Conheça a trajetória esportiva do atleta curitibano Izac Bergi.

Izac Bergi Paulino (20), nasceu e atualmente reside em Curitiba, filho de Genésio Ferreira Paulino e Daniela Magaldi Bergi, tem irmãos o mais velho chama-se Fernando, irmão somente por parte de pai, Stefani, Isaías, Yuri e Sara.

Ao ser sanado sobre o sonho de ser jogador de futebol, Izac detalha "o sonho passou a existir em meu coração a partir do momento em que meu pai começou a me levar para assisti-lo jogar futebol, a partir disso, comecei a tomar gosto pelo esporte e busco dia após dia me firmar com essa profissão, posso dizer que a minha motivação sempre foi a minha família e mais que tudo a promessa de Deus em minha vida; me espelho muito em meu pai, pois sempre foi um cara que cuidou e correu atrás de tudo para nos ver bem, quanto a parte esportiva me espelho muito no Daniel Alves, ele é  um atleta que eu quero seguir os mesmos ideais sempre prezando pela essência e suas origens", completa

Trajetória: "Comecei a jogar bola com 7 anos em um projeto social em meu bairro que dava oportunidade para crianças e adolescentes, tomei gosto pelo futebol e logo entrei na escolinha do Athético Paranaense, fiquei aproximadamente 1 ano. Conheci um profissional, que tinha um projeto no futsal voltado a trabalho muito especial com crianças no esporte, a equipe chamava-se Golden Boys, a partir dali comecei a definir qual seria meu futuro.  Não demorou muito tempo ele me levou para o futsal do Coritiba, por lá fiquei 2 anos aproximadamente até subir para a base do futsal." explica.

O atleta ainda continua sua trajetória, destacando outras passagens "na base do futsal eu já estava com 13 anos, fiquei 8 meses e parti para o Fut7 do São Caetano aqui em Curitiba mesmo. No São Caetano fiquei 4 meses e logo ganhei uma oportunidade no Trieste FC um clube muito tradicional do futebol amador aqui de Curitiba com uma estrutura de nível série A, em 2015 fomos campeões da suburbana juvenil série A

Cheguei no Trieste com 15 anos, não demorou 7 meses ganhei uma oportunidade na base do Athlético Paranaense, fiquei em transição por 2 meses mas não consegui se firmar pois eu era muito novo na época e não tinha muita experiência ainda.  Ainda com 15 anos fui para a cidade de Itararé, interior de São Paulo, fui treinar com a equipe do Londrina que estava jogando a Copa SP na época, com a troca da diretoria acabei não sendo chamado novamente para o Clube.  Aos 16, fui para o Clube Desportivo Paranaense, esse clube foi aonde eu cresci como atleta e como ser humano, fiquei 3 anos no clube sempre tendo oportunidades em times como Maringá, Paraná Clube, Colorado de Porecatu, Vasco da Gama cria e União Nova Orleans, pelo clube fui para vários estados, onde pude disputar campeonatos nacionais. Em 2019, viajei para Paranavaí com intuito de disparar na minha carreira, joguei pela equipe do ACP sub-19.

Atuei durante todo o Campeonato Paranaense pelo Paranavaí e logo fui encaminhado para o Batatais FC, time do interior de São Paulo onde tive uma rápida passagem por lá.  Voltei para Curitiba, fiquei um mês em casa e fui parar em Arapongas time do interior do Paraná, lá assinei meu primeiro contrato profissional, fomos vice-campeões da terceira divisão do campeonato paranaense tendo acesso a 2° divisão. Em 2020 entrou a pandemia e fiquei 7 meses só treinando, em agosto recebi uma oportunidade para jogar no Macaé do Rio de Janeiro, na ocasião seria atuar na taça Guanabara e a taça Rio, no campeonato não fomos tão bem assim.  Voltei para Curitiba sem o campeonato ter acabado por questões familiares.

Em 2021 joguei para uma equipe aqui em Curitiba chamada Gera Pinhais onde fomos campeões do campeonato metropolitano sub 20, atualmente estou jogando para a equipe do Paraná clube fut7 e aguardando decisões de um clube aqui do estado do Paraná.", destaca.

Sabemos que a vida de um atleta não é fácil, requer amadurecimento rápido, responsabilidade, o máximo de dedicação possível, para que de fato o êxito possa acontecer, "meus objetivos profissionais é defender com amor e paixão o clube que eu visto a camisa e mais que tudo conquistar títulos para o mesmo, minha maior qualidade é a humildade, a garra para conquistar o que quero, dentro do campo atuo pela lateral direita, mas já atuei como atacante, volante, meio campista e já até improvisei como zagueiro.", conta.

A rotina de Izac, precisou se ajustar em virtude da pandemia, nesse sentido, ele apresenta o que realiza ao longo do dia "acordo às 6h30, tomo café e vou para o serviço, trabalho das 8 às 18h. Por volta dás 19h, vou para a academia logo após a academia vou para casa descansar, embora seja uma rotina cansativa, sempre dou o meu máximo em tudo que faço, pois sei que requer de mim todo o esforço para que possa conquistar aquilo que almejo".

O atleta comenta, que é bem centrado quando a suas responsabilidades, seja dentro ou fora de campo, "gosto muito de escutar conselhos, pois a meu ver quando são para meu crescimento como atleta e/ou pessoa, sei que irá agregar e procuro filtras as coisas boas de cada ensinamento, essa é uma linha muito forte do trabalho em equipe, pois o trabalho em equipe não é só ajudar dentro de campo, mas fora também, manter a humildade e sermos parceiros um do outro haja vista, que estamos correndo atrás do mesmo sonho", completa.

Ao falar sobre sonhos, ele enfatiza "desde quando comecei a seguir a vida como atleta de futebol, minha família sempre foi minha base de tudo, sempre estiveram ao meu lado, fosse nos momentos de felicidade ou até mesmo nos mais tristes, meu maior sonho, é chegar a atuar pela Seleção Brasileira, jogar em times da Série A, para que de fato isso aconteça, procuro ser bem autêntico, fazer o meu futebol, criar o meu próprio jeito de jogo, sempre pautado de acordo com o que o treinador e equipe técnica me orientam".

Distância: Izac, morou ao longo de sua trajetória esportiva em inúmeros alojamentos, e fala sobre " como um atleta que passou muita dificuldade, que já passou por muita coisa, viver em alojamentos é estar em constante evolução consigo mesmo, pois é um local muito agitado, tem muitos atletas de estados diferentes, precisamos ter nossas responsabilidades, nossos compromissos, e nessas idas e vindas a resenha é algo que nunca irá parar em nossa caminhada, na busca pelos nossos sonhos", diz.

Ele ainda frisa sobre momentos que são essenciais para todo atleta "nos treinos eu sempre dou o meu máximo para que nos jogos eu seja titular e mostre que mereço estar ali, procuro fazer no jogo o que eu faço nos treinos, considero tanto o Pré como o Pós jogo etapas muito importantes nesse processo não só no futebol mais em TUDO que envolve sonhos você tem que ter muito foco para seguir, sem desviar seus olhos, mantendo a constância em seu desempenho, procurando sempre evoluir.

Dias de luta, Dias de Glória, sobre isso ele declara: "o momento mais marcante na minha vida como jogador creio que isso é um sonho de qualquer um que sonha em se tornar profissional é se tornar um jogador profissional .Os maiores desafios que eu enfrento hoje e conseguir chegar em um time, pois atualmente estou sem empresário e acaba sendo muito mais difícil para mim. No entanto, desistir não faz parte do meu vocabulário, visto que o futebol é tudo em minha vida, e sempre me esforçarei o suficiente para conseguir os dias de glória" 

Para concluir, ele enfatiza a maior revolução que o futebol fez na minha vida foi a minha foi a minha transformação como pessoa, hoje já sou bem calejado com certas situações que existem no meio futebolístico, mas assim como uma vitória na final de um grande campeonato minha maior conquista hoje é meu filho, vou ser pai de menino e quando ele crescer quero que ele saiba o que um dia eu fui no futebol e como pessoa, por isso sigo meu destino na busca pelo melhor."

Sonhar nunca desistir, ter fé, pois fácil não é e nem vai ser.....


Produção: Advaldo Filho

Comentários

  1. Muito legal sua caminhada. O importante é nunca desistir e sempre estar pronto para quando a oportunidade chegar.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua caminhada. O importante é nunca desistir e sempre estar pronto para quando a oportunidade chegar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.