Conheça a trajetória futebolística do atleta José Leite do Grêmio Esportivo Nacional (RS)

José Leite Alvarenga Freitas Dos Santos, nasceu em Itabira (MG), atualmente mora em São Leopoldo (RS), filho de José Ferreira dos Santos e Tânia Maria Alvarenga Freitas, sempre quis ser um jogador de futebol, "minha principal motivação é uma promessa que fiz para meu avô quando criança de ser campeão com a camisa de um grande clube, e essa batalha diária sempre enfrento na busca pelo êxito, me espelho no zagueiro Rever do Clube Atlético mineiro, e no ex zagueiro do Manchester United Nemanja Vidic, costumo dizer que meu estilo é um pouco da forma de jogar dos dois"

Trajetória: "Comecei a jogar futebol com 4 anos com meu primo Guilherme no quintal da casa da minha vó, com 7 comecei na escolinha de futsal do gol de placa em Itabira, aos 11 fiz a transição para o campo no clube amador do bairro Campestre em Itabira , quando tinha aproximadamente 13 anos, esse clube amador montou um projeto chamado Itabira Esportiva para disputar as competições estaduais da IMEF (Instituto Mineiro das Escolas de Futebol), onde fiz um bom campeonato e tive um convite para ir para o FrigoArnaldo em Contagem região metropolitana de Belo Horizonte, cerca de 1h45 de Itabira (equipe que disputava as competições sub-15 do campeonato mineiro da federação mineira ) , fiquei um período no FrigoArnaldo com meu pai me levando de carro 3 vezes por semana , devido aos gastos e a escola decidimos deixar de lado a oportunidade do Frigo e voltei para Itabira", enfatiza.

José ainda destaca "voltei a atuar pelo Itabira Esportiva (campestre) e por lá fui campeão amador, comecei o ano no Itabira esportiva e tive um empresário que me levou pra ficar um tempo na escolinha de futebol do Futgol em Belo Horizonte, escolinha que sempre encaminhava muitos jogadores para os 3 principais clubes de minas , depois do Futgol, retornei ao Itabira esportiva onde fui campeão amador novamente , inclusive marcando o gol do título na final logo após esse título fui diagnosticado com uma lesão no joelho direito onde fui submetido a uma cirurgia que me afastaria por 6 meses do futebol , nesse meu primeiro ano de juvenil recebi uma oportunidade do  Clube Atlético Assisense de Assis (SP) onde fiquei pouco tempo e após retornei  a Itabira para atuar pelo Valério Esporte clube , depois fui indicado pelo ex jogador do Atlético Mineiro "Buião" a ir para o clube e fui para o atlético em novembro de 2017 mas fui mandado embora", conta.

Ainda ressaltando sua trajetória o atleta apresenta "em 2018, tive uma rápida passagem pelo Brasilis de Águas de Lindóia (SP) mas sai depois de não ser cumprido tudo que havia sido acordado comigo, em março deste mesmo ano recebi uma proposta do então diretor do Sub17 do Clube Atlético Cambé (PR) Claudemir Nicolim para ir para o clube , onde atuei no ano de 2018 e fiz um bom campeonato paranaense atuando na categoria Sub17 e sub19, no final do ano de 2018 tive uma proposta do Osvaldo Cruz em São Paulo, fui para o clube mas optei por retornar a Itabira pouco tempo depois, abandonei o futebol por dois meses, mas em março de 2019, recebi uma oportunidade de ir para o profissional do América de Teófilo Otoni, treinei com o profissional e fiz um jogo amistoso pela equipe , mas desci para o sub-20, já desanimado com muita coisa optei por retornar a Itabira e fiquei no futebol amador até receber uma oportunidade no sub-20 do São Bento indicado pelo meu amigo "Uberaba",  alguns dias depois de chegar ao São Bento , tive uma proposta do Tupi para ir compor o elenco que jogaria a copa do Brasil sub-20 , fui para o Tupi , mas depois de muitas coisas erradas vividas no clube, resolvi sair e ir para Belo Horizonte, me mudei para Belo Horizonte continuei treinando por conta própria esperando uma oportunidade, e recebi uma proposta do presidente Júnior do Grêmio Esportivo Nacional (RS) onde eu hoje atuo", completa.

O atleta menciona que sempre teve o apoio no que se diz respeito na busca pelos seus sonhos meu pai sempre foi muito direto comigo, me cobrando e me apoiando  para treinar se eu esperava alcançar meu sonho, deixou muitas vezes de trabalhar para me levar para os treinos ou jogos em outra cidade e nunca vou poder esquecer do meu tio Antônio Carlos que esse para mim foi a pessoa que sempre correu atrás de me ajudar a chegar no futebol, foi ele quem me apresentou para o buião e foi quem me indicou no América de Teófilo Otoni , esses dois, meu pai e meu tio eu nunca vou ter palavras pra agradecê-los por toda confiança que sempre tiverem em mim".

Como bem sabemos, a vida de um atleta requer muita responsabilidade, José já atuou em todas as posições dentro de campo, no que se refere ao profissional atua como zagueiro e na oportunidade enfatiza a importância de sua função "no futebol atual o zagueiro muita das vezes tem que ter a qualidade para armar um jogo de trás e claro um bom zagueiro é fundamental para se ter uma boa defesa e evitar chances de gols para o adversário, tento dar sempre o meu melhor pois sei que um bom trabalho, sempre proporciona grandes feitos", diz.

De acordo com ele, sua rotina é bem intensa, "acordo as 4h30 da manhã, coloco o lixo do alojamento para fora, faço algumas flexões e abdominais, treino no clube de manhã, treino à tarde e academia, a noite descanso, isso de segunda a sexta, sábado geralmente temos jogo e no domingo descansamos. É bem complicado, ficar longe de casa, ter que conviver com pessoas de personalidades diferentes, já passei por alojamento que tinha que comer comida estragada, outros lugares tinha dia que não tinha comida, alojamento não é nada fácil por vários fatores, mas é aí que eu costumo dizer que você se alimenta das dificuldades e se impulsa ainda mais a vencer e chegar no teu tão sonhado objetivo.", enaltece.

Ao ser sanado sobre seu maior sonho, ele responde, "ser referência para uma geração que virá e mostrar que sim, eles podem alcançar o sonho deles; Honrar minha família através do futebol e se Deus um dia permitir vestir a camisa do Manchester United e voltar ao Atlético e poder fazer história pelo clube, sei que para isso, não será fácil, minha passagem pelo Clube Atlético Mineiro, sem dúvidas até hoje foi algo bem marcante, luto todos os dias, dou o meu melhor no clube ao qual atuo, pois sei que é graças a todos e a todas que acreditam em meu potencial que estou de pé, hoje são dias de lutas, para que possa em breve ter os dias de glória".

O trabalho em equipe é uma das maiores estratégias no que se refere a atividades coletivas, tais como o futebol, sobre isso ele detalha, sempre tive comigo um conceito que você sempre deve ouvir os mais velhos e se você quer chegar longe você deve ouvir pessoas que já chegaram onde você quer chegar; sempre convivi nas equipes onde atuei com pessoas que tinham mais experiência que eu no futebol, no trabalho em equipe é o respeito de todos uns com os outros e a união de todo um grupo em tudo , seja fora ou seja dentro de campo, tudo isso deve prevalecer, por ser bem sincero, e considero isso como uma qualidade, sei quem soma, e quem atrapalha e procuro estar bem atento quanto a isso para que não haja nada que venha a prejudicar".

Sobre o seu jeito de trabalhar ele apresenta "mesclo aprendendo muito com outros jogadores, creio que ninguém é perfeito e cada um tem algo a ensinar então eu busco sempre aprender com todos e evoluir mais a cada dia. Treino é o reflexo do jogo, se eu treinar mal vou jogar mal. Para ser ter um bom desempenho é extremamente necessário ser ter muito foco na sua carreira, no seus treinos, nos seus jogos e sem ser menos importante o foco no que você faz no seu extracampo porque muitas das vezes isso influência em campo.

Para concluir ele realça "o futebol é a segunda coisa mais importante na minha vida, o futebol para mim só não é mais importante que Deus, eu amo o futebol, eu vivo futebol 24 horas por dia, quando não com trabalho, assistindo e fazendo análise. Deus me abençoou de ter vivido experiências magníficas graças ao futebol, vivi desde o clube grande, ao clube de menor expressão, eu sou grato pelas minhas quedas que me fizeram aprender e pelas minhas vitórias que confirmaram aquilo que tanto trabalhei pra conseguir. Mesmo com a saudade de casa ou até o medo de ficar desempregado após o fim do estadual, o futebol mesmo assim me fez hoje o homem que sou, maduro, concentrado, focado naquilo que almejo, seja com o apoio ou não, farei o meu melhor para que o êxito aconteça"


Por: Advaldo Filho 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.