Conheça a trajetória esportiva do atleta Lucas Maia, de Duque de Caxias (RJ)

Lucas Caetano Maia, nasceu no dia 29 de Setembro de 2000, na cidade de Duque de Caxias (RJ), Morro do Paraíso, onde reside no mesmo local até hoje, filho de Leandro Brandão Maia e Mirian Maria Adão Caetano, é o mais velho entre os 7 irmãos, o atleta mora com a avó paterna desde que nasceu, e toda sua educação foi pautada pelo ensinamento de uma pessoa de fé.

Sempre quis ser jogador de futebol, "para ser bem sincero comecei na brincadeira, minha avó me levava no campo ao lado de casa para brincar e foi assim que eu sonhei em ser jogador de futebol, todos falavam com a minha vó : “o menino é bom, leva ele pra treinar”, em uma dessas idas e vindas apareceu um rapaz e conversou com a minha avó e pediu para me levar ao treino em um campo na outra rua, depois de alguns anos ele me indicou e solicitou para que minha avó me levasse ao Tigres do Brasil para fazer um teste, chegando lá minha Avó conversou com o treinador Dóris  e ele falou: hoje não estou treinando garotos 2000, minha avó cabisbaixa falou:  ̶  poxa, dei viagem perdida, com isso o treinador Dóris falou: deixa ele ai brincando de bola, eu fiquei brincando de bola e quando terminou o treino dos meninos, o treinador Dóris veio conversar com a minha avó e pediu para ela me levasse na Vila Olímpica para treinar futsal, e com isso, a tarde eu treinava campo, no Tigres do Brasil e a noite eu treinava Futsal pelo Duque de Caxias, tudo começou assim", conta.

Ao falar sobre sua principal motivação, o atleta revela " em primeiro lugar Deus, minha avó e minha comunidade que sempre me apoiaram, no contexto esportivo me espelho no Adriano Imperador, que surgiu do seio de uma comunidade, como ele já tive um feito histórico em minha trajetória, ao qual destaco minha participação, em um reality show esportivo, (Bravo Reality) em Sorocaba (SP), na ocasião do evento,  tiveram mais de 10 mil inscrições,  para selecionar 700, nesse sentido com esses 700, foi feita uma grande peneira, lapidando, e fui um dos 78 atletas que protagonizaram a primeira edição do reality, transmitido em episódios pela ESPN BRASIL.

Sabemos que todo atleta, almeja ser um jogador do mais alto nível de rendimento, para Lucas isso não é diferente " meu objetivo é crescer no meio do futebol e concretizar meu sonho que é ser um jogador de futebol, sou uma pessoa muito honesta e humilde, simples, bom caráter, as pessoas que me falam isso, embora esteja em constante evolução, eu acolho, pois sei que faz parte da minha evolução, os times que eu espero alcançar um dia é algum que possa me dar alguma oportunidade, me abrir as portas para que eu possa mostrar o meu trabalho a minha trajetória é  pautada com bastante sacrifício, já deixei de ir a treino por falta de passagem, já joguei com chuteira rasgada, chuteira emprestada, e sempre almejando coisas lá na frente, não tem hoje mas amanhã pode ter, então busco dar o meu melhor sempre, pois sei que mesmo em meio as dificuldades, existirão, os dias de guerra e os dias de glória, Deus é comigo e sei que jamais me abandonará".

 O atleta já atuou em várias funções dentro de campo "comecei jogando de atacante, e com o tempo fui me encaixando em outras posições, já atuei de meio campista e lateral direito, e hoje eu continuo jogando de meio campista e lateral direito, são funções essenciais minha função é apoiar bastante no ataque e ajudar minha equipe a fazer o gol e ajudar bastante na defesa, sou um jogador muito versátil e consigo atacar e defender bem," completa.

O futebol, é algo mágico tanto para quem vive, quanto para quem o acompanha, e é um esporte coletivo, ou seja, requer parceria, requer ajuda mútua entre todos os integrantes da equipe, ao ser sanado sobre o atleta declara

"sempre escuto conselho de parceiro dos times, e sempre guardo comigo as coisas boas e os conselhos que podem me ajudar futuramente, sei também que o trabalho em equipe é saber conviver de uma forma respeitosa um com o outro, ter humildade, e sempre estar disposto a aprender, sabendo que é com os erros que se aprende a viver, e mantendo o pé no chão, para jamais desmerecer o trabalho do próximo".

A rotina dos atletas são bem intensas em todas as ocasiões, " treino de segunda a sexta no período matutino e vespertino, e aos finais de semana acontecem os jogos, ao qual represento o time da comunidade, é algo que requer muito preparo, neste tempo de pandemia, tudo com o máximo de cuidado, com zelo, cuidando da minha saúde, mas também da daqueles que estão ao meu redor, levo tudo muito a sério, do treinamento ao dia do jogo, porque no treinamento existe situações de jogo, e se eu não levar a sério no treinamento no dia do jogo o trabalho não flui, por isso procuro levar a sério no meio do futebol".

Desafios: Lucas conta que sempre foi movido por desafios "o futebol na minha vida é tudo, eu respiro futebol, eu vivo por esse esporte, sem o futebol eu não sou nada, sempre procuro aprender com os jogadores mais experientes que eu, no entanto hoje já me considero autêntico perante aquilo que faço, agradeço imensamente a minha avó que incansavelmente me motiva a jamais desistir dos meus sonhos, já morei em alojamento, tanto no Paraná, Sorocaba e no Espírito Santo, e nessas etapas de minha vida, não foi negar as tribulações que tive que enfrentar na busca pelo êxito de meus ideais, no entanto, sempre aprendi que precisamos estar em constante evolução, hoje os maiores desafios que eu enfrento é chegar a um time, pois não tenho empresário e as coisas ficam mais difícil, pois a única pessoa que me ajuda é minha avó, mas isso não é desculpa para mim desistir do meu sonho de ser jogador de futebol profissional, e sei que irei conseguir", frisa.

Sobre o seu ponto de vista, quanto a etapas do futebol, ele menciona o mais importante é o pré-jogo, pois você tem que estar muito focado naquilo que você vai fazer e tem que estar muito concentrado para tudo sair da forma que você e sua equipe planejou durante a semana toda, e quando o resultado sai da forma que você esperava é melhor ainda, o foco para mim é tudo, temos que estarmos sempre preparados e 100% focado em tudo iremos fazer, não importa se é um jogo comum ou profissional, sempre tem alguém te vendo e pode ser uma oportunidade para você no meio do futebol, o desempenho vem através do seu foco, se você treinar bem, você vai conseguir ter um bom desempenho dentro de campo", detalha.

Para concluir, ele fala "minha maior revolução como pessoa e profissional foi o quando eu apareci na televisão, podendo representar meu estado e minha comunidade, melhor ainda foi quando em uma oportunidade do reality minha avó pode participar e acabou me marcando muito, não só minha vida, mas também a de tantos e tantos outros atletas que se sentiram tocados com a palavra de motivação, ela é tudo para mim, e é por ela que darei o meu máximo, é por minha comunidade que almejo poder representar um dia, sei que não será fácil, mas espero que que essa pandemia acabe logo, pois essa doença está prejudicando eu e muitas outras pessoas, tenho muita fé em Deus que essa doença vai acabar e tudo vai normalizar e poderemos andar sem máscara na rua, tenho minha avó idosa em casa e tem que sair com cuidado na rua, espero que essa doença acabe logo,"

Sempre fui sonhador, é isso que me mantém vivo

Produção: Advaldo Filho

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.