dois meses, não consegui me adaptar, estava indo bem ,disputei jogos ,fiz muitos gols, consegui render bastante mas o fato da distância da minha família me incomodava muito, então resolvi voltar para minha cidade. Voltei perdido, sem saber por onde eu ir, estava muito abalado e tirei um tempinho para mim, para pensar que eu queria mesmo em minha vida. Estava sem rumo não queria desistir do futebol então voltei novamente para Academicy onde eu estava, desamparado sem saber o que eu ia arrumar pois a idade já estava chegando e estava sem clube, então um companheiro de equipe que jogava comigo na várzea me chamou falando que tinha uma oportunidade pra disputar o módulo 2 do campeonato Mineiro por um time chamado Poços de Caldas e que time estava aberto a avaliações, ele me convidou falando que seria uma boa oportunidade pra mim que eu tinha capacidade de participar então resolvi ir.

Fui aprovado e fui ficar no alojamento que era do lado da minha cidade então todo final de semana conseguia voltar para ver minha família, mas mal sabia eu que esse alojamento ia mudar completamente minha vida. Esse menino que me chamou para fazer avaliação, se chama Leonardo ele é uma pessoa importante na minha história, cheguei nesse alojamento só conhecia ele e ele conhecia mais um menino que chamava Pedro Lucas, então andava nós três juntos e nas primeiras semanas eu comecei a ir bem mas logo da segunda semana adiante o rendimento começou a cair bastante então tive várias dificuldades nesse clube,  eu estava perdido pensando que ia ser dispensado mas esses dois amigos o Pedro e o Leonardo que me orientaram e sem motivo nenhum me acolheram, deram dicas, inspiravam bastante todos os dias ,me incentivavam a continuar. Lembro que várias vezes falei para eles que queria desistir e eles sempre falavam que não, que eu tinha capacidade que era só ter foco e determinação, o tempo foi se passando fui aprendendo cada vez mais com esses dois, eles falando e mostrando o caminho que eu deveria seguir o, caminho que eu deveria persistir e foi onde tudo mudou na minha vida foi a partir desse momento com esses dois que eu tive a virada de chave na minha vida. Passei de um menino que não queria saber de nada, que não levava o futebol a sério que só queria saber de bagunça de festa, para o menino completamente dedicado focado e com clareza no seus objetivos e só tenho agradecer esses dois garotos que fizeram a minha vida mudar.", enfatiza.

"Com a minha evolução continuei no clube por mais alguns meses e a base não estava conseguindo se manter nessa cidade, então a base migrou para Belo Horizonte , então eu voltei a morar em Belo Horizonte com a minha família e iria para os treinos todos os dias, eu já com 18 anos surgiu oportunidade de fazer avaliação do outro time do interior chamado Varginha mas fiquei algum tempo e não obtive sucesso e voltei para Belo horizonte de novo mais uma vez sem saber o que fazer então resolvi ir pro personal aprimorar minhas habilidades então eu tive mais uma  oportunidade de fazer avaliação em outro time da minha cidade que é onde eu estou agora, hoje sou atleta do Inconfidentes, estou feliz e motivado em construir minha história nesse clube e ganhar vários títulos."

Pedro Lucas, também jogador e amigo conta "como sempre no início, tem aqueles que você se identifica", se referindo ele ao que Taylon, declara acima, Pedro continua, "sem via das dúvidas ele foi um dos caras que mais tive empatia no alojamento, começamos a os aproximar tanto dentro, quanto fora de campo, lembro que ele sempre me perguntava várias coisas e sempre pedia conselhos sobre sua vida profissional e pessoal, e isso fez com que tornássemos grandes amigos, foi um grande período de evolução e aprendizado, adquirimos muito conhecimento, tanto pessoais, quanto profissionais isso tudo juntos".

O jogador ainda frisa, "Taylon fora de campo, considero como um irmão mais novo meu, sempre que estamos juntos, tento passar minha experiência já vivida para ele, temos assuntos que resultam em evolução constante em nossa vida, considero ele um cara muito dedicado, esforçado, sempre na busca constante por melhorar seu rendimento, e auxiliar seus demais parceiros de equipe".

Como também é atleta, ele detalha que a vida de um atleta não é fácil e faz algumas ponderações "definitivamente nada é fácil, você lida com pressão de todas as partes, e é testado de diversas formas em muitos momentos cruciais, mas a partir do momento em que você sabe o que quer e o que está disposto a abrir mão, para viver um sonho que é para poucos, você começa a ter uma visão ampliada de quem você pode estar se tornando, todos nós passamos por momentos bons ou outros não tão bons assim, mas precisamos estar em um amadurecimento constante, desejo ao Taylon todo o sucesso do mundo, afinal ele merece e muito tudo isso".

Seu outro amigo, e também atleta, Leonardo, conta que em sua visão Taylon hoje é um atleta mais centrado "ele evoluiu demais, não só como atleta mas também como pessoa, mudando seus hábitos dentro e fora de campo, mais maduro, persistente, dedicado com isso evoluiu fisicamente e tecnicamente, com essa evolução dentro de campo ele tem mais presença nas jogadas aéreas e seu raciocínio hoje é bem mais rápido, como pessoa, destaco como sendo um homem integro de um coração bom, puro e humilde, e muito dedicado no que faz", conta.

Como bem sabemos a vida de um atleta é pautada por muitos acertos e desacertos, Taylon relembra: " passei por altos e baixos várias vezes na minha vida, e sempre foi isso, uma hora em cima outra hora embaixo, então eu tive a inteligência emocional e soube lidar com isso, no entanto, coloco que o que foi mais marcante na minha carreira sem dúvida nenhuma,  minha passagem pelo Poços de Caldas porque foi onde eu tive a virada na minha vida, foi ali que aprendi muito, cresci como atleta e ser humano, sou muito grato aos meus companheiros de equipe e staff do clube pelas oportunidades que eles me deram. Quanto a títulos a fase mais marcante foi na várzea, onde eu ganhei títulos importantes na minha cidade."

Quando falamos sobre conquistas a serem almejadas Taylon apresenta, "meu objetivo é conquistar uma Bola de Ouro, ser considerado melhor jogador do mundo e claro ganhar uma Copa do Mundo, estou treinando bastante para conseguir alcançar meus objetivos, estou focado e determinado e não vou parar até conseguir realizá-los. Minha maior qualidade é a força de vontade, para mim não existe bola perdida, faço muito bem um pivô, sei usar bastante o meu corpo, e claro finalização. Tenho um foco muito grande nos times da Europa, mas no momento eu tenho um sonho de passar pelos clubes como o Barcelona ,Real Madrid e PSG que são os clubes com grande visibilidade e potencial no futebol mundial, sei que para chegar no mais alto nível no futebol, preciso me dedicar, ontem, hoje, amanhã e sempre e isso busco fazer com maestria, haja vista que meu principal sonho nesse processo todo é dar orgulho para minha família e para todos aqueles e aquelas que acreditam em meu potencial".

Falando sobre família, ele considera como sendo o principal pilar depois de Deus em sua trajetória: "desde pequeno sempre tive incentivo da minha família, ela é composta por pessoas que são apaixonado por futebol, então desde pequeno tive o apoio e incentivo e graças a Deus, isso fez com que eu tivesse motivação cada dia mais, toda vez que desanimasse eles me apoiavam e que me incentivam ainda mais, com todos eles me apoiando e me ajudando na minha rotina no meu dia dia isso fez com que eu melhorasse minha alimentação, minha rotina, e as coisas extra campo".

A sua rotina é bem intensa, " meu relógio desperta às 7hrs,  tenho meu momento para mim, medito cinco minutos antes de levantar da cama acho importante para termos um dia mais leve, logo depois tomo meu café da manhã, me alimento bem pois é importante para termos um dia  produtivo, pego duas conduções de ônibus para chegar ao meu time, o treino começa às 9hrs e termina às 11hrs, na sequência faço o mesmo trajeto de volta, chego em casa almoço e descanso, as 15hrs vou para meu segundo período que é na academia, chego em casa mais ou menos no final da tarde como meu pós treino, fico um tempo com a minha família pois considero essencial para nossa saúde mental, janto e antes de dormir leio um capítulo de um livro, é com esse procedimento de leitura que tiro um tempo para o meu  autoconhecimento, depois eu durmo, afinal uma boa noite de sono essencial para um atleta, e no outro dia tudo de novo.", declara.

Dificuldade x Oportunidade: "Já tive duas experiências em alojamento, a primeira foi quando eu mudei para outro estado e fique longe da minha família, foi bastante difícil para mim, mas consegui me adaptar, infelizmente fiquei dois meses no  alojamento, pensei que com essa distância da minha família eu não iria me sair bem, mas consegui render bastante e ajudar meu time, meu psicológico estava muito abalado pela distância então foi uma experiência boa mas também pude tirar um grande aprendizado disso e sem contar que graças à distância, fiquei mais independente e amadureci muito. Minha outra experiência em alojamento foi recentemente, fiquei oito meses em alojamento em uma cidade vizinha a minha, mas por a distância ser pouca, eu consegui voltar os final de semana para ver minha família então acaba que consegui corrigir o problema do outro alojamento, porém não é nada fácil ficar em alojamento, você tem que se virar sozinho, acaba que essa distância querendo ou não interfere um pouco no seu psicológico ,mas é uma coisa que temos que trabalhar em nós mesmo e é uma experiência única ,uma experiência que só vai saber estando lá no alojamentos. Nós que somos atletas de futebol passamos por várias dificuldades diariamente, uma que eu posso ressaltar é a rotina e manter o rendimento no máximo todos os dias que não uma coisa fácil,  um erro que você comete já reflete em semana de treino, então temos que manter a cabeça focada e a disciplina tem que estar em dia pois não é fácil, sei que também temos que dar nosso máximo porque um dia que treinamos mal já pode me dar um prejuízo enorme, então temos essa dificuldade também de manter o alto rendimento todos os dias, devemos também se alimentar bem que que não é fácil porque as vezes queremos comer uma besteira ou outra mas temos que ter a cabeça no lugar, saber que  tudo tem seu momento e o momento não é agora ,outra coisa também que não podemos ficar dormindo tarde ,temos que ter um bom descanso que é essencial para um atleta ,então são essas dificuldades do dia-a-dia. Coisas que pode ser poucas mas para um atleta é muito difícil de lidar. Entretanto é por isso, para isso, e com isso que vivemos, felizes e seguindo os propósitos de Deus para nossa vida, e todas essas dificuldades, são a busca por oportunidade, enfrentando diariamente o processo para termos êxito no final."

Ao ser sanado sobre função em campo, ele nos conta que já fez um verdadeiro rodízio de funções "atuei como lateral-direito, meio-campista; atacante pelas beiradas e atualmente sou centroavante. Creio que minha posição é fundamental para o resultado do jogo, como centroavante a função principal é marcar o gol, ou seja, temos que ser decisivo dentro da partida, sei que na minha posição não recebe bola toda hora, recebemos bem poucas oportunidades mas toda vez que recebemos temos que marcar e ser precisos dentro de campo, nosso time precisa do gol, então é fundamental estar preparado para esses momentos de tensão e momentos decisivos para agregar o placar para o nosso time. Tenho meu estilo próprio de jogar, um estilo que eu posso chamar que é meu, mas me espelho muito nos outros atletas porque creio que eu consigo tirar o melhor de cada um e conseguir me moldar para que eu possa melhorar cada vez mais".

Ele ainda completa falando da importância em ouvir e ajudar, quando necessário "acho muito importante ouvir os nossos companheiros de equipe pois estamos correndo atrás do mesmo objetivo e todos lá queremos o melhor um pro outro, para conseguimos encaixar bem dentro e fora de campo, procuro também orientar meus companheiros para podermos melhorar juntos e conquistar nossos objetivos juntos também, afinal o trabalho em equipe é o que fazemos juntos, futebol é um trabalho coletivo, um depende do outro ,então todas as funções são importantes e é como se fosse uma máquina, cada um fazendo sua função que tudo se encaminha bem, tudo se encaixa bem, um estando bem o outro vai estar também e o time inteiro vai estar fechado com o mesmo propósito; sempre temos que procurar o melhor do nosso companheiro porque isso reflete em nós mesmos e no final vai refletir no nosso trabalho." Completa.

Ainda sobre sua forma de trabalhar, Taylon evidencia " No meu ponto de vista, o treino é o reflexo do jogo, então independente se for só treino devemos dar o nosso máximo, pois o que fazemos no treino reflete no nosso jogos, então procuro sempre dar o meu melhor no treino porque eu sei que assim nos jogos também vou fazer o meu melhor. Precisamos levar em conta também que é no treino que melhoramos nossas dificuldades, devemos estar bem atentos a isso e corrigir nossos erros nos treinos para que possamos errar menos nos jogos e conseguir alcançar nossos objetivos. E por isso considero o pré-jogo como uma fase muito importante, pois tendo uma alimentação e descanso adequado no pré-jogo, nosso rendimento melhora em (100%) o pré-jogo é a base para realizarmos uma boa partida, sabemos que nós gastamos muito durante a partida e não é fácil jogar os 90 minutos, então precisamos estar preparados para o que der e vier, então sempre procuro fazer o melhor pré treino para que o resultado na hora da partida seja o melhor possível.".

Ao analisar sua própria trajetória ele relembra " analiso minha trajetória no futebol como superação, pois consegui superar várias dificuldades, e fico feliz em saber que consegui extrair o melhor de cada lugar que passei. E sobre foco e desempenho são o que mais gosto de ressaltar, incluo também a disciplina, na minha trajetória esses são os três pilares para que possa se sair bem. Sobre o foco, eu tenho a dizer que sem ele, você não consegue chegar a lugar nenhum, precisamos ter clareza no nossos objetivos e ter certeza de onde queremos chegar, sei que vai ter várias objeções para não der certo seus planos, todos nós sabemos que não é fácil, que é claro que tem pedras no nosso caminhos, mas temos sempre que manter focados, temos que saber também superar todas as dificuldades por um sonho maior; já em relação ao desempenho é fundamental pois sem ter um  bom desempenho, não iremos chegar a lugar nenhum e para ter um bom desempenho teremos que cuidar do nosso extra campo que é o que faz nos desempenho dentro das quatro linhas, então uma coisa puxa outra, você estando focado naturalmente o desempenho melhora;  por fim a disciplina é o que faz o desempenho e o foco se manterem, sabemos que não é fácil de seguir a rotina todos os dias mas e a disciplina que nos faz levantar da cama e correr atrás nossos sonhos, a disciplina é o que faz tudo acontecer , a disciplina é a ponte que liga nossos sonhos realidade." Explica.

Para concluir ele pontua "hoje o futebol é extremamente importante na minha vida pois graças a ele eu tenho uma saúde ótima e me proporciona conhecer pessoas maravilhosas, e me faz ter momentos inesquecíveis com minha família e meus amigos. O futebol também me fez melhorar muito como ser humano, sou muito grato ao futebol pelas pessoas que conheci e pelo homem que me tornei hoje. Desde quando eu tive a certeza de que eu queria ser um atleta profissional de futebol minha vida mudou, meus hábitos, minhas rotinas, meu convívio, fez eu abrir meus olhos para as pessoas que estavam ao meu lado, a partir do momento que você sabe o que você quer, seu ciclo social muda, afinal de contas devemos deixar para trás tudo aquilo que não nos leva para frente, sou muito grato as amizades que eu fiz através do futebol, fez eu me tornar a pessoa melhor que sou hoje; claro que é muito bom ressaltar os momentos que o futebol fez eu proporcionar pra minha família, fazer ter estes momentos inesquecíveis então sei que com a minha melhora dentro de campo, vou conseguir proporcionar mais e mais então estou focado no meus objetivos porque sei que o futebol agrega muito na minha vida e na vida da minha família. Ao longo da minha trajetória do futebol eu conquistei apenas dois títulos importantes pelo futebol de várzea, que foi copa DFA e a copa  centenário que eu tenho muito orgulho da minha conquista, no entanto, buscarei conquistar muitos e muitos títulos ainda em minha carreira".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha