Acompanhe a trajetória esportiva do Meia Atacante Breno Andreucci do Sub-15 do Guarani Futebol Clube

Numa posição intermediária entre o meio-campo e o ataque, encontram-se os meias-atacantes. Ao contrário dos armadores, cuja função principal é criação, o meia-atacante divide entre criação e ataque com mais efetividade, uma vez que atuam mais próximos aos atacantes. Também costumam receber a camisa 10. Acredita-se que esta posição foi desenvolvida na Itália, onde recebe o nome de trequartista. Na Argentina, é conhecido como enganche. São representados nos esquemas táticos pelo "1", antes dos atacantes, como em 4-3-1-2, sendo assim chamado vulgarmente no Brasil também como o um

Breno Carrillo Andreucci, nasceu no dia 05 de Junho de 2005, em São Bernardo do Campo no ABC Paulista, logo após o nascimento foi morar com a família em Valinhos (SP), onde mora até hoje. Filho de Edson Andreucci e Evania Carrillo. Tenho um irmão mais velho, que mora em São Paulo. Sempre quis ser jogador de futebol, "sempre foi meu maior desejo, nunca me imaginei fazendo outra coisa. Jogar futebol é minha maior motivação, uma força sempre presente que me faz sempre querer  jogar mais. Minha principal motivação além do esporte meus pais, que sempre me apoiaram e quero que sintam-se orgulhosos em ver meu crescimento e desenvolvimento na carreira de jogador de futebol. No que diz respeito ao âmbito profissional, "me inspiro no Lionel Messi, sempre me comparei com seu estilo de jogo e sua maneira de jogar.", completa

Trajetória Esportiva: "Comecei a jogar futebol de salão em 2016 com 11 anos na  escola. Por me destacar, em 2017, fui convidado a participar de um jogo amistoso de futebol de campo, onde compareceram captadores da Ponte Preta. Fui convidado por eles a participar dos testes para formar o time que disputaria o Campeonato Paulista sub-13 de 2018. Depois de 6 meses de avaliação, fui convocado para fazer parte do elenco, mas infelizmente pouco antes do início, a Ponte Preta informou que por falta de condições não mais iria participar desse torneio com o sub-13. Logo depois, em 2018, fiz uma avaliação no Red Bull, fui escolhido e comecei a participar dos treinos.

No meio do ano de 2018, me foi sugerido que fizesse um teste para a base do Guarani FC com o objetivo de participar do Campeonato Paulista Sub-13, já que o Red Bull só participava a partir do Sub-15. Após o primeiro treino, fui inscrito e federado para participar do Campeonato Paulista Sub-13. 

Em paralelo eu estava também sendo monitorado pelo Clube Athletico Paranaense. Com o conhecimento do treinador, que estava ciente desse aspecto desde que cheguei no Guarani, participei de avaliações, participei da “Copa Voltaço” - um grande torneio de base no Estado do RJ - e recebi a proposta de integrar a base do Athletico Paranaense. Feliz por ter me destacado e ter sido chamado para um clube de grande projeção, devido à minha pouca idade, decidimos em família permanecer na nossa região e no Guarani. 

Terminado o Paulista, onde fizemos uma ótima campanha ficando em 4º. lugar e superando grandes times, fomos convidados para participar de um torneio organizado pela CBF, com a participação de grandes times, onde tivemos também uma boa  performance, ficando em 4º lugar.

Em março de 2019, ainda com 13 anos, fui alçado a treinar com o time do Sub-15 e assim fazia os treinos nessa categoria e disputava o torneio Paulista Cup Sub-14, do qual fomos campeões. Em Julho de 2019, convidado para  disputar o Gothia Cup na Suécia , fiz diversos gols e ficamos na 10ª. colocação dentre 176 times da categoria 14 anos. Na sequência, disputei o Floripa Cup em SC, onde fomos campeões da série prata.", relembra o atleta seus primeiros passos no futebol".

Ao ser sanado sobre a posição que ocupa em campo, o atleta apresenta "nos últimos dois anos atuei nas ponta esquerda, na ponta direita e também na posição de meia atacante, que é a posição onde tenho jogado mais atualmente". Sobre o trabalho em equipe responsável por unir e formar o coletivo ele aponta "pelo meu entendimento é o esforço de cada um leva ao sucesso de todos. E procuro aplicar esse conceito no meu dia a dia, porque entendo que é essencial ouvir conselhos de companheiros, um ajuda o outro e consequentemente em virtude disso o êxito acontece"

A rotina de Breno é pautada com muito compromisso "Entro na escola às 7H30, saio ao 12h50, vou direto para o CT do Guarani, almoço e me apresento para treinamento às 13H30. Saio do treino entre 16H45 e 17H30, vou para casa e faço as tarefas escolares do dia. Nos dias que saem dessa rotina, estou treinando onde moro ou jogando pelo Guarani.Encaro os treinos como se fosse um espelho do jogo, merecendo assim empenho e determinação iguais, pois é nele que aprimoramos nossas habilidades que farão a diferença na situação real do jogo.", pontua.

O sonho de todo atleta é ter uma carreira de alto nível, para Breno isso não é diferente "sonho tornar-me jogador profissional e chegar ao elenco de um grande clube. Acredito que minha maior qualidade é pensar primeiro na equipe, dar prioridade ao coletivo Sou autêntico, minha evolução e aprendizados vêm dos treinos, aos quais tento me dedicar ao máximo. Meu sonho, como muitos outros, sempre foi um dia jogar no FC Barcelona."

Breno considera sua trajetória como sendo de muito aprendizado "No meu ponto de vista  até agora tive uma trajetória de sucesso, tendo sido chamado para jogar em todos os times que me avaliaram (Ponte Preta, CAP, Red Bull e Guarani). Pelo Guarani fui Campeão da Paulista Cup e Floripa Cup em 2019. Claro que nem tudo na vida é fácil, quanto aos desafios onde mais tenho trabalhado é no desenvolvimento físico. Além disso, a conciliação entre os estudos e os treinos, onde ambos acontecem diariamente. Tento fazer isso da melhor forma possível, ou seja, o desempenho está diretamente ligado ao foco, e se você está focado e concentrado, isso certamente levará a um bom desempenho seja nos estudos, ou nos treinos", completa.

O atleta destaca dois momentos importantes de sua vida, "A final do Paulista Cup, ter marcado o único Gol do Guarani no tempo regulamentar e ter marcado um dos dois gols na Final do Floripa Cup. Quanto a importância da sua posição ele aponta "a importância principal é levar o time à frente, seja atacando pelas pontas, fazendo gols e cruzamentos na área, seja pelo meio atacando, criando oportunidades de gol ou dando passes para outros jogadores em posição de finalizar"

Sobre o incentivo familiar ele apresenta "meus pais estão sempre comigo incentivando, motivando e acompanhando, levando e trazendo de treinos e jogos, acompanham em torneios dentro e fora do Estado e até na Gothia Cup - Suécia, farei o possível para orgulhá-los todos os dias de suas vidas. O futebol para mim tem importância vital. Nele se concentra minha vontade, meus pensamentos, minha energia, meus sonhos e minhas aspirações de vida."

Características essenciais para o funcionamento do esportivo coletivo, o pre e o pós jogo sã de extrema valia na logística "Considero ambas igualmente importantes porque, se o pré-jogo aborda as estratégias, posicionamentos tático e técnico, estudo do adversário e outros pontos importantes, o pós jogo evidencia erros e acertos, o que poderia ter sido feito ou não, como se comportou o adversário, etc..

Para concluir o atleta completa, com o futebol houve uma grande mudança na minha vida. Eu frequentava a escola, fazia as tarefas, e passava o resto do tempo com atividades corriqueiras. O futebol me trouxe de uma só vez, comprometimento, desafios, disciplina, novas habilidades, respeito, companheirismo, solidariedade, amadurecimento e motivação sem limites.

Produção: Advaldo Filho

Jornalista

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trajetória: Vitor Zatta Krasnhak. atleta de futebol de Curtiba (PR)

Conheça a trajetória futebolística do atleta Robert Berré, de Onda Verde (SP)

Conheça a trajetória do goleiro Lucas Félix de São Jorge do Ivaí (PR); revelação no cenário esportivo.