Trajetória Esportiva do atleta Guilherme Felippy, de Guarulhos (SP)

 

Volante é uma posição de um jogador de futebol. O termo tem sido usado também como uma generalização para as várias posições defensivas do meio-campo. A posição é muitas vezes confundida com cabeça de área. Porém, volante é, em geral, uma posição mais central, enquanto o cabeça de área fica mais a frente da defesa.

No campo, o volante se posiciona na linha de centro, fazendo a saída de bola da defesa para o ataque. Além disso, também tem a função de recuperar a bola. Guilherme Felippy, nasceu no dia 30 de agosto do ano de 2001, em Guarulhos (SP), cidade em que reside até hoje, com os seus pais, Renato e Roslei Ferreira, e as minhas irmãs, Thays e Bianca, sendo o irmão do meio, o único filho homem do casal, atualmente com 19 anos.

O atleta destaca  "sempre quis ser jogador de futebol, por influência dos meus pais, desde pequeno sempre joguei em times e disputei muitos campeonatos, nunca imaginei ter outro tipo de profissão, o futebol sempre foi paixão pra mim. A minha principal motivação é o meu pai que sempre me motivou a continuar, nunca desistindo daquilo que é um sonho não só pra mim , mas também para a minha família, me motiva querer ajudá-los, dar a eles uma vida melhor, mais confortável e estável para que eles possam também realizar seus sonhos e objetivos, acredito que o futebol abrirá portas para que todos nós tenhamos uma boa condição de vida. Porém também me sinto motivado com a história de alguns profissionais que admiro e me inspiro." Aponta.

 

Quanto ao âmbito profissional ele salienta "me espelho em dois grandes jogadores, dentro e fora de campo, um deles é o Zé Roberto que não deixou com que as circunstâncias da sua vida, interferissem no seu sonho e no seu desempenho, e o outro, é o Cafú, que desde o início foi muito perseverante, não deixando com que os 'Nãos' que recebeu o fizesse parar."

Trajetória Esportiva: "Comecei a jogar com seis anos de idade, em um projeto social que acontecia no meu bairro, lá descobri que além da paixão, possuía também talento para o futebol, dai em diante, ingressei na Academia Palmeiras, com oito anos, onde tive um treinamento mais profissional, com o professor Alex Sandro que hoje é Técnico e Gestor do Grêmio Mauaense, tive a oportunidade de fazer viagens nacionais e internacionais para disputar grandes campeonatos, uma delas foi para o Paraguai no ano de 2012, que agregou muita experiência como atleta, permaneci lá até os 12 anos. Depois por um curto período fui para o CDC Jardim Helena, que prazerosamente trabalhei com o professor Luís, ex jogador do São Paulo Futebol Clube, um ano depois entrei no projeto Ralâmpago Araguay, com o Professor Jadiel, mais conhecido como 'Ninho', lá permaneci por um longo tempo, absorvendo muito conhecimento em diversas áreas do futebol, também viajei nacionalmente e internacionalmente, disputando dois campeonatos no Chile, na cidade de Santiago e Puerto Montt, que foi uma das cidades sede da copa do mundo sub 17. Neste projeto tive a minha primeira oportunidade de fazer um teste em um time profissional, o Desportivo Brasil, onde fiquei um período em testes, mas infelizmente acabei sendo dispensado, continuei treinando, a idade foi chegando, e o projeto iria até a categoria sub 17, então fiquei sem lugar para treinar e jogar por já ter atingido a idade máxima.

Fiquei parado, senti que a frustração estava chegando, por não ter uma visão do que poderia conseguir, mas no começo do ano de 2019, fiz um teste no EC São Bernardo, e acabei sendo um dos aprovados dentre mais ou menos 150 atletas, comecei a treinar com o grupo na categoria sub 20, e para a minha surpresa recebi uma informação que seria dispensado, por não entender o motivo desta decisão do time, fiquei muito desestabilizado, achei que este era o momento em que teria uma grande oportunidade na minha carreira profissional, mas novamente voltei a estaca 0.

Foi aí que em dezembro do mesmo ano, descobri pelas redes sociais, um Reality chamado BRAVO, que teria parceria com profissionais da La Liga, que estava se iniciando, um sistema que daria oportunidade de levar atletas para jogar na Espanha. Uma das normas de inscrição era mandar um vídeo mostrando o meu trabalho, como não possuía um conteúdo recente para mandar, me inscrevi sem expectativas, e milagrosamente no começo do ano de 2020, recebi um ligação da produção do Reality, dizendo que havia sido selecionado para as peneiras, eram mais ou menos 13 mil atletas concorrendo entre si, para 78 vagas, e eu eu fui aprovado entre estes, para ficar alojado e ser um dos protagonistas do programa, nesse momento pude ver que Deus, estava me mostrando que Ele estava no controle da minha vida, e da minha profissão, e que este sonho seria para glorificar o nome dEle, o BRAVO me ajudou na formação para ser um profissional completo, dentro e fora do campo. Este foi o momento mais marcante da minha carreira. 

Hoje meu objetivo depois de toda essa trajetória, é conseguir um grande clube onde eu possa dar o melhor de mim, e tudo aquilo que eu absorvi durante toda a minha vida profissional como atleta, também ser integro como homem, responsável com o meu trabalho e o meu propósito de vida, essa é um das minha maiores qualidades, que soma com a minha inteligência dentro de campo, mas como todo mundo também possuo alguns defeitos e um deles é a ansiedade pelo resultado das partidas que as vezes atrapalha não só a mim, mas a maioria dos atletas", completa.

Ao ser sanado sobre sua a analise de sua trajetória ele afirma "minha trajetória, mesmo ainda sem um clube, é um trajetória de muita garra, perseverança, autoconhecimento, e vitória que me fez ver que o futebol, é muito mais que uma profissão, é um veículo onde eu vou trazer benefícios não só para mim, mas para o reino de Deus, serei um atleta que possui metas maiores do que apenas vestir a camisa de um time, ja vive e aprendi muita coisa durante a minha trajetória, mas ainda estou no começo daquilo que profissionalmente irei vivenciar, sou completamente grato por tudo, e imensamente empolgado pelo que Deus ainda vai me proporcionar. ", salienta.

Sobre suas atuações em campo Guilherme apresenta "dentro de campo já atuei em muitas posições, atacante, meio campo, lateral, e hoje, volante, me considero muito versátil, disponível em qualquer posição. Sempre procuro ouvir e compartilhar opiniões com os meus companheiros, pois somos um time e  jogamos uns pelos outros, isso é trabalho de equipe, não ter um pensamento individualista, pois acredito que um bom profissional é aquele que entende a importância de jogar em grupo.".

Sobre os desafios a serem enfrentados ele indica "no meu caso, o grande desafio que enfrento hoje é a falta de oportunidade, mas como todo atleta almejo passar por grandes clubes, jogar grandes campeonatos, e chegar ao ápice, que é a seleção, tenho muito foco, para um dia alcançar esse objetivo. Por isso considero o momento de treino para mim como muito importante, creio que, você é o que você treina, e a prática leva a perfeição, assim acredito que o pré-jogo tem uma importância maior do que o pós-jogo, pois é onde você trabalha as habilidades e jogadas para efetuar uma bela partida.", pontua.

Para concluir o atleta menciona "para todos aqueles que tem um sonho, que estão passando, ou já passaram por tudo o que eu passei, não desistam, porque o jogo só termina quando o juiz (Deus) apita, e ainda não acabou."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.