Conheça a história de Pedro Braga, atleta prodígio de Rio Claro (SP)

Pedro Henrique Braga, nasceu em Rio Claro (SP), cidade ao qual ainda reside até hoje, quando não esta alojado em algum clube. Filho de Edgar Braga e Hellen Patrícia Martins Braga tem uma irmã mais nova de 13 anos, Ana Júlia Martins Braga. Sempre quis ser jogado de futebol "eu jogo para dar uma condição melhor para minha família e ajudar os necessitados,é isso que está no meu coração, desde pequeno almejei isso para a minha vida, e é isso que farei", destaca

Trajetória Esportiva: "Comecei a jogar no Meninos da Vila (escolinha do Santos) aos 6 anos de idade, aos 8 meu pai abriu uma Chute Inicial (escolinha do Corinthians) onde joguei até os meus 11,quando passei no teste do União de Araras,eu não pude fechar com eles porque não tinha condições de ir e voltar de Rio Claro a Araras todos os dias e não havia alojamento para sub-13.

A escolinha do meu pai fechou e eu fui jogar na escolinha do Cris,pouco depois passei num teste do Velo onde joguei até meus 14 anos, saí de lá eu fui para o rival Rio Claro o azulão,onde apresentei um ótimo futebol subindo para treinar com o sub-20 do Rio Claro com apenas 14 para 15 anos.Foi quando machuquei o tornozelo e fui cortado,regredindo o meu futebol e saindo do Rio Claro.

Fiz 15, e fui jogar no Grêmio Bela Vista,onde disputei a Copa Paulista, fomos vice campeões,porém com a derrota na final minha confiança caiu la embaixo e eu fiquei parado durante meses,pensando em abandonar o futebol,minha mãe disse para eu não desistir então voltei a jogar em algumas escolinhas daqui do bairro (Lion,Juventus e Bola de Ouro)onde tive professores que nunca vou me esquecer porque me ajudaram muito:Cláudio,Macuco e Valdir).

Em janeiro de 2019, já havia feito 16, eu fui jogar no Jaguariúna FC, federei e disputei o paulista,infelizmente não conseguimos nos classificar então voltei para Rio Claro,e então fiquei sabendo de uma peneira do cruzeiro que iria ter e eu pedi para meu pai me levar,eu joguei muito e passei,o olheiro era o seu Luís ele gostou muito de mim e marcou uma semana de teste lá na Toca da raposa,enquanto a data não chegava eu fiquei treinando no GBV para não ficar parado, aliás agradeço muito ai professor Porto.

Enfim, a data chegou, passei da 1ª fase, 2ª e 3ª jogando muito com a confiança lá em cima metendo gol todo dia,chegou a sexta feira ultimo dia de teste,era amistoso contra o Vitória (ES),os que passaram dos testes foram jogar com o elenco principal do sub (17) do Cruzeiro.No vestiário eu acabei pegando a 10, foi quando me apaixonei por esse número e decidi que sempre seria a 10, apesar de sempre cair com ela hahaha. O roupeiro vendo que eu caí com a 10  disse:”Vai pesar hein?!”; eu respondi;”Pesa não pô” e fui para o campo.

Os meninos começaram perdendo, acabou o 1º tempo 1 a 0, quando o professor Amarildo decidiu me colocar para jogar,em uma saída do goleiro para o lateral direito,ele quis tocar para o zagueiro e eu antecipei,ganhei a jogada e enchi o canhão! 1 a 1. Faltava pouco tempo pra acabar quando recebi um lançamento e vi o goleiro adiantado correndo na minha direção,na hora só pensei em encobri-lo,fiz,ele fora defendeu de fora da área e nós ganhamos uma falta,um dos meninos bateu e fez,acaba o jogo 2 a 1 de virada. Eu pensei que já estava dentro, fechadão com o elenco,mais não foi bem por aí,a comissão optou por ficar com o outro ponta que tinha empresário eu não tinha e eles não quiseram ficar comigo.Mais o Marco Antônio,um dos integrantes da comissão me indicou ao América MG e seu Luís também.

Duas semanas depois de tudo isso, voltei para Minas para jogar no América,eles não me passaram de imediato mais me encaminharam para o Frigo Arnaldo,um clube de la de Minas,porém pela distância meus familiares acharam melhor eu voltar para Rio Claro. Em meados de agosto a novembro de 2019 fui jogar no Ouro Fino de Monte Mor onde disputei a copa ouro e a copa paulista,voltei para Rio Claro e fiquei sabendo do Bravo reality,minha mãe me inscreveu e eu fui fazer os testes,passei e o resto é história", completa.

Pedro conta que existe inúmeras referenciais esportivas, "aprendo com todos, no meu ponto de vista, temos que sempre buscar aprender da melhor forma, no entanto, sou fã do meu próprio futebol", elenca.

Assim como o sonho de outros jogadores, o de Pedro não é diferente "primeiro quero apenas me profissionalizar por um clube e ir subindo um degrau de cada vez, eu jogaria em qualquer time, porém sonho em jogar no Corinthians, Manchester United, Milan e óbvio que eu almejo também a seleção, sei que fácil nunca foi, nunca será, mas buscarei sempre dar o meu melhor, para que o resultado possa realmente fluir".

Para Pedro o futebol é tudo "eu já vivi grandes experiências ao longo da minha carreira,tanto boas quanto ruins e almejo muito mais, creio que sou jogador autêntico, já fui volante,lateral,meia esquerda, e fui para a ponta, sou bem veloz, tenho um bom passe e não costumo perder muitos gols não. Muitas vezes algumas críticas abalam o atleta mais eu sempre relevo e também tem o problema da idade,o tempo não para",  salienta.

Morar em alojamento é uma das fases, que vários atletas vivenciam ao longo de suas carreiras, Pedro completa "já morei em diversos alojamentos,tenho boas recordações e tenho amigos até hoje dos lugares em que morei, no geral foram sempre bons os alojamentos que morei, mas lembro também de quando faltou água durante dias e também comida por horas, tem a parte boa, e a parte ruim e precisamos saber lidar com tudo isso, assim como nos treinamentos e jogos decisivos, tento extrair o máximo do treino, por isso encaro tudo como se fosse um evento de final".

Consideramos duas fases como sendo muito importantes no  futebol, o pré e o pós, sobre isso o atleta opina "para mim, o pré-jogo é mais importante, pois envolve o físico e o psicólogo do atleta, a importância do pós vai depender muito do resultado da partida. Costumo treinar ao menos duas vezes ao dia, de segunda a segunda, para não perder o rendimento", diz.

Sobre a maior revolução causada em sua vida, devido ao futebol, ele relata "o  impacto que o futebol causou na minha vida e na da minha família foi muito grande,as experiências que eu adquiri fizeram com que nos voltássemos completamente ao futebol, por exemplo hoje minha mãe é assesora,fez cursos e está fazendo pós,para que possamos realizar não só o meu sonho mais também de outros garotos. Sou muito focado nos treinos e tento me sair melhor a cada semana,o jogador sempre tem seus altos e baixos mais eu tento sempre estar no auge".

Ao abordar, sobre a maior experiência vivenciada, o atleta aponta "foi muito bacana para mim todos os momentos que  o Bravo reality me proporcionou , para mim, algo jamais vivenciado, onde pude trabalhar em equipe, com atletas que pensavam igual a mim, formamos uma grande família". Sobre sua função em campo ele ainda relata "todas as funções são importantes, um depende do outro,porém acho que como atacante eu devo ser o cara que conclui, que decida".

Para concluir, o atleta reforça um conselho aos mais novos, "nossa profissão, as vezes pode parecer moleza, mas somente quem vive sabe que é realmente o contrário, nesse sentido, o esforço tem que ser diário para que o êxito aconteça, estou sempre disposto a dar o meu melhor, para que consequentemente após isso, possa dar orgulho para minha família e amigos".

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.