Conheça a trajetória de Felipe Biondi: atleta de futebol que atua na Croácia.

Felipe Biondi do Prado, nasceu em São Paulo (Sp), (Zona Norte no Tucuruvi). Atualmente mora em Varaždin na Croácia. É filho de Tatiana Biondi Ramos e de Luiz Cláudio Rodrigues do Prado. Tem um irmão mais novo nascido em 2005, chamado Gustavo Biondi do Prado. "(Curiosidade nossos aniversário sempre caem no mesmo dia da semana, ex: esse ano ambos fazem na quinta) eu dia 15 de Dezembro e ele 17 de Novembro.″

Felipe, detalha sobre como foi que iniciou seu desejo em praticar esportes, até chegar ao futebol "sempre fui envolvido no esporte, mas quando era mais novo me mudei pra Caraguatatuba no litoral norte de São Paulo, e lá o futebol não é uma das principais modalidades da cidade. Então eu fiz judô, fui campeão regional algumas vezes. Depois migrei para a natação, onde fui campeão regional algumas vezes também pelo peixinho e golfinhos. Quando me mudei para Santos em 2012, conheci o futsal e me encantei, em 2015 conheci o campo e aí foi amor à primeira vista. Eu sempre brinquei de futebol, mas antes não era algo tão profissional, a virada de chave foi em Santos mesmo." pontua.

Ele ainda enfatiza "minha principal motivação é tudo que eu passei para estar aqui. Quando comecei era banco da escolinha e as pessoas me zoavam porque eu não tinha uma técnica tão apurada. Então eu sempre treinei muito e depois de 1 ano no campo, já consegui assinar com meu primeiro time o Guarani de Campinas. E, desde 2019 estou jogando na Europa graças a Deus e ao meu esforço. Me inspiro muito no meu pai, porque ele era muito pobre na infância e não conseguiu ser jogador, mas com muito esforço, conciliando trabalho e estudo conseguiu passar na federal de medicina e se mudou para Maceió. Ficou anos sem ver a família, mas se formou e é o orgulho da família." Claro que o apoio materno também é importante em sua vida "eu me inspiro muito na minha mãe. Porque ela sempre batalhou muito para ter o que tem. Ela trabalha muito até hoje, sempre estudando para aprender mais. E em seu trabalho sempre foi premiada pelo seu bom desempenho. Já vi ela virando noites estudando para passar no prova porque não teve tempo durante o dia pois trabalhou o dia todo. Então acho que me espelho nela."

Trajetória: "Comecei a jogar campo com 13 anos em 2015, para alguns é cedo mas para nós que somos do meio, sabemos que é bem tarde, afinal não cheguei a jogar nem sub 11, nem sub 13. Comecei na escolinha do Portuários com o processor “Wawa” Que até hoje é muito meu amigo e sou muito grato por tudo que ele fez por mim. Com 1 ano na escolinha, treinando muito (com a minha categoria e com a de cima todos os dias da semana) e jogando campeonatos regionais e copinhas, fui chamado para fazer uma avaliação no Guarani FC (era para eu ficar 2 semanas em avaliação, graças a Deus no quarto dia eu passei) foi minha primeira federação e primeira vez que fui morar longe de casa (eu tinha 14 anos), isso em 2016. Com 15 anos, fui para o Jabaquara em Santos, era na mesma cidade que eu morava então conseguia treinar com a equipe e fazer treinos específicos no TDF do professor Everson Silva (até hoje quando vou pra casa faço minha preparação com ele, o melhor que eu já tive), lá joguei o campeonato paulista sub 17 no meu ano ruim e evolui bastante como jogador(2017). No ano seguinte com 16 anos (2017), fiz uma avaliação no Brasilis em Águas de Lindóia, e fui aprovado pelo professor Juarez, o treinador e time principal para a virada de chave na minha mente em questão de profissionalismo. Joguei o sub 17 do campeonato paulista lá. Com 17 anos, fui para o Campo Mourão no Paraná (2019), era para eu ficar 2 semanas de avaliação, passei no terceiro dia graças a Deus. Fui inscrito e joguei o paranaense sub 19 pela equipe. Quando acabou o campeonato fui chamado para integrar ao profissional da equipe, porem surgiu uma proposta para Portugal. Como todo atleta meu sonho era jogar na Europa, então eu fui menor de idade (meus pais me emanciparam). Fiquei 6 meses só treinando com a equipe até fazer 18 anos, e em janeiro quando abriu a janela de 2020 fui inscrito no campeonato português sub 19, pelo Sporting Club de Fermentelos. Foi minha primeira vez na Europa e já era o camisa 10 da equipe. Com a pandemia não consegui voltar para o Brasil quando acabou o campeonato, e apareceu a oportunidade de ir para um time Sênior na Espanha, afinal já não era mais sub 19. Pois tinha 18 anos mas faço aniversário no final do ano. Joguei o campeonato espanhol com a camisa 2 em Andaluzia pelo FC Cubillas, a presidenta da equipe é brasileira, a “Lele” e trabalhou no Borússia, temos contato até hoje. Fui para o Brasil após o campeonato e joguei o campeonato mineiro sub 20 em 2021, pelo Santa-Ritense,  nessa época eu já estava com 19 anos. No mesmo ano, após o término do campeonato fui chamado para integrar a equipe profissional, porém fui para a Itália pegar minha cidadania italiana. Na Itália joguei na equipe Senior de Bellizzi Irpino, onde estreei com gol aos 93, na vitória de 2x1 contra o líder, era o camisa 9. No final de janeiro de 2022 antes da janela fechar, fui contratado pelo NK Beretinec na Croácia, clube que atuo hoje em dia (porém agora como europeu, pois sou cidadão italiano também). Sou o camisa 10 da equipe aqui.".

Como bem sabemos a rotina de um atleta não é nenhum pouco fácil, nesse sentido ele apresenta sua rotina: "Aqui na Croácia, minha rotina é bem puxada. Na Segunda-Feira eu vou na piscina relaxar os músculos (porque sempre jogamos no domingo à tarde), na terça pela manhã eu faço membros inferiores na academia e de tarde treino com o grupo. Na quarta-feira, pela manhã faço academia membros superiores e treino com a equipe de tarde. Quinta, faço um trabalho de mobilidade, alongamento e core pela manhã e na parte de tarde um treino específico no campo, para melhorar alguns defeitos e aprimorar as qualidades. Sexta pela manhã faço trabalho de explosão e velocidade e de tarde treino com o grupo novamente. No sábado, descanso. E no domingo como já dito a cima tenho jogo na parte da tarde. Eu tomo suplemento também, creatina todos os dias, Bcaa pré e pós 1 dos treinos, tudo isso para aprimorar e ter êxito em meu cotidiano.

No futebol é conhecido como coringa, "comecei como volante, após quebrar o braço e treinar com gesso, comecei a treinar na lateral para não machucar ninguém, afinal sempre marquei muito forte. Gostei e adotei essas duas posição. Quando vim para Europa, por ser Brasileiro e ter uma boa técnica. Comecei a jogar de meia e de ponta. Atualmente na Croácia, sou volante e meia, porém no último jogo, joguei o segundo tempo como falso 9 (centroavante). Hoje no meu time jogo de volante e meia, acho que a minha principal função em campo é a liderança. Eu me entrego muito em campo e marco bastante. Inclusive me inspiro muito no Modric, pois está em todo lugar do campo e tento fazer isso também. Ataco, defendo. E chamo a responsabilidade do jogo pra mim. Quando está muito pesado é difícil sair e jogar, eu busco jogo e tento criar algo. Isso porque eu creio que quando eu tomo essa atitude a equipe se motiva e começa a melhorar também.", valoriza ele a importância da equipe.

Ainda sobre esse assunto ele enaltece o trabalho em equipe "minha maior qualidade fora de campo, acho que é ser de grupo. Sou muito alegre sempre e mesmo quando estou triste tento arrancar sorriso das pessoas, brincando e etc. E em campo, acho que a minha competitividade e liderança, eu odeio perder, e se tiver que correr por todo mundo eu corro, mas cobro muito dentro de campo. A mim mesmo e aos meus companheiros. Trabalho em equipe para mim, é o ponto mais fundamental no futebol. Afinal, quantas vezes vemos times que no papel são mais fracos, ou tem menos técnica, mas por serem amigos, correrem um pelo outro, trabalharem verdadeiramente em equipe, vencem jogos e até campeonatos. Um exemplo que eu gosto muito é de quando o Leiceter foi campeão da Premier League. Ninguém esperava. Somente o grupo e o treinador. Com isso, com toda certeza, principalmente dos mais velhos e mais experientes sempre busco ouvir os conselhos necessários para o progresso. Acho que é uma forma de evoluir. Afinal não sabemos de tudo. E sempre tem algo a melhorar. Eu penso que se a pessoa se preocupa a ponto de ir falar com você e te aconselhar, ela realmente quer seu bem e sabe que você pode melhorar. Uma coisa que tenho comigo, não aconselhamos quem não gostamos e quem a gente acha quem não tem como fazer melhor, por isso sempre estou aberto a evoluir", diz.

Apoio familiar: Nem sempre o apoio familiar é presente na vida do atleta, no entanto, faz-se necessário destacar algumas ponderações, e Felipe conta detalhe de sua trajetória nesse aspecto "Quando eu comecei sim, havia muito apoio, meus pais me apoiavam muito. Eu era novo e em meio a tanta perdição, por conta do futebol eu sempre me mantinha focado e conheci a Deus graças ao esporte. Porém agora mais velho, meio que deu uma dividida. Meu pai e a parte da família dele me apoia muito, porque sabem o quanto eu treino, batalho e veem a minha constante evolução. A minha mãe e a família por parte dela, já não apoia tanto. Acha que eu preciso estudar, fazer uma faculdade e não ficar jogando futebol. Graças ao futebol, hoje sei falar 4 línguas e estou aprendendo a quinta. Eu fiz curso de Marketing e Design. Jamais descartei essa hipótese, pois sim, quero fazer faculdade, só estou esperando me encaixar em uma equipe com mais estrutura, uma divisão mais alta para poder conciliar melhor meus horários, mas eles não entendem.  Como tenho 20 anos, acham que estou velho para o futebol. Mas nós que estamos aqui na Europa, sabemos que esse pensamento é realmente brasileiro, eles não me desmotivam, no entanto, já que estou aqui, faço meu trabalho bem feito para dar orgulho a todos", narra.

Dias de Luta x Dias de Glória: Assim como em qualquer outra profissão, no futebol isso não é diferente existem as lutas, mas existem também as vitórias, o atleta muitas vezes precisa abrir mão do comodismo do lar, para se arriscar e isso aconteceu na caminhada de Felipe "morei em alojamento no Brasilis e no Santarritense. Nas outras equipes que joguei no Brasil, morávamos em casa ou apartamento, não penso que seja o mesmo, mas compartilhávamos quarto. No entanto, sempre comendo nas dependências do clube. Aqui fora já temos nosso ap, ou casa, e acaba sendo mais tranquilo. Nessa fase precisamos amadurecer, mesmo que tenha vivido esses momentos, nunca tive o que reclamar. No momento a saudades da família e amigos, o frio que chegou a -9º desde que cheguei aqui. Mas acho que principalmente aquele carinho da família, aquela conversa face a face quando não está se sentindo muito bem. Por mais que hoje temos o face time, não é o mesmo mas já ajuda. E aqui na Croácia também a língua, é muito diferente. Eu ainda falo inglês e consigo me comunicar bem. Mas o meu treinador por exemplo não fala inglês, quando ele quer me instruir em algo ou explicar pede para algum atleta ou membro da comissão traduzir e me explicar, então tudo na vida é lição e cada dia mais venho agregando bagagens em minha vida."

Complementando esse assunto ele frisa "considero o momento mais marcante da minha carreira, na minha opinião o gol feito aos 93 na minha estreia contra o líder pelo Bellizzi Irpino na Itália. Afinal tinha operado de hérnia a alguns meses e estava voltando a jogar. E por ter sido indicado pelo Juary, em homenagem a ele usar a camisa 9 e estrear dessa forma, acho que foi algo muito marcante para mim.".

Ao ser sanado sobre o que espera ele fala "agora com a minha cidadania e podendo ficar à vontade aqui na Europa, eu almejo uma primeira divisão. Trabalho muito para isso, confio em Deus e acredito no dom que ele me deu. Quero ganhar bem, para meu pai não precisar mais trabalhar e vim morar comigo, afinal desde os 14 morando longe de casa, a saudade aperta as vezes; hoje o futebol é a terceira coisa mais importante da minha vida. Só atrás de Deus e da minha família. Eu não me vejo fazendo outra coisa que não seja jogando futebol. Quando estou em campo, em jogo. Sinto uma sensação que só sinto com o futebol. É algo muito prazeroso pra mim. Fazer um gol, ganhar uma partida, um campeonato, prêmios individuais como melhor jogador etc, é um sentimento inexplicável. Um êxtase tão grande que as vezes mesmo cansados, com dores, corremos como se não tivesse amanhã para comemorar.

Sobre sua forma de trabalho ele expõe "na minha opinião treino é jogo e jogo é guerra. Sempre pensei assim e me entrego 100% em todos os treinos. Não me preocupo se os outros tão treinando na mesma intensidade ou não, eu faço o meu, porque só eu ganho em treinar forte. Talvez por isso eu jogue até melhor do que eu treino, porque sempre estou na melhor forma possível. Em virtude disso, a maior revolução que o futebol causou na minha vida, foi conhecer a Deus. Pois hoje em dia o acesso as coisas erradas são muito fáceis, e na adolescência principalmente. Graças ao futebol sempre fui muito focado. E após o meu primeiro treinador o Wawa, me levar para igreja na primeira vez, acredito que foi muito importante. Pois a fé em Deus, é algo que nos motiva, nos anima e muitas vezes não nos faz desistir. É muito difícil, principalmente para nós jogadores se manter firme, mas com a ajuda de Deus tudo é possível, mas precisa ter muito esforço da nossa parte também. Inclusive estou no estudo bíblico, pois quero me batizar esse ano. Mesmo que tenha começado a jogar um pouco tarde, e isso até um ponto acabou me prejudicando, hoje me sinto tão experiente e capacitado quanto qualquer jogador no mundo. Claro quanto melhor a estrutura do time e o salário mais alto, consegue se investir mais pra prevenir lesões e potencializar o meu futebol. Sou autêntico; minha personalidade é forte, mas acho que isso me ajuda nos jogos. Mas sempre escuto os conselhos de quem quer meu bem. Sempre peneirando, o que realmente vai me ajudar e o que não irá. Tenho vários sonhos a serem consagrados, no entanto, eu gostaria muito de jogar em algum time grande no Brasil. A nossa torcida é apaixonada. Mas além do Brasil, acho que o Galatasaray seria um time que eu gostaria de jogar. A torcida na Turquia é apaixonada. Principalmente quando entregamos tudo. Se Deus quiser vai se realizar. Óbvio que também sonho em jogar em times gigantes aqui na Europa, jogar uma Champions. Mas, como bem sabemos é uma passo de cada vez e tudo no tempo de Deus.", completa.

Para concluir, ele fala sobre foco e desempenho, assim como dois fatos interessantes de sua trajetória "Quanto mais o seu foco em termo de treinar forte, se alimentar bem, ter um bom tempo de descanso, concentração elevada, objetivos e metas traçados, não ingerir álcool, pois atrapalha na recuperação entre outros malefícios, não usar drogas e nem fumar pois atrapalha no rendimento, tudo isso junto vai fazer com que você possa desempenhar melhor sua função e diminuir os riscos de lesões. Um fato interessante, é que em todas as minhas estreias, desde a minha volta pra Europa, na Itália e aqui na Croácia eu fui eleito o melhor jogador em campo. Eu falo 4 línguas e estou aprendendo a quinta. E sou muito sistemático e perfeccionista com tudo. Dando o meu máximo sempre, acredito que ainda darei muito orgulho a todos que me acompanham e torcem por mim, a batalha é grande, mas a vitória é certa".

Confira o DVD do atleta clicando abaixo:



Comentários

  1. parabens garoto historia bonita sucesso boa sorte e isso ai acreditar sdmpre desistir nunca

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha