Conheça a trajetória esportiva do atleta Bruno Sarda.

Bruno Alexsandro Nunes Da Silva, mais conhecido como Bruno Sarda. Nasceu na cidade de Paulista (Pernambuco) e atualmente mora em São Sebastião litoral norte de São Paulo. Filho de Rosângela Nunes de Santana e Alexsandro Siqueira da Silva, "eles são separados e hoje minha mãe é casada com meu padrasto Reginaldo Fernandes de Santana Filho que me criou durante boa parte da minha infância e adolescência, ele é realmente como um pai para mim e me espelho muito nele e na minha mãe. O homem que sou hoje é graças a eles. Sou o único filho homem e tenho 3 irmãs, uma por parte de mãe e duas por parte de pai. Sou o filho mais novo", detalha.

Ao ser sanado se o esporte em sua vida sempre foi seu principal foco, ele declara "na infância o futebol era apenas uma diversão, mas após os 13 anos comecei realmente a sonhar em me tornar um atleta profissional. Minha principal motivação é viver tudo aquilo que Deus tem para minha vida, antes de eu sonhar em ser um jogador de futebol, Deus já tinha sonhado isso para mim, Ele me quer inserido no meio do futebol para levar sua palavra e ser canal de benção na vida dos meus companheiros de time.

Trajetória: "Comecei a jogar futebol por volta de 7 anos de idade na Escola Monsenhor Viana, na realidade era um futebol meio que adaptado nos intervalos, pois como a secretária não liberava bola para os alunos a gente tinha que se virar como podia, com bola de papel, tampa de garrafa e até mesmo latinha amassada. Só tínhamos contato com a bola mesmo, quando era aula de educação física, e foi ali que comecei a despertar olhares inclusive do meu professor na época que me aconselhou a procura uma escolinha. A cada dia que passava eu ficava mais apaixonado pelo futebol e pedi para minha mãe procurar uma escolinha pra mim, ela me prometeu que quando eu completasse 10 anos de idade ela iria me colocar, e quando chegou essa idade eu fui para escolinha do Santa Cruz futebol Clube. Passei alguns anos lá, fiz amigos e tive que sair por conta que voltei a morar na minha cidade natal Paulista. Durante esse período sem treinar em Clube passei por dois projetos, primeiro foi a escolinha do Canhoteiro um ex jogador que por onde passava tinha orgulho de dizer que jogou contra Pelé, aprendi muitos fundamentos com ele e tive um grande crescimento como atleta e como pessoa. Após essa passagem por lá, eu fui para o Nefap do professor Larry Gomes, nesse projeto foi onde eu descobrir minha posição, lembro como se fosse hoje que teve uma peneira em várias cidades de Pernambuco para selecionar os jogadores que iriam para um interior ser avaliado por treinadores do Fluminense. Nas peneiras das cidades eu joguei como Ponta direita que era minha posição, fiz gols e fui selecionado para ir nessa peneira final, chegando lá meu time não tinha lateral esquerdo, então o professor Larry me chamou de canto e perguntou se eu poderia fazer a função, eu disse que sim! Acabei não tendo um bom rendimento dentro de campo pois nunca tinha feito essa função na vida e acabei não sendo aprovado no teste. Após isso continuei treinando no Nefap onde desenvolvi bastante meu futebol mas ainda jogando como Atacante. Então surgiu um teste para integrar o elenco sub-15 do Salgueiro Atletico Clube, um amigo meu me chamou então eu fui. Nesse dia eu conheci meu treinador Isaque Santana, ele me deu o colete e me colocou para jogar na posição que eu gostava, fiz o teste e fui muito bem, aplicando vários dribles, passes para gol e finalizações. Após o término da partida o Isaque me chamou de canto, pediu meu contato e falou para eu integrar o grupo no começo da próxima semana. Então começamos a preparação para o campeonato Pernambucano, só que com o decorrer do tempo as avaliações para captar novos jogadores continuavam, mas nada de um lateral esquerdo ser aprovado e adivinha pra quem sobrou fazer essa função durante toda competição? Isso mesmo, para mim. Então eu notei que poucos gostavam de fazer essa função e que se eu me dedicasse poderia me tornar um bom jogador na posição. Disputamos o campeonato, fomos eliminados e o mesmo grupo permaneceu para a temporada do ano seguinte pela categoria sub-17. Mas devido à treinos cancelados e falta de comprometimento do grupo, eu acabei saindo do time ficando assim sem clube por um tempo. Pensei até em focar mais nos estudos e comecei a fazer um curso técnico de Eletrotécnica, onde passei alguns meses mas acabei recebendo o convite de um amigo próximo da minha família para está fazendo uma avaliação no Santa Cruz. Então larguei o curso e fui para o Santa Cruz onde tive uma pequena passagem de 3 meses, isso foi no final do ano de 2017 e começo de 2018, quando eu subir de categoria para o sub-20. O treinador que assumiu o cargo foi o ex-jogador Dutra, um lateral esquerdo muito bom por sinal. Então teve a reunião dos atletas junto com a comissão onde eles passaram uma ficha para os atletas preencherem com seu nome, idade, posição e número para que eles entrassem em contato. Após isso fiquei esperando o contato do clube que nunca aconteceu, fui até o departamento de base e a secretária só me falava que eles ligariam para informar o dia de eu me apresentar. Passou-se o tempo e nada dessa ligação acontecer, então procurei novas oportunidades e foi ai onde entrei para a Next Acadamy, lá consegui fazer meu DVD com os melhores momentos e por coincidência joguei no mesmo time do André, filho do Dutra. Um dia pude ir na casa dele e durante uma conversa, Dutra foi no seu escritório e trouxe fichas do Santa Cruz e me mostrou as datas que pediu para o departamento de base me ligar para comparecer no treino, coisa que nunca aconteceu por qual motivo não sei, mas Deus sabe de todas as coisas. Enquanto eu estava treinando na Next Academy, eu produzir meu vídeo que me possibilitou participar do teste para o Bravo Reality, seletiva que começou com mais de 13 mil atletas inscritos. Essa etapa foi avaliado os vídeos dos jogadores e foram selecionados 900 para a peneira presencial em Sorocaba-SP, fui avaliado pelos treinadores da La liga e fui aprovado dentre os 78 selecionados para participar da competição no programa. Após isso no final do ano de 2020 me apresentei no clube atlético Roraíma onde a princípio iria compor o elenco sub-20 mas no meu primeiro dia na cidade de Boa Vista já treinei com o elenco profissional e desde então não desci mais para o sub-20, exceto para jogos. Em 2021 cheguei a assinar com o Clube Penapolense para disputar o campeonato paulista A-3 mas infelizmente acabou não dando certo, o motivo eu não sei pois meu empresário na época não me deu detalhes. E desde então estou desempregado no meio do futebol e estou me virando como posso, alinhando meus treinos juntamente com os trabalhos que tenho que fazer para me sustentar.", conta.

Como bem sabemos a vida de um atleta não é fácil como todos imaginam, morar ou ficar alojado é algo que requer um amadurecimento constante, sobre isso ele enfatiza "já morei em alojamento e fiquei alojado duas vezes; em uma ocasião foi em um CT de primeira, muito confortável. Já no outro clube eu passei a pior experiência da minha vida, casa muito quente, alimentação era ruim, foi horrível, espero nunca mais passar por isso. No entanto, entendi que estamos em constante aprendizado, e busquei sim aprender com outros jogadores, tudo que fosse necessário para minha evolução. Encaro o treino como jogo, pois nessa profissão precisamos mostrar resultados diários, se não vem outro e toma o seu lugar."

No entanto, há também os fatos marcantes e para ele sem dúvida alguma momento mais marcante em sua carreira foi o Bravo Reality, produção audiovisual exibida para todo o Brasil pela ESPN, "aprendi muitas coisas no decorrer da competição e procurei absorver o máximo de conhecimento com os ex-jogadores que eram embaixadores dos times como Cafu, Belletii, Zé Roberto, Edmilson e entre outros.", diz.

Sobre sua forma de trabalho ele apresenta: "na minha vida toda, eu sempre sonhei alto, então meus objetivos profissionais são: jogar por um grande clube, ganhar títulos e o maior de todos é defender nossa seleção. Sou um jogador muito forte na marcação que também consegue chegar com qualidade ao ataque. Já atuei como Ponta direita, Volante e Lateral-esquerdo. Hoje em dia faço apenas essas duas últimas funções. Como sou lateral esquerdo minha função exige que eu faça uma boa marcação e que apoie o ataque com qualidade nos passes e cruzamentos. De forma específica, um time brasileiro que eu sempre tive vontade de jogar é o Santos, sei o peso que essa camisa carrega e pra mim seria uma honra vesti-lá.", completa.

O suporte familiar como apoio em toda e qualquer profissão é algo que motiva qualquer pessoa e no futebol isso não é diferente, "minha família sempre me apoiou na busca pela realização dos meus sonhos, quando eu pensei em parar foram eles que me incentivaram a continuar. Graças ao apoio de todos eles a minha trajetória no futebol se resume em superação, nossa vida como atleta não é fácil, embora saibamos que a batalha é grande, acredito que a vitória chegará, graças a minha dedicação e o apoio de todos e todas que acreditam em meu trabalho."

O trabalho em equipe é algo que no futebol é primordial para que o êxito se concretize, Bruno aponta a importância disso em sua profissão o trabalho em equipe agrupa várias pessoas com qualidades, experiências e conhecimentos diferentes para se alcançar uma mesma meta. Já fui um cara difícil de escutar conselhos, mas hoje em dia dou mais ouvido, principalmente aos mais experientes. No entanto, se você é um cara focado, consequentemente irá se dedicar o máximo naquilo que faz e terá um ótimo desempenho. A união faz a força e juntos fazemos a diferente. Tenho muito a evoluir e com certeza a oportunidade buscarei...

Para concluir ele pontua "o futebol tem uma importância muito grande na minha vida, graças a ele amadureci muito não só como atleta mas também como pessoa, já passei por várias situações que me ensinaram bastante, também sou grato a ele pelos amigos que fiz durante a caminhada.

 

Comentários

  1. PARABÉNS Bruno, desejo muito sucesso a você sei como é importante o apoio da família mesmo a distancia. Meus parabéns também são para Rosângela e Reginaldo sei o quanto se orgulham de Bruno e o apoiam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha