Futebol: Tudo sobre a carreira esportiva do atleta revelação Matheus Carletti, do Apucarana Sports

Por: Advaldo Filho

Matheus Alexsander Carletti, nasceu e reside em Apucarana (PR). Filho de Alessandro Carletti e de Denise Ramos  é o caçula do casal e agora único, seu irmão mais velho (Krigor Carletti) faleceu aos 19 anos em um acidente trágico no ano de 2019.

O atleta apresenta "sempre fui apaixonado pelo futebol, pois meus familiares sempre me motivaram a trilhar esse caminho. Principalmente meu tio Everton Carletti, minha tia Kelen Carletti, meu Pai Alessandro e meu avô Ernesto Carletti. Comecei a treinar com 11 anos de idade no futsal, mas não levava muito a sério o futebol, com o tempo fui amadurecendo e com 15 anos o vínculo com o futebol de campo foi aumentando e a cada dia me apaixono mais.

Trajetória: "Comecei a treinar com o Jabá, um grande amigo do meu pai, hoje ele é funcionário do Apucarana Sports Clube. Com 16 anos passeia a treinar no Instituto Gera Atleta, comandado pelo professor Claudemir Pontin e pelo treinador de goleiros Vagner. Lá fui desenvolvendo minhas habilidades, pois no começo havia muita dificuldade em relação a minha visão, usava óculos e no campo não tinha visão perfeita de onde vinha a bola, apenas enxergava vultos, só depois aos 17 anos fui orientado procurar um oftalmologista para usar lentes de contato, foi um divisor de águas na minha vida. Pois me recordo alguns jogos na liga de Maringá uma grande dificuldade em enxergar, eu não conseguia ter muito desempenho em campo.

Também havia a questão da minha estatura, era muito pequeno tinha 1,48 e após um tratamento com Endocrinologista Doutora Paloma consegui alcançar a marca de 1,61 de altura até os dias de hoje. Sou exemplo no Gera pela minha dedicação e superação.

A partir dessas superações tudo começou a melhorar, mas houve um episódio que marcou muito a minha vida, pois chegando em casa num dia de jogo de interclasse colegial, recebi a notícia que meu irmão havia sofrido um acidente fatal e faleceu no local, onde me abalou muito psicologicamente. Mas nunca deixei me abater, eu prossegui com fé e continuei treinando, nesse momento passei a me dedicar ainda mais por ele e pela minha família.

Em 2020, passei por uma peneira no Apucarana Sports Clube onde tive a felicidade de fazer dois gols, e os treinadores Toninho e Oscavo me deram essa grande oportunidade de representar e compor essa equipe. Treinamos por pouco tempo, logo em seguida surgiu a pandemia. Mesmo assim continuei treinando individualmente com o Nailson Fernando e sua Consultoria online. Onde estou treinando e me preparando até os dias atuais, esse ano de 2021 em conjunto com a academia action, sendo meus personal trainers Gustavo Novais e Eduardo Daniel grandes colaboradores para minha preparação e evolução até retornar os treinos. Hoje estou muito mais resistente e confiante para qualquer desafio." Apresenta.

Segundo ele, Deus sempre foi sua motivação "minha principal motivação sempre foi Deus, minha família e meu irmão que já não se encontra mais entre nós fisicamente, mas me acompanha sempre em meu coração. Me espelho em meus pais porque são batalhadores, sempre procurando melhorar e evoluir a cada dia."

Sabemos que a rotina de todo atleta não é nenhum pouco fácil, ao ser sanado, Matheus apresentou a sua "Levanto, faço uma oração, treino na academia cerca de duas horas, tenho uma dieta balanceada e tomo muito líquido. Após o almoço descanso um pouco e a tarde pego firme no treino no campo, com a parceria de alguns amigos, no final da tarde retorno pra casa faço um lanche e aproveito o tempo que estou descansando, procuro ficar vendo alguns vídeos e notícias sobre esporte e principalmente sobre o futebol. Antes de dormir faço uma leve refeição e termino meu dia com uma oração de agradecimento."

O incentivo familiar, de acordo com ele, foi a peça fundamental para alavancar ainda mais seu rendimento " meus pais sempre me incentivaram, porém trabalhavam fora e não tinham como me levar aos treinos, então eu ia a pé 10 km (quilômetros) entre ida e volta, todos os dias. Hoje considero minha trajetória como sendo de muitas dificuldades ao longo do caminho, mas como sendo de muito aprendizado. Como vim de uma família muito humilde sempre tive essa ideia de evoluir para ajudar as pessoas menos favorecidas. Quero chegar ao topo da carreira sempre com muita humildade não irei me esquecer de onde eu vim.", declara.

Sobre suas atuações em campo ele conta "Já atuei de lateral direito, meia atacante, atacante pelas beiradas (ponta-esquerda e ponta-direita) e centroavante. Atualmente sou atacante pelas beiradas do campo, e minha principal missão é sempre ir pra cima dos adversários, independente se eles são ou não mais estruturados, mais altos ou mais fortes, atacante tem uma importância em ajudar o centroavante, voltar para marcar e partir para cima em busca de gols. Para que isso possa acontecer com êxito, sempre dou o meu melhor, e costumo ouvir meus amigos porque sempre é importante ouvir quem é mais experiente do que eu, pois ninguém sabe de tudo na vida, sempre temos algo à aprender.", pontua.

Matheus declara que sua maior qualidade é ser dedicado e batalhador, "sonho em jogar na Seleção Brasileira, no meu clube de coração que é o Corinthians, no Flamengo, Santos e até fora do País. Mas se caso tiver oferta de outros clubes não citados não descartarei, para que isso aconteça, nos treinamentos, dou o máximo como se fosse o último dia da minha vida, e nos jogos não é diferente. Independente de todos os desafios minha meta e meu objetivo sempre estarão em primeiro lugar. "

Quanto ao desafios ele relata "meu maior desafio é a locomoção para ir aos treinos, e o recurso financeiro. Sempre tive muita dificuldade também como já disse pela acuidade visual e estatura, mas hoje estou pronto para novas conquistas e desafios sabendo que Deus está sempre no controle de tudo. Mesmo em meios as dificuldades a maior revolução em minha vida foi o amadurecimento por todas as barreiras e superações, principalmente após o falecimento do meu irmão e pelo exemplo deixado no Instituto Gera.", relata.

Para Matheus, o momento mais marcante de sua vida foi num jogo amistoso contra a base do Joinville Esporte Clube por conta da minha visão, e falta de uma chuteira boa, pois a minha escorregava em campo.

Sobre a união e o trabalho coletivo, ele ressalta "para mim o trabalho em equipe é muito importante para o objetivo final do jogo. Precisa ter uma integração de todos, desempenho e falar a mesma língua. Por isso tanto o pré-jogo, quanto o pós-jogo são importantes. Pré-jogo pelo foco e concentração, interação entre a equipe e a comissão técnica. No pós-jogo fazer uma análise pontual dos erros e acertos para buscar melhores resultados."

Para concluir ele diz: " Hoje o futebol é tudo na minha vida, eu vivo isso todos os dias, eu acordo futebol, como futebol e durmo futebol, não me vejo fazendo outra coisa. Tenho o meu jeito de jogar, mas também mesclo aprendendo com outros jogadores. (Soteldo, Neymar e outros). Sou muito focado, determinado, independente de todos os desafios minha meta e meu objetivo sempre estarão em primeiro lugar. Sei que as batalhas são grandes, mas a vitória no final já é mais que certa, haja vista que tenho uma família que me apoia, amigos que sei que posso contar, a benção de Deus, e meu irmão no coração, com tudo isso sei que posso continuar firme e forte, minha jornada"

Comentários

  1. Realmente uma história incrível 🙌🏻

    ResponderExcluir
  2. Te desejo toda sorte do mundo bora pra cima meu sobrinho se eu poder te ajudar vou ajudar estamos aí para o que der e vier

    ResponderExcluir
  3. Mateuzinho te desejo toda sorte do mundo...vc é um menino incrível...educado,inteligente e muito querido por todos aqui em casa...que Deus te abençõe grandemente nessa vida e nunca desista dos seus sonhos...estaremos sempre na torcida por VC....Sucesso Sempre vc merece🎉🎉⚽🏃👏🏾👏🏾👏🏾🙌🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾😍😘!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.