Revelação Esportiva: Conheça a trajetória do atleta Pedro Monge de Itabirito (MG)

Pedro Henrique Monge Gomes, nasceu em Itabirito (MG), filho de Adão Gomes e Maria Clara, tem duas irmãs, sendo ele o filho mais novo do casal. Segundo Pedro, o futebol  está presente em sua vida, desde quando era pequeno, "a  paixão pelo futebol veio de berço, o brinquedo favorito sempre era uma bola de futebol".

Trajetória: "Comecei a jogar futebol desde que me entendo por gente, porém era na rua de casa, então acabava sendo "apenas" uma brincadeira, aos 7 anos entrei para minha primeira escolinha de futsal, o Vila Itabirito, comandada por Edilson, meu primeiro treinador que sou eternamente grato por todos os ensinamentos. Conquistei vários campeonatos na minha cidade e aos 14 anos comecei a atuar nos gramados na cidade de Belo Horizonte (pois em minha cidade não temos nenhuma oportunidade em futebol de campo) pelo Projeto Social Filhos do Vento, projeto social do ex jogador, Euller. Atuava lá até esse ano, no sub 17, sendo treinado por Maurício, Cletos e Sidney, grandes treinadores ótimas pessoas, que serei também eternamente grato pois foi depois da minha chegada ao projeto que realmente decidi que queria fazer do futebol minha profissão, realmente ser um atleta. 

Pedro já atuou como meia, meia-atacante, centroavante, ponta direita e ponta esquerda que é sua posição de origem. "Jogo de ponta esquerda, é uma função muito importante tanto na parte defensiva como no ataque, um posição que hoje em dia requer um condicionamento físico bem alto, uma posição que geralmente é ocupada por jogadores velozes e habilidosos com uma capacidade de quebrar linhas de defesa com um drible.", completa.

Sabemos que o apoio familiar, é essencial, haja visto, que são a base, para Pedro, os pais, sempre tiveram um papel muito importante em sua carreira."Meus pais sempre me ajudaram no que precisava, meu pai sempre me levou aos treinos em Belo Horizonte que é uma cidade que fica a 1 hora da minha, mas eles não levavam isso como algo tão sério ao ponto de ser profissional, acho que depois do Reality foi que eles viram que isso realmente era o meu sonho e que faria de tudo para chegar ao meu objetivo, não culpo eles pois entendo que pensavam que era "apenas" um sonho como o de qualquer criança brasileira, em ser jogador."

Na ocasião acima, ao qual o atleta, destaca o termo, reality, ele faz memória, do Reality Bravo,  um reality show de futebol, produção exclusiva do Grupo LX em parceria com a LaLiga, transmitida por um dos maiores canais de esporte, a ESPN.

Inédito no Brasil, o Bravo! teve como objetivo dar oportunidade a jovens entre 16 e 19 anos que sonham em se tornar profissionais. Ao todo foram 13 mil inscrições no site e apenas 900 meninos foram escolhidos para participar da peneira na cidade de São Paulo, destes 78 foram selecionados para o Reality. Durante três semanas, os atletas serão treinados por profissionais licenciados pela LaLiga e ainda receberão dicas de seis grandes nomes do futebol brasileiro.

Segundo dados do Ibope, 99,79% das crianças presentes em escolinhas de futebol não chegam a praticar o esporte profissionalmente. Pensando nisso, Pedro afirma que essa foi uma grande oportunidade para dar um passo a mais para a realização do seu sonho de ser jogador profissional de futebol. “Foi sem dúvidas uma das melhores experiências da minha vida. Estou realizando um sonho de jogar e aparecer na TV, às vezes eu acho que minha ficha não caiu até hoje. Sem contar que tive a oportunidade de conhecer e aprender com grandes nomes do futebol brasileiro. Além disso, eu fiz grandes amizades, que espero levar para vida toda e quem sabe um dia nós possamos nos encontrar de novo pelos gramados desse mundo, e se Deus permitir, por grandes clubes”, destacou orgulhoso.

Estar ou morar em alojamento é algo que requer maturidade, perante as escolhas a serem feitas, o atleta relembra o momento ao qual teve que ficar alojado "Nunca morei em alojamento, porém fiquei alojado durante 3 semanas no Reality, foi uma experiência muito boa pela qualidade do CT em que ficamos alojados. A  vida do atleta, é algo que requer uma rotina integrada, a maior dificuldade com certeza foi a saudade da família pois nesse tempo que ficamos alojados ficamos sem celular, então não tínhamos contato com eles."

 

Objetivos: "O meu maior objetivo no momento é entrar para um clube e em seguida me tornar profissional. Tenho vários sonhos e objetivos para minha carreira mas acho importante ir a um passo de cada vez. Sou um jogador veloz e habilidoso, umas das minhas qualidades também é que sou bastante obediente ao treinador, tenho muito a melhorar minha perna ruim e as vezes não consigo lidar muito bem com a derrota. Geralmente nos times que atuo, quase sempre sou uns dos mais novos, então sempre estou atento para aprender com meus parceiros de equipe.", complementa.

Rotina: "Antes da quarentena começar, levava uma rotina de escola, treino e descanso, esse ano acredito que terei mais tempo para me dedicar somente ao futebol. Sempre tento dar o meu melhor nos treinos, porque o que você faz no treino reflete em campo no dia de jogo, e o treino é o momento de errar para chegar no jogo preparado e tomar sempre a melhor decisão. O Futebol é um esporte coletivo, nunca se joga sozinho, então mais do que uma equipe unida um time precisa ser um família, pois cada um depende que o outro faça sua função para o sucesso da equipe", enfatiza.

Treinar e exercer a prática do treino, é uma constância necessária, na vida de todo atleta "Sempre tento dar o meu melhor nos treinos, porque o que você faz no treino reflete em campo no dia de jogo, e o treino é o momento de errar para chegar no jogo preparado e tomar sempre a melhor decisão. O futebol mudou minha maneira de pensar, querendo ou não tive que amadurecer mais cedo por ter que tomar decisões ainda novo, ter que abrir mão de festas, não passar tanto tempo com a família e amigos, mas ao mesmo tempo estar feliz fazendo o que amo.Ter foco é super importante, quando sua mente está bem seu corpo vai bem, logo o seu desempenho vai ser bom também. Durante essa fase difícil que estamos vivendo estou procurando trabalhar mais minha parte psicológica com minha psicóloga, e tem me ajudado muito.".

Projetos Futuros: "Seria grato a Deus por atuar em qualquer clube, mas como todo atleta o meu sonho e realização maior iria ser chegar a seleção brasileira. Eu acho que é só o começo e tenho muito o que aprender ainda.Estou sempre de ouvidos aberto para estar sempre evoluindo e melhorando.

Para concluir, ele aponta "Só tenho a agradecer a Deus por cada experiência já vívida, cada amizade e cada aprendizado que o futebol já me deu. Espero que minha história possa estar incentivando e encorajando outros atletas.".


 

 

 

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória de David Oliveira atleta de futebol brasileiro que atua na Alemanha