Conheça a trajetória do treinador Maurilio Marcelo, o "Luxa" do Sete de Setembro Esporte Clube

Maurilio Marcelo Da Silva, 24 anos, é hoje considerado o treinador mais novo do futebol pernambucano. Carinhosamente chamado de Luxa, por ser fã do professor Vanderlei Luxemburgo, nasceu e foi criado na comunidade de Santo Amaro no Recife (PE). Filho de José Marcelo Da Silva e Eronilda Maria da Conceição, e Pai de Ryan Hernanes, sempre teve o sonho de trabalhar no futebol, "quando mais novo sonhava em ser jogador, infelizmente não deu, daí passei a estudar e me qualificar para ser treinador de futebol. ", completa.

Ele conta que sempre foi fã do trabalho do Professor Vanderlei Luxemburgo "desde mais novo, cresci vendo o sucesso do professor Vanderlei Luxemburgo, por ser tão fã dele, acabou que alguns amigos ficaram me chamando de luxa, e aí o apelido acabou pegando, Sempre uso ele como minha maior motivação, conquistar tudo que ele conquistou. E também alguns treinadores como o Dado Cavalcanti que não foi jogador e teve que construir sua carreira de baixo, com muito estudo, me motivo nele também."

Trajetória: "Comecei minha trajetória no futebol em 2016, quando fui convidado a disputar uma competição de fut7, sem apoio fui de casa em casa convidando uns amigos a jogar em um time cujo eu fosse o treinador. Chegamos na semifinal, sai eleito o melhor treinador da competição e daí foi onde começou, fui me motivando cada dia mais, sempre buscando aprender mais, daí fui disputando competições de várzea, onde fui campeão em várias competições, Copa Paulista sub 20, Copa boa viagem (eleito melhor treinador), Copa Ilha de Joaneiro (eleito melhor treinador) Copa Rw, fui vice campeão pernambucano série A2 fut7 conquistando o acesso para a série A1 do fut7 pernambucano. Daí para as categorias de base sub 15 e sub 17 do Santa Cruz fut7, fiquei uma temporada lá, no ano de 2020 fui pra Cabense onde disputei a série A2 do pernambucano como auxiliar técnico, já em 2021, estava com propostas de ir pra Roraima e para São Paulo, mas decidi ficar em Pernambuco onde fechei com a equipe do Sete de Setembro pra disputar o pernambucano sub 20. "detalha.

Sobre o momento mais marcante em sua trajetória ele conta " no meu ponto de vista o dia mais marcante até aqui para mim foi onde e como tudo começou, ninguém acreditava em mim, pessoas próximas falavam que eu só queria aparecer, e aí eu fui trabalhando calado, passando por inúmeras dificuldades mas nunca desisti, agora espero que esse dia marcante seja atualizado com o título do pernambucano, ficará pra história sem dúvidas. "

Quanto aos objetivos ele frisa "meu primeiro objetivo profissional é ganhar mercado, ganhar títulos importantes aqui, depois conquistar o Brasil a fora até desembarcar em um grande clube do futebol brasileiro e deixar meu nome na história do futebol, assim como o Vanderlei Luxemburgo para sempre será lembrado. Sou um cara amigo dos atletas, defensor, lutador, motivador, deixá-los sempre satisfeitos e prontos pra dar tudo dentro de campo, também sou bastante estudioso, busco sempre me capacitar na área futebolística e isso é e sempre será o meu diferencial".

Como treinador, além de dar dicas para melhores desempenho seja a nível individual ou coletivo, ele também precisa ouvir, ao ser sanado sobre isso, ele conta "busco sempre ouvir todos que estão ao meu redor, nunca sou o dono da palavra, isso facilita meu trabalho e me ajuda bastante a saber onde estou errando é onde devo trabalhar pra acertar mais. Para mim o trabalho em equipe é quando todos se esforçam e se dedicam o máximo em busca de um único só objetivo. Tenho minha filosofia de trabalho, mas procuro sempre mesclar com outros profissionais de sucesso quais encaixa em meu estilo de jogo."

Rotina: "O meu dia a dia é tranquilo, procuro sempre estar em contato com o grupo, busco o máximo deixar os atletas leves, seja dando uma motivada, uma palavra de conforto por muitos deles estarem longe de suas famílias, procuro deixar os atletas ligados ao máximo no trabalho que está sendo executado. Minha forma de trabalhar é buscar sempre trabalhos intensos, buscando o máximo da entrega dos atletas, o meu diferencial é ser amigo dos atletas, sabendo claro separar as coisas, momento de trabalhos e momentos de resenhas e curtição. Procuro sempre o diálogo, acredito que tudo se resolve na conversa, então mantenho a tranquilidade e resolvo tudo na conversa quando surge alguma eventualidade", pontua.

Apoio familiar: "Desde que eu comecei a trabalhar com futebol meu pais me apoiaram bastante, uma das coisas que mais me motiva é todo dia pela manhã minha mãe me envia áudio falando para eu não desistir, me chamando de vencedor, isso me fortalece bastante. O futebol é tudo para mim, eu respiro futebol, vivo o futebol do acordar ao dormir, e mesmo dormindo ainda sonho com futebol, em tudo que faço da vida o futebol tá presente. Muitas vezes quando estou conversando com meu pai ele reclama porque só falo de futebol, sou fanático, no entanto entendo que a motivação diária deles me motiva também a continuar batalhando pelos meu propósitos".

Sobre sua forma de trabalhar ele indica "nada foi fácil, cheguei aqui em cima de muita desconfiança, até de pessoas próximas que nunca acreditavam que eu seria capaz de chegar onde estou, pessoas que só querem atrapalhar, mas isso é só o começo, sei que não é fácil e nunca vai ser, mas jamais vou desistir. Quando você é novo demais, dizem que você é muito novo pra assumir a função, quando você é velho demais, lhe chamam de ultrapassado, eu por ser novo não me acho que sou muito verde pra assumir o cargo de treinador, e sim que estou pronto, estou atualizado, venho com ideias novas e buscando sempre me atualizar. Atuo no futebol há 5 anos, atualmente estou como treinador do Sete de Setembro disputando o pernambucano sub 20, sou inovador, pois busco conceitos antigos e atuais, adapto para situações específicas trazendo benefícios para minha equipe; hoje busco conceitos antigos e atuais, adaptando as necessidades da equipe, produzindo progressões ao elenco. Hoje meu foco é conquistar espaço no futebol pernambucano e depois no futebol brasileiro em geral, e o desempenho tenho de sempre querer melhorar, e isso eu busco no convívio do dia a dia, em todos os treinos." apresenta.

Luxa, como hoje é conhecido no cenário futebolístico, ainda enfatiza "eu me via sem perspectiva nenhuma de vida, hoje em dia é diferente, faço o que amo, tenho uma perspectiva de vida, e trabalho muito para lá na frente estar em uma grande equipe do cenário nacional.  Ainda não alcancei minha principal meta, mas tenho certeza que ainda vai alcançar, no momento que eu conseguir sair da favela onde moro. Hoje meu foco também é conquistar espaço no futebol pernambucano e depois no futebol brasileiro em geral, e o desempenho tenho de sempre querer melhorar, e isso eu busco no convívio do dia a dia, em todos os treinos."

Para concluir ele ressalta "gostaria de agradecer a oportunidade que foi me dada para falar mais sobre minha humilde história de vida, contar sobre meu presente como venho trabalhado e como estou trabalhando, e mostrar minhas perspectiva de trabalho e vida futura."

Produção: Advaldo Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.