Conheça a trajetória do atleta Cauã Santos de Limoeiro (PE)

Cauã dos Santos Pereira da Silva, nasceu no dia 04 de Agosto de 2005, hoje com 16 anos mora na cidade de Limoeiro/PE (local também de seu nascimento). Filho de Fernando Eriko Lopes Pereira da Silva e o de Maria José Ferreira dos Santos, tem uma irmã mais velha chamada Clarice.

Ao ser sanado se o desejo de ser jogador de futebol sempre esteve em sua vida ele detalha: "O sonho de ser jogador de futebol foi crescendo aos poucos dentro de mim. Não me lembro ao certo quando esse sonho se tornou um objetivo, mas já é tão forte que não consigo me imaginar querendo algo diferente. Desde pequeno jogava futebol pelo meu Colégio: nos jogos internos e nos escolares. Já joguei em várias posições, até como goleiro (risos). Meu pai viu em mim um potencial para tentar uma carreira no futebol. Ele também jogava por lazer e participou de alguns campeonatos locais e é conhecido como Fernando goleiro. Foi ele quem me inscreveu na Escolinha EDG do professor Davi, onde treino até o momento. Lá desenvolvi várias habilidades novas, melhorei minha técnica, fiz amigos e aprendi que a jornada para viver deste sonho não é feita só de vitórias.

Como bem sabemos a motivação é algo que nos move, nos guia e nos auxilia no esporte isso não é diferente "a minha principal motivação é a paixão pelo futebol. Eu já amo o trabalho que desenvolvo na escolinha, essa é a melhor parte do meu dia. Imagino como será quando eu me tornar um jogador profissional. E com essa realização ter minha liberdade fazendo o que gosto, o que me faz feliz de verdade.", completa.

Sobre se espelhar em algum jogador, visando o aprofundamento e o crescimento, Cauã enfatiza: "Eu me espelho bastante em dois jogadores: Neymar Jr e Cristiano Ronaldo. O Neymar é um profissional que vive num constante aprendizado e, mesmo com as críticas e quedas sofridas, ele não abaixa a cabeça e tem muita força de vontade para virar o jogo. Ele se ergue todas as vezes porque sabe que o Neymar sem o futebol não é o Neymar. Já o Cristiano eu admiro por ele ter muito foco e dedicação no que ele faz, e o nível de treino dele é bem mais elevado do que o de muitos outros atletas. Tudo ele leva muito a sério: alimentação, imagem, postura dentro e fora de campo, família...

Trajetória: "Comecei a jogar bem cedo, desde os 3 ou 4 anos de idade, mas comecei a levar o futebol mais a sério, como uma meta de vida, após a minha entrada na minha primeira escolinha que se chama EDG (Escolinha Davi Goleiro), a cerca de 4 anos.  Nela desenvolvi várias habilidades, melhorei minhas técnicas, aprendi coisas novas e a cada dia venho evoluindo o meu futebol. Já fiz 2 dias de testes no Atlético Pernambucano e no mesmo consegui passar, mas achei que ainda não era a hora e optei por não ficar no clube."

Ao longo do tempo tudo que fazemos vai se somando a nossa bagagem a fim de experimentarmos novas experiências, com isso ele detalha uma fase de sua vida considera especial; "o momento mais marcante da minha carreira foi o campeonato do Nordeste Cup realizado em Natal/RN. Apesar de não termos saído com a vitória, a experiência foi muito boa, pois consegui apresentar um bom nível de futebol e trazer mais confiança para o time. Lá jogamos contra o vice-campeão brasileiro e outros jogadores profissionais, o que foi promissor para o nosso desenvolvimento através da experiencia dentro de campo. Ah, e não poderia deixar de comentar um outro momento muito marcante: ser campeão da Copa B5 realizada em Olinda/PE em 2021.", detalha.

Sobre seus objetivos profissionais, ele apresenta: "tenho vários objetivos profissionais: o primeiro é jogar profissional e ganhar meu primeiro salário como atleta; depois, conseguir patrocinadores para ter mais visibilidades e a oportunidade de jogar em um time fora do Brasil. Acredito que todo jovem brasileiro, amante do futebol, sonha um dia em vestir a camisa verde e amarela para representar o Brasil nos mais diversos campeonatos e, claro, quem sabe um dia me tornar uma referência no futebol e até mesmo ser o melhor do mundo. Claro que metas tão altas exigem sacrifícios maiores, mas com fé em Deus e muita disciplina, determinação e foco conquistarei todos aqueles que estiverem reservados para mim." Ainda sobre isso ele engloba a questão de qualidade como jogador na busca por conquistar tal feito profissional "a minha maior qualidade é ser determinado e dedicação. Aprendi que não consigo realizar meus objetivos se não der o máximo de mim. Embora a vida às vezes nos coloque em situações difíceis, sempre tento me manter focado naquilo que quero realizar. Assim tento ultrapassar meus limites da melhor maneira possível e me tornar a cada dia uma versão melhor de mim."

Dentro de campo Cauã já atuou como Meio Campo, porém não se identificou. Também já foi Centroavante e atualmente atua como Ponta Esquerda que é a posição que mais se destaco. Ele frisa "A importância da minha função (ponta esquerda) é distribuir as jogadas e fazer gols. Para isso é preciso ter uma boa visão de jogo e prestar atenção na movimentação dos companheiros e dos adversários, e nunca esquecer que a minha função mais importante é fazer gols.", completa.

Como sabemos, o futebol é um esporte coletivo, ou seja todo o trabalho, toda a dinâmica é feita com a participação de todo, nesse sentido, ele aprofunda a ideia sobre os conselhos, e a motivação de outros jogadores em sua vida: "Eu sempre escuto os conselhos de parceiros do time porque algumas vezes temos apenas uma visão limitada da nossa performance e os outros podem enxergar coisa que eu não vejo. Para se ganhar uma partida o coletivo é extremamente importante e ouvir com atenção a opinião dos companheiros de time é crucial para evoluirmos. Alguns atletas acabam tendo mais experiência que outros e é muito bom compartilhar o que você sabe com o seu colega para que juntos cresçamos enquanto equipe fora e dentro de campo.".

Ainda sobre isso ele apresenta sua opinião sobre o trabalho em equipe: "Para mim o trabalho em equipe é fundamental dentro de um esporte coletivo como é o futebol. Toda a estratégia é construída para o grupo e não em função de um único jogador. Por melhor que ele seja, dentro de campo ele não joga só, são 11 atletas batalhando para que tudo saia conforme o planejado. O trabalho em equipe é a peça fundamental para se vencer uma partida, pois é preciso que cada uma faça sua parte para que o resultado final seja o melhor possível."

A rotina de um atleta nem sempre é fácil como todos imagem, além de extremamente complexa, é preciso saber dosar o tempo, para isso Cauã, apresenta: "O meu roteiro no dia a dia inclui diversas atividades como escola, treino, academia, cursinho e lazer. De segunda a sexta eu tenho aula das 7h30min até umas 12h40min (ainda estou no 3º ano do ensino médio). Depois do almoço dou uma pausa e logo em seguida vou para a academia e fico lá por cerca de 2h. Em seguida já me preparo para ir ao treino da Escolinha EDG. Não satisfeito com as horas de treino, sigo junto com dois amigos meus para treinar fundamentos e treinos específicos. Após o treino, eu concluo algumas atividades pendentes do Colégio e começo a estudar para o Enem/Vestibular. Vou dormir mais ou menos lá para uma 23h.Nos finais de semana o roteiro é um pouco diferente: tenho aulas aos sábados e às vezes alguns campeonatos de futebol surgem também. Uso o domingo para relaxar um pouco, descansar e fazer algo de lazer como ir à piscina, conversar com os amigos, assistir filmes... fazer coisas de adolescente. Nos finais de semana que estou com meu pai, também vamos à igreja juntos. Algumas vezes passo o fim de semana na casa da minha tia Kelly, junto com meu primo Ricardo. Lá aproveitamos para conversar, jogar carta, dominó ou passear.", detalha.

Quanto o suporte e incentivo familiar ele conta: "O incentivo maior que tenho por parte da minha família vem do meu pai, que sempre me acompanha, vibra e acredita no meu sonho junto comigo. Sempre está presente, mesmo que às vezes seja à distância (já que ele mora em outra cidade). A gente muitas vezes treina junto, analisa e discute como foram os treinos ou os jogos. Nem sempre concordamos em tudo, mas sem dúvidas é o meu maior apoio. Já minha mãe não me apoia, ela não faz parte disso, não saberia dizer o motivo, mas talvez ela não acredite que eu possa realizar essa meta de vida. Alguns outros familiares também me acompanham e torcem por mim: minha tia Kelly e tio Hugo, tia Émilly, minha irmã Clarice e Eliane a esposa do meu pai. Claro que também conto com o apoio dos meus amigos, minha outra família. Eles estão firmes e fortes comigo e alguns sonham o mesmo sonho que eu e, até já tiveram oportunidade de jogar em um time profissional, o que é demais. O apoio da família é crucial: ela é nossa base, é quem nos fortalece, incentiva e acolhe. Alguns contam com mais apoio, mas para mim infelizmente ou felizmente são apenas esses que me ajudam a seguir em frente. Mas Deus prepara tudo e nunca nos deixa faltar nada."

Embora novo em idade, mas com uma bagagem rica, Cauã já consegue se avaliar no cenário esportivo em que vive "a minha trajetória no futebol tem sido de evolução. Comecei cedo jogando apenas nos campeonatos escolares interno e contra outros colégios. Após entrar na escolinha de futebol é que expandi meus horizontes com as possibilidades de campeonatos maiores onde desenvolvi habilidade como trabalho em equipe, disciplina e comprometimento. O caminho percorrido até hoje só fortalece a minha entrega pelo futebol; sei que preciso sempre manter o foco, pois almejo muito poder atuar pelo Real Madrid, Paris Saint-Germain e antes disso me preparar nos clubes menores que Deus me permitir. Me considero um jogador autêntico, porque algumas pessoas já se espelham em mim e espero que no futuro possa ser um grande jogador profissional de referência. Claro que a gente aprendi com os maiores nomes do futebol, eles sempre me inspiram. Todo jogador que fazer alguma jogada incrível e tão marcante quanto o Cristiano e o Ronaldo. Mas acredito que eu tenha um jeito único de jogar. E em cada dia de treino fortaleço os aspectos que me destacam dos demais: força, agilidade, explosão e visão.

A vida de um atleta nem sempre é um mar de rosas, há também os espinhos e sobre os desafios ele enfatiza: "A falta de apoio de alguns familiares, e as pouquíssimas oportunidades que surgem. Na cidade onde moro só tem dois clubes, sendo que um deles está inativo. Talvez, se eu morasse em uma cidade mais desenvolvida, tivesse mais oportunidades reais. Se toda minha família (ou a maior parte) me apoiasse e incentivasse o caminho profissional que eu quero seguir, mentalmente seria um jogador mais fortalecido." No entanto, embora isso, ele acrescenta; "o foco é uma característica que ajuda a alcançar os objetivos sem se desviar do caminho. Mantendo-se focado, um atleta enxerga quais escolhas o colocam mais perto do seu destino e, consequentemente o faz aumentar seu desempenho. Atletas de alto desempenho, por exemplo, se diferenciam dos outros pois eles não perdem o foco com distrações e coisas desnecessárias e eu sou assim, continuarei sendo assim, pois busco grandes voos, a batalha é grande, mas a vitória é certa", diz.

Cauã ainda explica sua forma de trabalhar "O pré-jogo é a fase de preparação e o pós-jogo é a fase de avaliação e, ambas são de extrema importância. O pré-jogo requer de mim, um pouco mais de atenção e preparação. Antes de uma partida, precisamos estar preparados tanto física quanto psicologicamente. Se isso não acontece, é provável que não se faça uma boa partida dentro de campo. Um atleta concentrado, com a mente saudável e um ótimo preparo físico, com certeza vai se sobressair dentre os demais companheiros. No pós-jogo, é necessário repor as energias, cuidar da mente, descansar. Fazer uma análise precisa da atuação, com maturidade e humildade, ouvir do professor aquilo em que preciso melhorar e saber também receber os elogios sem deixar que isso me torne egoísta. Eu encaro o momento do treino como se fosse uma situação real de jogo, pois não sei dar menos que meu máximo. Em treinos individuais ou com a equipe, eu sempre levo muito a sério porque quando eu erro sei que no treino é o momento de corrigir as minhas falhas. Não para fazer de um jeito no treinamento e no dia do campeonato fazer de outro, não tem como. Eu levo para dentro do campo tudo aquilo que aprendi nos treinos, claro que com um gás a mais. ", salienta.

Ele ainda acrescenta detalhes de sua fisionomia como atleta: "Minha perna dominante é a perna direita; tenho 1,72 de altura, peso atualmente 62kg e tenho 34 medalhas de títulos de campeonatos. Aqui também quero registrar algumas dessas conquistas: copa B5 cup, copa mata norte, copa EDG, campeonato futsal Orobó, Campeonatos contra outras escolas. Como eu entrei na EDG a cerca de 4 anos a pandemia acabou atrasando os campeonatos previstos.".

Relação a foco e desempenho ele detalha: "O foco é uma característica que ajuda a alcançar os objetivos sem se desviar do caminho. Mantendo-se focado, um atleta enxerga quais escolhas o colocam mais perto do seu destino e, consequentemente o faz aumentar seu desempenho. Atletas de alto desempenho, por exemplo, se diferenciam dos outros pois eles não perdem o foco com distrações e coisas desnecessárias."

Para concluir, ele evidencia tanto a importância, quanto a revolução causada em sua vida em virtude do futebol "o futebol é a minha vida, minha paixão, corre na minha veia. É como se eu respirasse o futebol (risos). Olho para esse esporte como a possibilidade de alcançar minha liberdade financeira trabalhando justamente com o que me dar prazer. Não fico um dia sem fazer algo que me aproxime cada vez mais de me tornar um jogador profissional. Sem dúvidas não existe um Cauã sem futebol". Quanto a revolução: "Não foram muitas até agora, mas o meu preparo físico surgiu da necessidade de fazer algo por mim para me destacar dos demais colegas, como um diferencial. Também a prendi a ser mais disciplinado e confiante. Sei que ainda tem muita coisa para o futebol me proporcionar, com fé e empenho creio que as conquistas logo chegarão."

Para conhecer mais o atleta siga o nas redes sociais:

@cauasantoss05 - Instagram

cauasantospereira@gmail.com

81998059778 - Contato

Comentários

  1. Meu filho, que Deus possa iluminar sua vida e seus sonho cada vez mais, galgue com amor e aceite todos os desafios, ultrapasse seus limites com sabedoria. Seja forte e corajoso, assim como Deus falou para Josué. Deus continue lhe abençoando sempre

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cauã! Estou muito feliz por você. Tia te ama muito.

    ResponderExcluir
  3. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  4. Boa Cauã!! parabéns mano q Deus realize nosso sonho de ser jogador profissional 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.